Grupo Atração Mão de Obra mobiliza visitas na indústria

O SINDIMETAL RS tem sido protagonista de muitas iniciativas importantes e transformadoras, que contribuem para alicerçar a sua missão, agregando valor à indústria e estabelecendo parcerias salutares. Uma ação valorizada pela entidade é formada pelos Grupos Estratégicos, que buscam soluções para as empresas. Atualmente, o sindicato fomenta a reunião de empresários e gestores em torno dos GEs Atração Mão de Obra e Valemetalsinos; e Grupos de RH.

Como atrair talentos, que farão diferença para o futuro das empresas? Essa pergunta é muito recorrente entre a diretoria e os empresários, atentos às necessidades do mercado. O Grupo Estratégico Atração Mão de Obra vem ao encontro desta necessidade, somando todos os esforços para contribuir de forma prática com as reais necessidades das empresas.

Durante o período da pandemia, o grupo se fortaleceu e mostrou-se proativo sugerindo ações para o desenvolvimento da indústria, por meio da qualificação da mão de obra. O cronograma de cursos, organizado em parceria com o SENAI, é um exemplo vivo desta iniciativa oriunda do grupo. Além disso, a apresentação da indústria para os aprendizes do SENAI tem sido acolhida com interesse e reciprocidade. Trata-se de uma agenda de visitação que está em andamento atualmente, com empresas da diretoria. A iniciativa consiste em abrir as portas das indústrias e apresentar os processos produtivos do segmento, tanto para alunos do Curso de Aprendizagem Industrial, quanto para seus instrutores, do SENAI Lindolfo Collor.

O objetivo desta ação teve como norte a importância de retomar a expressiva valorização da indústria e sua importância de forma globalizada. Sabemos que a indústria está em tudo e um dos papeis da entidade é apresentar as diferentes possibilidades, existentes no mercado de trabalho, para os alunos aprendizes.

INDÚSTRIA EM MOVIMENTO – “Durante os Cursos de Aprendizagem, se faz necessário fomentar, junto aos alunos, a importância da indústria e as possibilidades de crescimento profissional, oriundas da atuação nestes segmentos, a fim de não perdermos os futuros profissionais para outros setores”, analisa o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera. “Precisamos apresentar a indústria e todas as suas possibilidades de crescimento para os jovens, contar nossas histórias e aprendizados, para cativarmos a mão de obra, através de bate-papos nas escolas ou visitas nas empresas”, exemplifica. “Afinal a indústria está em movimento”.

Através de uma pesquisa realizada diretamente com os empresários, foi possível identificar a disponibilidade para esta ação. A partir deste retorno, foi organizado um cronograma junto ao SENAI, pautado no diálogo entre empresários e jovens aprendizes, com visitação às empresas.

Segundo Valdir Huning, diretor da Sebras, a ideia é “apresentar a estrutura de uma empresa e as possibilidades de trabalho existentes para pessoas com formação profissionalizante”.

Para Juliano Ilha, gerente industrial da Artestampo, “a presença do SENAI nas empresas, tanto dos professores e principalmente dos alunos aprendizes, conhecendo de perto a indústria, auxilia na sua formação, para que se tornem profissionais mais alinhados às necessidades industriais, em um mercado a cada dia mais tecnológico e exigente”.

“As visitas são muito interessantes, além de importantes, pois fazem com que eles conheçam no detalhe, o que as indústrias fazem. Isso ajuda na disseminação da informação sobre a indústria, pois muitos desconhecem a sua rotina e possibilidades profissionais”, argumenta Sofia Copé Heller Michel, diretora superintendente da Copé.

“A Grefortec sempre apoiou este tipo de iniciativa, que proporciona aos alunos a visão real de como é uma indústria, seus processos, organização e estrutura. É gratificante mostrar o ambiente fabril e suas possibilidades e ver o entusiasmo deles, com o que enxergam”, afirma a diretora Andrea Peres Gremes Pereira.

As visitas estão em andamento, desde junho, e já ocorreram na Artestampo, CCV, Copé, Gedore, Gerdau, Grefortec, Regal Rexnord e Sebras.

Todo esse movimento positivo em direção ao desenvolvimento está se somando à Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, instituída em dezembro de 2021, que visa recuperar e revitalizar o setor industrial do município. Ações em prol da atratividade de talentos para a indústria, presentes fortemente na Câmara Temática, estão pautando diferentes iniciativas, que convergem para a atratividade do trabalho neste segmento, ampliando as possibilidades de desenvolvimento do setor.

Mais informações sobre os Grupos Estratégicos podem ser obtidas através dos fones (51) 3590-7707 ou 3590-7708.

Fotos: Divulgação SENAI e SINDIMETAL RS