2° Seminário de Recuperação Econômica com foco na indústria
O SINDIMETAL recebeu, em sua sede, autoridades e empresários, que participaram da segunda edição do Seminário de Recuperação Econômica, no dia 26 de junho. A promoção foi da Prefeitura Municipal, em conjunto com a Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, da qual a entidade é representante da indústria, no comitê executivo.
Na ocasião, foram apresentadas, para o setor da indústria, as linhas de créditos disponíveis junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Sicredi. Na sequência, as lideranças e representantes empresariais tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas sobre as medidas e possibilidades de financiamento.
O presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera, ao saudar os participantes, destacou que a iniciativa surgiu em função da atuação da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, que reúne diferentes lideranças e segmentos atentos ao fortalecimento e à recuperação da economia local.
“Diante de toda essa tragédia, precisamos pensar em estratégias para ajudar as empresas, que foram atingidas. Em eventos extremos, como foi o caso, precisamos de medidas extremas, dentre elas, a concessão diferenciada de crédito, reforçando a urgente liberação dos recursos”, disse Galera. “O dinheiro não está chegando na ponta, para quem mais precisa. Se não houver agilidade muitas empresas ficarão pelo caminho”. E afirmou: “precisamos de um SUS financeiro, para atuar e dar mais esperança aos que estão desesperançados”.
Na coordenação do seminário esteve o assessor especial do Gabinete do Prefeito, Nelson Spolaor, que lembrou que, “por estarmos em uma cidade em reconstrução, nesta reunião de trabalho, o foco é evoluir e avançar em direção às soluções. O intuito é discutir o fortalecimento e a recuperação da cidade, que passa, principalmente, pelo desenvolvimento econômico”, contextualizou.
DEPOIMENTOS – A vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Ana Affonso, recentemente convidada para integrar o Ministério da Reconstrução, reforçou que a indústria é um dos principais eixos do desenvolvimento econômico. “O nosso presente, hoje, é desafiador, por isso esse seminário se reveste de muita importância. A partir do diálogo e da integração será possível a busca de soluções”, salienta.
Para o deputado Estadual, Miguel Rossetto, a união pela retomada econômica é fundamental. “Estamos preparando o Estado para a sua reconstrução, oferecendo alternativas para a volta da produção e do fortalecimento econômico, necessário para o crescimento da indústria e a geração de emprego”.
Integrando o Ministério da Reconstrução do RS, o ex-deputado Federal, Ronaldo Zulke, enfatizou que, neste momento, é muito importante ouvir sobre o impacto real junto às empresas e trazer sugestões e oportunidades para a reconstrução econômica. “Em breve teremos um site para dar conhecimento público sobre os valores recebidos e as destinações, permitindo que a população acompanhe a aplicação dos recursos”.
O diretor de Transportes da ACIST-SL – Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo, Marco Aurélio Zang, representando seu presidente, Daniel Klafke, reforçou a preocupação de vários empresários, sobre a demora na liberação dos recursos, que mesmo já disponíveis no sistema financeiro, ainda não estão sendo destinados para as indústrias. “É preciso celeridade nos processos de recebimento dos pedidos e de destinação dos mesmos, sob o risco de muitas empresas terem que demitir trabalhadores ou até mesmo encerrar as atividades”, observa.
Finalizando, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, reforçou a importância do planejamento, que vem sendo realizado, com a finalidade de agilizar o acesso da população aos benefícios e projetos. “Estamos ampliando os debates para que a economia volte a crescer mais rapidamente, focados na recuperação da cidade. Com as medidas tomadas até aqui, e as ações que estão sendo encaminhadas, planejamos sair mais fortes dessa crise”, completou.
Estiveram prestigiando, também, o seminário: Juliano Maciel, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC); Valmir Lodi, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo; Ângelo Fucks, do gabinete da Presidência do BNDES; Renato Scalabrin e Marceli Santin, da Caixa Econômica Federal; Volmir Ribeiro e Aline Krohn, do Banco do Brasil; Leonardo Borges, do Sicredi; professor Carlos Diehl, da Unisinos; vereador Nestor Schwertner; André Lemke, diretor Geral da Câmara de Vereadores, representando a presidente, vereadora Iara Cardoso; e Vagner Machado, da Assemplife.
Acesse aqui as propostas e apresentações dos bancos mencionados.
__________
Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial