Sergio de Bortoli Galera

Dentre os seus principais feitos está a condução do SINDIMETAL RS no processo de transformação digital.


Gestão: de 01/01/2019 a 31/12/2024

Atual presidente, em sua segunda gestão, é sócio administrador da Itecê Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas Ltda., em São Leopoldo/RS.

Na diretoria do SINDIMETAL RS desde 2007, passou pelo Conselho Fiscal, foi Tesoureiro e Vice-Presidente, conhecendo todas as nuances de uma diretoria sindical.

Assumiu a entidade na intenção de dar continuidade à gestão, às iniciativas e aos projetos desenvolvidos até então, enfatizando a importância da participação dos empresários e do associativismo.

Sergio Galera é diretor da FIERGS e vice-coordenador do CONTRAB – Conselho de Relações do Trabalho da entidade, além de delegado representante titular. Já atuou como conselheiro do COPEMI – Conselho Temático da Pequena, e Média Indústria, bem como do COMPEM – Conselho Temático de Micro e Pequena Empresa, junto à CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Raul Heller

Dentre os seus principais feitos está  a implantação do Planejamento Estratégico do SINDIMETAL RS.


Gestão: de 05/12/2003 a 31/12/2018

Presidente do Sindicato por cinco gestões, é Presidente da Copé & Cia Ltda., em São Leopoldo/RS.

Assumiu a entidade em 2003, com o propósito de ampliar os serviços prestados às empresas e estreitar a relação com os associados e filiados.

O Sindicato, a partir destas premissas, vem promovendo ações que viabilizam a participação das empresas em feiras, missões, rodadas de negócios e capacitações, entre outras atividades voltadas para o desenvolvimento e a geração de negócios.

Implementou, a partir de 2005, juntamente com toda a sua diretoria, o Planejamento Estratégico do SINDIMETAL, visando ampliar as ações e as estratégias da entidade para a próxima década.

Atuou junto à FIERGS desde 1996 como diretor, representando e defendendo os interesses da base territorial do SINDIMETAL, até 2020. Foi também, por anos, membro do Conselho Regional do SESI e um dos delegados representantes do sindicato, junto à FIERGS.

Valayr Hélio Wosiack

Dentre os seus principais feitos está a construção do edifício Centro das Indústrias, atual sede do SINDIMETAL RS.
 

Gestão: de 11/12/1982 a 04/12/2003

Diretor Presidente e acionista controlador da empresa Recrusul S.A. foi indicado pelas lideranças empresariais da categoria para assumir a presidência da entidade, em 1982.

Exerceu seu mandato por 21 anos e, neste período, também atuou como representante do Sindicato junto à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS, tendo inclusive ocupado o cargo de Vice-presidente.

A entidade, reconhecida pelas suas realizações junto ao meio industrial, durante seu mandato ampliou e reforçou estes conceitos, enfrentando as dificuldades e as mudanças políticas, sociais e econômicas que a época reservou. O patrimônio material durante sua gestão foi multiplicado com a edificação do Centro das Indústrias, que abriga, além do Sindicato, outras entidades sindicais patronais e escritórios profissionais.

Em 2003, na transmissão de cargo ao novo Presidente recebeu o reconhecimento de sua gestão pela classe empresarial do Vale dos Sinos e pela entidade, pelo significativo aumento de patrimônio.

Ruy José Guidali

Dentre os seus principais feitos estão a expansão da base territorial do SINDIMETAL RS e a aquisição da 1a sede própria.
 

Gestão: de 02/12/1967 a 10/12/1982

Diretor Administrativo e Financeiro da Metalúrgica Guidalli Ltda. era formado em Contabilidade, Direito e Economia quando assumiu a presidência da entidade em 1967.Imprimiu um ritmo de atividade ao Sindicato que possibilitou a realização de grandes eventos. 

Uniu as Indústrias Metalúrgicas do Vale dos Sinos, ampliou a representação e estendeu a base territorial do Sindicato, modernizando e equipando a entidade.Adquiriu a primeira sede própria que se localizava na Rua São Paulo em São Leopoldo. 

Exerceu forte liderança industrial na comunidade e na região e atuou por vários mandatos na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS como dirigente e representante desta entidade.Quando assumiu o Sindicato, a entidade possuía um patrimônio moral de realizações e reconhecimentos e ao deixar a presidência, em 1982, somou a este, o patrimônio material importante, conquistado nos seus 15 anos de mandato.

Günther Wolfgang Plangg

Dentre os seus principais feitos está a condução do SINDIMETAL num período de inquietudes e incertezas.
 

Gestão: de 20/11/1965 a 01/12/1967

Psiquiatra e Diretor Presidente da empresa Aços Plangg, destacado empresário e atuante nas atividades da entidade, assumiu a presidência em dezembro de 1965. O momento era de muita dificuldade e a entidade e o empresariado se deparavam com a Revolução e os Atos Constitucionais dela advindos.

Durante dois anos, conduziu a entidade em meio às inquietudes e incertezas da época, conquistando o reconhecimento da comunidade industrial do Vale dos Sinos.

Em 1967, entregou a presidência e continuou atuando por vários anos como colaborador da Diretoria.

José Pedro Fernando Piovan

Dentre os seus principais feitos está a fundação do SINDIMETAL RS.
 

Gestão: de 08/12/1956 a 19/11/1965

Sócio e Diretor Industrial e de Pessoal da empresa Amadeo Rossi & Cia. foi o idealizador e fundador do SINDIMETAL em 1948, com a denominação de Associação Profissional da Indústria da Fundição de São Leopoldo.

Influenciou na fundação de outros sindicatos, esteve à frente de campanhas como a da criação da Escola Frederico Schmidt , do Centro Tecnológico de Mecânica de Precisão SENAI-CETEMP, bem como da instalação dos telefones automáticos na região.

Foi atuante em outras entidades de classe como na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS, onde exerceu a função de Diretor, e na Associação Comercial,  Industrial e de Serviços de São Leopoldo – ACIS/SL.

Especialista na fundição de metais, contribuiu de forma expressiva com seus conhecimentos, para as indústrias da região.

Após 17 anos de atividades à frente da entidade que ajudou a criar, em novembro de 1965, entregou o cargo preparando neste tempo, lideranças para dirigir o Sindicato no seu futuro.