6ª Corrida Rústica e 3ª Caminhada do Trabalhador marcam o encerramento da SIPAT Comunitária

Visando promover a saúde, fomentar o esporte e uma vida saudável foi realizada a 6ª Corrida Rústica e a 3ª Caminhada do Trabalhador, no dia 05 de novembro. A ação integrou a SIPAT Comunitária, organizada pelo SINDIMETAL, SESI e os sindicatos parceiros, SINDARTCOURO-NH, SIC-NH e SINMAQSINOS, juntamente com as empresas Altus, AMCM, Bio Engenharia, BKS, Copé, Daniel, Delai, Erps, Formaf, Higra, Himaco, HT Micron, Imobras, Infasul, Kehl, Krupp, Leitz, Lorscheitter, Loth, Maquetec, Mecsul, Metalsinos, Metalthaga, Projelmec, Rexnord, Rijeza, Rodatech, Stihl, Tchocco, Teikon, Transmaq, Weatherford, Weber e Wietti.

Às 8h30min, no CAT SESI, no bairro Rio Branco, em São Leopoldo, teve início a caminhada, com 23 pessoas, totalizando 3 km, e às 9h, foi dada a largada para a corrida, com 135 participantes, que somou 5 km. O trajeto seguiu pela Av. São Borja até a entrada da empresa Rexnord, onde foi efetuado o retorno ao ponto de partida. O aquecimento para as duas atividades foi coordenado pela orientadora de atividades físicas do SESI, Andreza de Paula.

Entre os participantes, esteve o vice-presidente do SINDIMETAL, Leonardo Pedroso Filho, diretor da Transmaq, que participou da caminhada, juntamente com 10 colaboradores da empresa, presentes nas duas modalidades. O diretor Executivo da entidade, Valmir Pizzutti, classificado em segundo lugar, na categoria Masculino, com mais de 61 anos, também prestigiou a atividade, assim como a empresa Stihl, que recebeu o troféu de maior equipe, com 106 participantes inscritos.

Para o vice-presidente do SINDIMETAL, Leonardo Pedroso, a Transmaq está bem integrada às atividades e aproveitou muito bem esta manhã. “A estrutura do evento foi bem organizada, oportunizando momentos de descontração e de incentivo para uma vida mais saudável”, registrou.

Segundo Tamires Almeida, técnica de Segurança do Trabalho da Stihl, a atividade é uma ação muito positiva, pois possibilita que as empresas e seus trabalhadores se integrem, promovendo a saúde e a prevenção igualmente no ambiente de trabalho. “Incentivamos e promovemos várias ações na empresa em prol da saúde e da qualidade de vida e contamos com a participação de mais de 90% dos trabalhadores, que participam regularmente da ginástica laboral”, afirma Tamires.

Todos os inscritos foram premiados com a medalha de participação. Além disso os vencedores da Corrida Rústica receberam troféus conforme sua categoria: Geral Masculino (1º ao 3º lugar); Geral Feminino (1º ao 3º lugar); Campeões por categoria e medalhas (2º ao 5º lugar). A atividade também contou com o apoio do Grupo de Escoteiros Cruzeiro do Sul, da Guarda Municipal de São Leopoldo e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Atividades na região

A SIPAT Comunitária 2016 foi realizada em dois ciclos; o primeiro iniciou no dia 16 de maio, até o dia 24 de junho e o segundo, ocorreu de 29 de agosto a 28 de outubro, incluindo, a rústica de encerramento, que integrou todas as empresas participantes.

A atividade atendeu as áreas metalmecânica, calçados e artefatos de couro, durante nove semanas, nos municípios de Alto Feliz, Araricá, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

A partir de reuniões sistemáticas, para definição das diversas ações, a comissão organizadora da SIPAT Comunitária formatou em conjunto uma programação, que incluiu atividades voltadas à saúde, segurança e meio ambiente. Segundo o diretor Executivo do SINDIMETAL, Valmir Pizzutti, esta ação, que regularmente deve acontecer nas empresas, propicia um ambiente de troca de experiências, busca reduzir custos, além de oportunizar aos trabalhadores a participação em atividades voltadas à preservação da vida, bem como despertar a importância da adoção de uma consciência e conduta de prevenção.

Assessora de Imprensa do SINDIMETAL