TORK – 25 anos, Produzindo ferramentas profissionais

Fundada no dia 09 de fevereiro de 1989, a Tork Ferramentas possui uma trajetória de sucesso no ramo de ferramentas manuais de precisão, mantendo uma relação próxima com os clientes, que já fidelizaram a marca e acompanham o crescimento da empresa.

A experiência anterior, de 10 anos no ramo de ferramentas, contribuiu para que Paulo Roberto Seewald realizasse o sonho de fundar uma fábrica, que pudesse suprir a carência do mercado em torquímetros. Neste cenário, nasceu a Tork, com os seus primeiros modelos tipo relógio. A primeira sede foi na lavanderia de sua casa, comenta o diretor. A partir do intenso trabalho e de muita dedicação foi possível ampliar as instalações e se estruturar no bairro São José, em São Leopoldo, espaço onde funciona a empresa até hoje.

A qualidade na produção e o atendimento personalizado contribuíram para aumentar a linha de ferramentas, que passou a ter novos tipos, modelos e capacidades. Hoje, a Tork Ferramentas conta com mais de 50 modelos disponíveis na linha de torquímetros, entre modelos tipo relógio, vareta, estalo e medidor de tampas, contabilizando no portfólio aproximadamente 200 itens à disposição dos clientes.

Com o crescimento e a variedade de produtos foi necessário expandir o grupo. Surgiu, há 10 anos, a Usitork, um braço da Tork, que produz peças e componentes também para outras empresas. “É com grande orgulho que, desde 2011, figuramos entre as cinco marcas de torquímetros no País, identificados pela Pesquisa Nacional de Preferência de Marca de Produtos Industriais, desenvolvida pela Revista NEI há 30 anos”, comenta o diretor.

Divisor de águas

Há dois anos, com o crescimento da empresa e a ampliação da linha de produtos foi necessário dar um passo arrojado. “Aprendi com os filhos, que não podemos nos acomodar. O nosso forte é o torquímetro, mas, seguindo a tendência do mercado, podemos crescer oferecendo novas opções no portfólio, foi quando começamos a importar”, justifica. “Na realidade, falta apoio para a indústria e então precisei rever conceitos. Uma política de preços mais justa, com mais incentivo faria toda a diferença”, analisa Seewald.

Mesmo com os altos e baixos na economia, “trabalhamos com profissionalismo e honramos a nossa marca”, registra o diretor de Marketing, Daniel Seewald. Visionário como o pai, Daniel afirma que o grupo Tork tem muito para crescer. “Já exportamos para o Uruguai, Argentina e Singapura e temos um bom retorno de satisfação dos clientes no Brasil e no exterior”, complementa. “Com a implementação do programa de qualidade, conquistamos a certificação da norma ISO 9001:2008 e avaliamos que estamos no caminho certo”.

A equipe, que compreende 20 colaboradores, trabalha afinada. Integra também este time o diretor Administrativo, Francisco Mendes da Silva, que comunga da mesma filosofia empresarial e busca igualmente consolidar a nova linha de produtos. Segundo Paulo Seewald a receita de sucesso “é baseada na seriedade e no comprometimento, onde existe a vontade de sempre fazer bem feito”. Além disso, “ser prestativo e rápido na solução dos problemas contribui para reforçar os nossos valores como empresa”, avalia o empreendedor, que muito antes de fundar a empresa Tork já pontuava o seu trabalho pela ética e profissionalismo.

Parabéns pela trajetória já vivida e merecido sucesso para à direção e equipe da Tork nos novos desafios profissionais.

Fonte: Tork Fort
Espaço SINDIMETAL 44

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!