Sebras, 10 anos bem vividos

Comprometimento, criatividade, honestidade e respeito são os valores que norteiam o trabalho da Sebras Indústria e Comércio Ltda., com sede no Distrito Industrial Málaga, em São Leopoldo. Reconhecida pelo desempenho do produto que fabrica e pelo atendimento voltado à satisfação do cliente, a Sebras produz portas rápidas e isolamentos industriais, de tamanhos e modelos variados.

Uma empresa que está sempre em busca de novas tecnologias e inovações, desenvolvendo produtos e serviços que atendam as necessidades geradas pela indústria e que permitam locais limpos, temperaturas controladas sem interferir na agilidade dos processos produtivos, assim é a Sebras. “Desenvolver, fabricar e prestar serviços nos mercados em que atua, seguindo os critérios de gestão e processos adotados tem sido um desafio permanente para a equipe”, avalia o diretor Valdir Huning.

Uma história que nasceu no dia 1º de agosto de 2003 e evoluiu rapidamente é lembrada por Valdir. “O argentino Oscar Camara fixou a sua empresa no Brasil, em 2002, onde comecei atuando como funcionário”, relata. Com o primeiro orçamento aprovado nas mãos, Valdir mostrou todo o seu empreendedorismo e de funcionário passou a sócio da Sebras, mantendo a mesma confiança, respeito e admiração, que tem contribuído para fortalecer a parceria. A relação com a equipe não é diferente. “Procuro manter o diálogo com as pessoas”, comenta Valdir, que valoriza um bom ambiente de trabalho.

Produtos inovadores

A Sebras é certificada, pela ABS, na Norma ISO 9001:2008. Além desta conquista, certamente um “divisor de águas” para a Sebras foi o lançamento, em 2011, da Maxi Door, uma porta de amplas dimensões,ideal para locais que necessitam fechar grandes vãos com segurança e agilidade de operação e que tenham tráfego de cargas.

Tudo começou quando “um cliente solicitou uma porta com estas características e como desafio lançado é desafio cumprido, passamos a produzir o produto”, comemora Valdir. A ousadia tem sido reconhecida no mercado. Em 2012, a empresa fabricou 24 portas e em 2013, até o momento, já são 27 portas para utilização nas indústrias do polo naval, aviação, estaleiro, mineração, resíduos e reciclagens, indústrias pesadas e fábricas que produzem produtos com grandes dimensões.

“É a primeira empresa do Brasil, que fabrica porta flexível para grandes vãos, que suportam ventos de até 100 km/hora. A Maxi Door possui abertura automática e vedação contra entrada de chuvas, poeiras e outros agentes poluentes, além de ser resistente às altas temperaturas, auxilia na redução de ruídos”, informa Valdir, destacando que estão fabricando, no momento, portas com 36m de largura e 19m de altura.

Uma década após sua fundação, a empresa conta com aproximadamente 50 colaboradores e atua nas principais regiões do Brasil, com escritório em São Paulo, além de representantes comerciais em Minas Gerais e Santa Catarina. A mudança para a nova sede, com 2.200 m² de área construída, no Distrito Málaga, dia 07 de maio de 2012, é a realização de um sonho para os sócios. “Esta mudança é fruto de uma jornada bastante trabalhosa, por esta razão queremos proporcionar boas condições de trabalho e melhor qualidade de vida às pessoas”, enfatiza. “Nosso desejo é de que o investimento impulsione a equipe para que o trabalho seja realizado prazerosamente e com qualidade, proporcionando crescimento pessoal e profissional”.

Integrante da diretoria do SINDIMETAL, Valdir também participa do comitê Valemetalsinos. “Começamos incentivados pelo SEBRAE e com o apoio do SINDIMETAL e a experiência altamente positiva chegamos até aqui”, recorda. Entre os projetos para o futuro está a implantação do Lean Manufacturing; capacitação permanente da equipe e o desenvolvimento de novos produtos. Entre os sonhos, “se estabelecer no mercado, como principal fornecedor em solução de portas rápidas e dobrar de tamanho em três anos”, projeta o diretor. Alguém duvida?

Parabéns pela trajetória e muitos anos de realizações para a família Sebras, que já um sucesso!

Fonte: Sebras
Espaço SINDIMETAL 41

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!