Polako – Marca líder em matrizes para calçados

Reconhecida internacionalmente e exportando para mais de 15 países, a Matrizaria Polako completou, no dia 1º de agosto, 30 anos com forte atuação, sendo líder no segmento de matrizes para calçados.

Segundo o diretor Roque Orlando Vieira Junior, inicialmente o plano de negócio estava voltado à produção de matrizes para o mercado interno. No entanto, o divisor de águas da empresa, fundada por Eloi Ricardo Niedziatovski, aconteceu em 1994, quando ocorreu o primeiro contato com o mercado internacional. A experiência foi altamente positiva. “O reconhecimento pela qualidade do trabalho desenvolvido contribuiu para ampliar a atuação”, salienta o empresário Junior. Atualmente, além de atender a produção interna, especialmente as regiões Sul e Sudeste, exporta para Argentina, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Tailândia e República Dominicana, entre outros países.

A produção da empresa está voltada para diversos tipos de matrizes para calçados, como Full Plastic, Injeção direta, Monocolor, Bicolor, EVA Injetado e Calçado de Segurança. Para garantir a qualidade em todos os processos de fabricação, o parque industrial conta com maqueteria, fundição, usinagem e teste de matriz garantindo assim os melhores serviços, com agilidade e eficiência.

“Preocupada em manter a qualidade e um atendimento com excelência, a Polako conta com modernas tecnologias para o planejamento e execução de projetos, ofertando ao mercado – cada vez mais exigente – moldes usinados ou fundidos de alto padrão” destaca. Outro diferencial diz respeito à fundição própria, para moldes em alumínio ou Zamac, tendo assim maior controle de qualidade e agilidade no serviço e entrega do produto.

Com aproximadamente 100 colaboradores, a equipe é formada por engenheiros e corpo técnico capacitado para desenvolver um trabalho de alta qualidade. Com sede própria, totalizando 3.388m² de área construída, no município de Novo Hamburgo, a empresa participa de feiras nacionais e internacionais, já tendo recebido o Prêmio Inter Pares Assintecal.

Capital humano

Comprometimento, competência e união, além da persistência, definem o perfil da equipe. ”Investimos em treinamento e contamos com profissionais bilíngues. A receita de sucesso são as pessoas, os nossos colaboradores, que aderem a novos projetos; os clientes, que fidelizamos ao longo do tempo; e os fornecedores, que nos estimulam a trabalhar sempre com mais eficiência nos processos e na redução de custos”, afirma. “O capital humano da Polako é um dos diferenciais que mais nos orgulha, afinal, sem o conhecimento e a colaboração de cada funcionário, a empresa não existiria”.

Determinado e focado nos bons resultados, que a empresa tem conquistado, Junior salienta que algumas características são essenciais para ser um bom empreendedor, entre elas, a organização, pessoal e profissional; a vontade de realizar; a responsabilidade com a qualidade e a produção; lembrando-se de sempre acreditar no resultado. Com a missão de “inovar e concretizar ideias na produção de moldes com alta qualidade de modo sustentável, que contribua para o desenvolvimento dos parceiros”, a Polako também investe em diferenciais como a pontualidade, a fim de manter uma logística ativa e eficiente; capacidade fabril; matrizaria completa; garantia de qualidade; reputação empresarial; tradição e confiabilidade.

“Os próximos passos serão dados em direção ao reconhecimento da Polako nos mercados interno e externo, onde desejamos conquistar mais regiões”, salienta o empreendedor, que está investindo no Marketing e nas mídias sociais, para popularizar ainda mais a marca.

Uma empresa que une tradição e modernidade e que planeja ir ainda mais longe, assim é a Matrizaria Polako. Sucesso à direção e equipe pela trajetória vivida nestes 30 anos de fundação. Que venham muitos anos repletos de planos e projetos realizados.

Fonte: Polako
Espaço SINDIMETAL 71

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!