SINDIMETAL RS revisa estratégias e realinha novas rotinas

A pandemia, que impactou o País e o mundo, trouxe mudanças significativas para a população. Pois, com o SINDIMETAL, não foi diferente. Estamos vivendo sob o efeito dos relatos diários de tantas famílias, que sofrem com as suas perdas, sejam elas afetivas ou financeiras. Sem dúvida, tem sido um desafio administrar tantos conflitos e acompanhar as transformações sociais e econômicas, pelas quais estamos atravessando.

No SINDIMETAL, a rotina está sempre sendo reavaliada, para que possamos adequar a entidade aos novos tempos. Nosso Planejamento Estratégico, revisado anualmente, ficou em “stand by” e passamos a viver o dia a dia, com os seus desafios e soluções.

Estamos no meio de uma ‘tempestade’ e a palavra de ordem tem sido sobrevivência. Com os desafios impostos, aprendemos a nos adaptar e a encontrar soluções mais rápidas. É um momento em que a falta de certezas e de segurança nos impõe tomar decisões mais imediatas, para contemplar as respectivas necessidades. E neste aspecto o SINDIMETAL tem sido ‘cirúrgico’.

No início da pandemia, há mais de um ano, elaboramos convenções coletivas emergenciais, as quais permitiram que as indústrias continuassem operando dentro de um protocolo de saúde e segurança para os trabalhadores, contemplando igualmente garantia e estabilidade, no que se refere as relações jurídicas das empresas. E neste ano, novamente, estamos atentos a este tema.

Procuramos, através da circulação de informativos, como nossa newsletter e demais comunicados, manter os associados e filiados informados de todas as mudanças que estão em curso. As nossas assessorias nos mantêm atualizados das alterações, no que se refere às legislações trabalhistas, previdenciárias e tributárias.

O fato de não ser permitido aglomerações, para evitarmos a proliferação do vírus, fez com que antecipássemos uma ideia, que já havia sido cogitada, de realizar reuniões e atividades on-line. Na prática, essa experiência nos mostrou um resultado bem positivo, pois muitas das dificuldades, que foram surgindo, resolvemos com mais brevidade.

AÇÕES EM ANDAMENTO – Passamos a realizar diferentes atividades e a demandar novas ações no modo on-line. As reuniões de diretoria, do grupo estratégico Valemetalsinos e do grupo RH estão tendo outra dinâmica, pois ganhamos em tempo de deslocamento e na possibilidade de mais integrantes participarem, de onde estiverem.

Igualmente os encontros realizados, para esclarecimentos das convenções coletivas, assim como reuniões estratégicas, no formato on-line, nos permitiram ações importantes, como por exemplo, a participação no Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do RS (PISEG).  Também foi possível identificar demandas das associadas e alinhar capacitações junto ao SENAI, para qualificar a mão de obra interna, bem como realizar uma pesquisa salarial para o setor.  Além disso, realizamos uma palestra, voltada para a área econômica, aberta aos empresários e gestores das associadas e filiadas.

Uma boa notícia, em tempos tão desafiadores, foram os dois novos convênios firmados, um com a Associação Desatando Nós e Criando Laços e, recentemente, com a Universidade Feevale. Como é possível verificar, estamos em movimento, sempre pensando no melhor para as empresas.

Estamos ‘linkados’ ao associativismo, onde as soluções são encontradas em conjunto, somando esforços entre a diretoria executiva e os empresários. Neste breve balanço das ações em andamento, registro um agradecimento especial à diretoria, que tem sido incansável no apoio e na participação ativa junto às nossas demandas. Seguimos unidos e fortalecidos, pois não estamos sós. Avante, SINDIMETAL!

Sergio de Bortoli Galera
Presidente do SINDIMETAL RS