METALMOTO 35 anos de história

Muitas lembranças estão registradas na memória do fundador da Metalmoto, engenheiro mecânico Jaime Michelon Faria. “Cada sucata, que encontro aqui na metalúrgica, vem acompanhada de histórias”, afirma o empresário.

“Sempre sonhei em ter uma metalúrgica”, confessa emocionado ao relembrar a trajetória da Metalmoto. “Comecei a trabalhar cedo e adquiri experiência na empresa Intertec, onde atuei por vários anos, mas o desejo de ser dono de uma metalúrgica continuava vivo”, relembra Faria. “Mesmo sem clientes e passando por várias dificuldades iniciais, o sonho foi conquistado com muito trabalho e superação”.

A Metalmoto iniciou as suas atividades no dia 12 de agosto de 1980, no bairro Fião, em São Leopoldo, com a finalidade de produzir peças e acessórios para o mercado de reposição de motocicletas. Dois anos mais tarde, modificou o seu foco direcionando para matrizaria, mas mantendo o mercado de motos e também de injeção de plástico. “Passado um tempo, foi preciso ampliar, então transferimos a empresa para outro prédio e depois mais outro, sempre aproveitando bem as oportunidades, até chegarmos à sede própria, que atualmente possui 1.200m², localizada no bairro Vicentina em São Leopoldo. Na realidade, cada mudança de prédio foi o reflexo do crescimento da empresa”, registra.

Parceria de sucesso

Hoje o escopo do sistema de gestão é a fabricação e beneficiamento de peças forjadas, estampadas e usinadas para indústria. A Metalmoto transformou-se numa metalúrgica especializada na produção de peças para montadoras, principalmente na área agrícola e de construção civil. Possui como principais processos de produção a forjaria, a estamparia e a conformação, estando apta a fabricar peças de acordo com as especificações dos clientes. Produzem abraçadeiras, alavancas e conjuntos diversos, hastes e varetas, parafusos olhais forjados, peças conformadas e peças forjadas, entre outras. Para isto, contam com um sistema próprio de qualidade, que atende aos quesitos da norma ISO 9001-2008, recertificada recentemente, atendendo as mais rígidas especificações, com uma equipe preparada e dedicada à qualidade das peças produzidas.

O objetivo principal da Metalmoto tem sido a realização de parcerias com o cliente, para redução de custos de produção e aumento da qualidade. Produzem sempre comprometidos com o fornecimento de seus produtos e serviços, através dos princípios de satisfação dos clientes; melhoria contínua dos processos e do Sistema de Gestão da Qualidade; satisfação e comprometimento dos colaboradores.

“Na Metalmoto existe pouca rotatividade de funcionários”, afirma a gerente Administrativa, Carla Dillenburg. “O perfil para atuar na empresa passa por três critérios: inteligência, vontade de trabalhar e bom astral”, comenta Faria, que acompanha de perto a produção e o setor financeiro. Já o diretor Comercial, Andrei Schonhofen Faria, que trabalha há 15 anos na empresa, é responsável pela divulgação dos serviços e das ações, que contribuam para o crescimento gradual da metalúrgica, mantendo presente a estabilidade financeira e também os investimentos na produção. “Trabalhamos com mais de 500 tipos de peças já produzidas e valorizamos muito a parceria e o compromisso com o cliente. Contamos com pessoas comprometidas com o trabalho, que auxiliam na gestão e na condução dos processos”, assegura Faria, “e isto tem feito toda a diferença”.

Cumprimentos à direção e equipe da Metalmoto pela trajetória de sucesso.

Fonte: Metalmoto
Espaço SINDIMETAL 53

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!