NOTÍCIAS

8ª Corrida Rústica e 5ª Caminhada do Trabalhador marcam o encerramento da SIPAT Comunitária Itinerante

Encerramento SIPAT Comunitária Itinerante 2018_Rústica e Caminhada

Um domingo ensolarado reuniu, na manhã do dia 21 de outubro, cerca de 120 participantes na 8ª Corrida Rústica e 5ª Caminhada do Trabalhador, por ocasião do Encerramento da SIPAT Comunitária Itinerante, no CAT SESI São Leopoldo. Em vista das inscrições, 102 kg de alimentos foram arrecadados, os quais serão doados para o Banco de Alimentos VS.

A organização do evento esteve a cargo do SINDIMETAL RS e do SESI, juntamente com as seguintes empresas participantes: Altus, Bio Engenharia, Copé, Daniel, Higra, HT Micron, Imobras, Infasul, Inpel, Industrial São Sebastião, Jeferson Lorscheitter, Leitz, Lorscheitter, Loth, Metalsinos, Metalthaga, Nunes, Projelmec, Rijeza, Stihl, Teikon e Transmaq.

A Caminhada do Trabalhador, que teve um percurso de 3 Km, e a Corrida Rústica, que totalizou 5 Km, promoveram a integração entre os participantes e familiares, que prestigiaram a atividade, e a busca permanente por mais qualidade de vida. Na chegada das duas atividades, para repor as energias, os participantes eram recepcionados com água, frutas e barrinhas de cereal. Também vários serviços estiveram à disposição, como Chimarródromo com a erva-mate Valentina; verificação de pressão arterial; HGT; Balança de bioimpedância; e Cadeira de massagem – quick massage. Estiveram presentes também, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Guarda Municipal de São Leopoldo, que mais uma vez apoiaram o evento, em caso de emergência e segurança.

DEPOIMENTOS - Unidos no trabalho e no esporte, os diretores da Rijeza, Ivo Geremia, 71 anos; e Darlan Geremia, 39 anos, também diretor do SINDIMETAL, participam sempre da SIPAT e da Rústica. Ivo relatou que se exercita correndo, três vezes por semana, desde os 29 anos, quando se sentiu sedentário e optou por investir na saúde e no bem-estar. “Vivo sem dores e com mais disposição desde que inclui a atividade física na minha vida, por isso recomendo para todas as pessoas, independente da idade, pois nunca é tarde para começar”, enfatiza. “Percebo as incontáveis vantagens quando faço check up médico”. Já Darlan sempre jogava bola, mas após ter ficado 10 anos sedentário, acabou ganhando peso. A solução foi rever a sua rotina. “Agora me exercito de segunda-feira a sábado, tenho mais disposição e reduzi 12 Kg”, afirma. “Não consigo ficar sem praticar exercícios. Já incorporei na minha vida diária e quando preciso, ajusto os horários, mas ficar sem, nem pensar”.

O diretor do SINDIMETAL, Udo Wondracek, da Alu-Cek, participou pela primeira vez da Corrida Rústica, organizada pela entidade, e aprovou o evento, que promove também a integração. “A vitória foi conseguir fazer todo o trajeto só correndo e mantendo um bom ritmo”, justificou Udo. “Mas independente de resultados, quero melhorar a marca, visando a minha saúde”.

Para o gerente do SESI, Márcio Requel, a iniciativa é louvável e agregou igualmente outros serviços, na área de saúde, como dicas de alimentação e o incentivo a um estilo de vida mais saudável. Antecedendo a premiação, houve um Aulão de Zumba, com Gabriela Duarte, orientadora de atividades físicas do SESI.

PREMIAÇÕES - Todos os inscritos receberam medalha de participação; os campeões de cada categoria receberam troféus e, do 2º ao 5º lugar, medalhas.

Primeiros colocados:
Troféu Geral Masculino – Rafael Antônio de Siqueira, da Metalsinos
Troféu Geral Feminino –  Cíntia de Oliveira, do SESI
16 a 20 anos – Masculino – Douglas William dos Santos, da Stihl
21 a 30 anos – Masculino – Henrique Rodrigues da Rosa e Feminino – Francielen de Moura Lacerda, ambos da Stihl
31 a 40 anos – Masculino – Luis Carlos Guimarães, e Feminino – Ronise Cizar Vargas, ambos do SESI
41 a 50 anos – Masculino – Paulo Cezar Pinheiro e Feminino – Adriana Mendes Prestes, ambos do SESI
51 a 60 anos – Masculino – Jean Carlos de Oliveira, da Stihl; e Feminino – Neide Marini Karnas, do SESI
61 a 70 anos – Masculino – Edemar Dias, do SESI
Estreante Masculino – Daniel Cardoso, da Stihl
Estreante Feminino – Marcia Cappua Schneider, da Altus
Troféu para a maior equipe – Stihl

Parabéns a todos os corredores e participantes!

PROGRAMAÇÃO DA SIPAT - Totalizando seis semanas de intensa programação voltada à segurança e à saúde do trabalhador, o SINDIMETAL RS iniciou a SIPAT Comunitária Itinerante 2018, no dia 07 maio, que encerra no dia 26 de outubro.

O evento, organizado em parceria com o SESI, reuniu 22 empresas associadas e filiadas, localizadas na base territorial da entidade, composta por 35 municípios. Segundo o diretor Executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, a programação teve como objetivo despertar a importância da adoção de uma consciência e conduta prevencionista laboral.

Nesta edição, a comissão organizadora formatou a programação evidenciando os seguintes temas: Comportamento na operação de máquinas e equipamentos; Economia familiar; Ergonomia; Etiqueta profissional; e Viver melhor para viver mais.

SAIBA MAIS - O SINDIMETAL RS organiza desde 2006, em parceria com o SESI, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT Comunitária), em São Leopoldo. Gradativamente vem levando esta ação para outros municípios da base que representa, como Sapucaia do Sul e Esteio, Novo Hamburgo, Sapiranga, São Sebastião do Caí, Feliz e Alto Feliz. Em 2015, a SIPAT passou a ocorrer no formato itinerante.

A atividade é reconhecida pelo Ministério do Trabalho, com cláusulas específicas nas convenções coletivas, negociadas pelo SINDIMETAL RS.

Neusa Medeiros
Jornalista - Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 - Comunicação Empresarial Ltda.