Histórico

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo – SINDIMETAL RS, com sede na Rua José Bonifácio, 204, Centro – São Leopoldo – RS, assim denominado desde 1992, foi constituído a partir da “Associação Profissional da Indústria de Fundição de São Leopoldo”.

Em 28 de dezembro de 1956 a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho como “Sindicato da Indústria da Fundição no Estado do Rio Grande do Sul”, representativo da categoria econômica “Indústria da Fundição” na base territorial que incluía os municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.

Em 02 de setembro de 1959 teve a sua representação estendida e sua denominação alterada para “Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Leopoldo”.

No ano de 1975, o Sindicato adquiriu a sua primeira sede própria na Rua São Paulo, 970, no Centro de São Leopoldo.

Em 20 de abril de 1978, teve estendida a sua base territorial para os municípios de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Montenegro, Portão, São Sebastião do Cai, Sapucaia do Sul e Taquara.

Em 30 de novembro de 1992, foi aprovada a alteração do seu Estatuto e o Sindicato passou a denominar-se ” Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo”.

Atualmente sua base territorial compreende, além da cidade sede, São Leopoldo, os municípios de Alto Feliz, Araricá, Barão, Bom Princípio, Brochier, Campo Bom, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Feliz, Harmonia, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Picada Café, Poço das Antas, Portão, Presidente Lucena, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São Leopoldo, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Tupandi e Vale Real.

Desde o ano 2000 o SINDIMETAL possui sua sede no edifício Centro das Indústrias, contando com uma moderna infraestrutura entre auditório, salas de treinamento e reuniões, salões de eventos e administração.

Missão

Representar e defender os interesses da categoria, bem como viabilizar e fomentar o desenvolvimento das suas empresas.

Visão

Ser um sindicato representativo e atuante, na categoria e em âmbito estadual, viabilizando e fomentando o desenvolvimento das empresas e com forte participação do empresariado.

Estatuto

Clique aqui para baixar o estatuto