Apresentação do Programa Brasil Mais Produtivo

O SINDIMETAL recebeu, em sua sede, lideranças empresariais e integrantes de entidades parceiras, por ocasião da apresentação do Programa Brasil Mais Produtivo, no dia 18 de abril.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Programa Brasil Mais Produtivo é uma iniciativa voltada para impulsionar a produtividade e a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas industriais do Brasil.

O Novo Brasil Mais Produtivo conta com a colaboração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Na abertura oficial, o diretor Executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, destacou a importância dessa oportunidade para as empresas. “A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa e se qualificarem como almejam, alcançando, assim, novos patamares no mercado de trabalho”.

O gerente regional do SEBRAE, Marco Copetti, enfatizou que atualmente as microempresas sofrem em função da sua competitividade no mercado. “Aproximar mais, de forma incisiva, essas empresas, contribuindo para o seu processo produtivo, é um dos compromissos do SEBRAE, que apoia esse programa”.

Para o diretor Regional do SENAI-RS, Carlos Trein, “a indústria nacional está competindo com produtos de outros países e necessita, com urgência, entregar soluções mais compatíveis com o atual momento”. O programa destina R$2,037 bilhões para o engajamento digital, tem como meta impactar até 200 mil indústrias e realizar mais de 90 mil atendimentos diretos a micro, pequenas e médias empresas até 2027. “É uma oportunidade especial para as empresas, que desejam se firmar no mercado”, destaca Trein.

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA – Éverton do Amaral, gerente de Desenvolvimento de Metrologia e Serviços do SENAI-RS, apresentou o programa, que está sendo levado a diversos setores industriais e regiões do Estado.

A oportunidade visa promover na indústria novas formas de modalidade, que estão divididas em quatro etapas. São elas: plataforma de produtividade; diagnóstico e estratégia de gestão; otimização de processos industriais; e a transformação digital, desenvolvida pela organização do programa e que ainda não está em operação.

As micro e pequenas empresas têm acesso gratuito ao programa; e as médias recebem um aporte de 70%. Também visando a otimização de processos industriais, são oferecidas duas oportunidades de consultoria, uma sobre Manufatura Enxuta e a outra referente a Eficiência Energética.

O Novo Brasil Mais Produtivo está alinhado com as diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo governo federal em 22 de janeiro, visando a transformação digital da indústria como meio para aumentar a produtividade e promover a digitalização das empresas. Após a apresentação, especialistas estiveram disponíveis para auxiliar as empresas interessadas a se cadastrarem no programa.

O SENAI e o SEBRAE trabalham juntos para identificar e diagnosticar desafios de gestão e produção, oferecendo metodologias adequadas para as empresas atendidas. Participando do programa, as empresas terão acesso a conhecimentos e ferramentas que incluem planejamento de gestão, adoção de melhores práticas de produtividade e gestão do negócio, além das consultorias em manufatura enxuta e eficiência energética, combinadas com o desenvolvimento da força de trabalho, e projetos de transformação digital e fábricas inteligentes.

Eleve a produtividade e a competitividade da sua empresa participando dessa oportunidade. Para mais informações e inscrições, acesse o site https://brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br/

Foto: Divulgação SINDIMETAL
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!