Metalúrgica Reuter, 25 anos inovando na produção de metais

Determinado e dedicado ao trabalho, Ronei Feltes iniciou a sua carreira profissional como representante comercial, vendendo peças de couro para calçados. A partir de uma oportunidade, passou a sócio proprietário da loja em que trabalhava em Novo Hamburgo.

A habilidade para identificar tendências de mercado e antever o potencial da atividade industrial contribuiu para que, alguns anos mais tarde, vislumbrasse um mercado promissor na área metalúrgica. Surgiu, na época, um segundo convite para assumir uma nova sociedade. Nascia em Morro Reuter, no dia 05 de abril de 1991, a Metalúrgica Reuter, com 200 m² de área. O nome foi uma referência à cidade natal, escolhida para abrigar a sede da nova empresa.

“Na época, começamos a vender peças de metal para calçados com a colaboração de seis funcionários. Cinco anos depois, já havia sido formado um grupo com 26 pessoas”, relembra o empresário Ronei. A equipe sempre foi comprometida, qualificada e fiel à empresa e aos seus valores. Hoje a metalúrgica contabiliza mais de 6 mil clientes no Brasil e pelo mundo agregando valor à Reuter, através de marcas de renome internacional.

A gestão é transparente e focada na missão da empresa, que é “produzir todos os tipos de metais para a indústria da moda, com alto padrão de qualidade, tecnologia e produtividade, através de produtos inovadores e atrativos, buscando credibilidade e satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores”.

“O trabalho na Reuter é verticalizado. Tudo é realizado na metalúrgica, desde a criação até o acabamento final, incluindo a pintura”, salienta, “pois acreditamos que a qualidade do produto é a base de todo o sucesso da marca”. Além da matriz, com um parque fabril totalizando 12 mil m² de área, a Reuter possui, há três anos, uma filial em São Paulo, próxima ao município de São Caetano, que está focada somente na linha de confecção.

Produtos de alta qualidade

Especializada na produção de metais com alto padrão de qualidade, que são destaque em bolsas, calçados, componentes de materiais em couro, confecções do setor têxtil e móveis, a empresa detém uma linha completa de produtos injetados em zamac, peças em arame, ferro ou latão, rebites, botões, correntes, fivelas, mosquetões, quadros, fechaduras e peças com strass e resina. Possui ainda uma linha diferenciada de produtos para estamparia, como ilhoses, cravos, placas e ilhoses de gancho.

A maioria dos metais produzidos está concentrada na linha Premium, incluindo peças personalizadas e acabamentos diferenciados. Já a linha Standard é direcionada à fabricação de peças pequenas e menos complexas. Nos últimos anos, a metalúrgica tem produzido puxadores de móveis diferenciados, atendendo demandas específicas, que são desenvolvidas para grandes marcas fabricantes do mobiliário.

A Reuter também está atenta à sustentabilidade. Nos últimos anos, a empresa investiu em uma estação de tratamento de efluentes, lavagem de gases, equipamentos laboratoriais, além da impermeabilização do piso para que não ocorra contaminação do solo com os efluentes gerados pela produção. Atualmente, a Reuter supera a pontuação do programa e conquista o Selo Sustentabilidade do Instituto By Brasil – Origem Sustentável, desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) da Universidade de São Paulo (USP) e do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O programa está baseado nos quatro pilares estabelecidos: ambiental, econômico, social e cultural.

Outro destaque é o projeto de recuperação da água da chuva, que está na sua fase final. A metalúrgica possui uma cisterna de 48 mil litros de água da chuva, que é utilizada para lavagem de toda a estação de tratamento. A ideia no futuro é ampliar o seu uso.

O diferencial da empresa é o desenvolvimento de materiais, que já totaliza aproximadamente 32 mil itens. Durante o ano são lançadas duas coleções, que exigem uma pesquisa detalhada, contatos com estilistas e a observação das tendências do mercado da moda. Entre os novos projetos, estão incluídos mais investimentos na capacitação da área Comercial. “Temos espaço para ampliar o atendimento e a produção”, assegura o empresário.

“Sempre sonhei em ter uma empresa. Acompanhar todas as etapas do crescimento progressivo da Reuter, nestes 25 anos, é motivo de realização”, enfatiza.

Cumprimentos especiais ao empresário Feltes, a sócia Maristela Amaral Feltes e todos os colaboradores, que fazem da Metalúrgica Reuter uma referência positiva em gestão.

Fonte: Reuter
Espaço SINDIMETAL 57

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!