GREFORTEC completa 30 anos de história

Na última semana, a Grefortec completou 30 anos de história. Foram três décadas focadas em identificar as necessidades dos clientes e fornecer o que há de melhor no mercado. Ao longo dessa jornada,  diversos desafios, que foram superados com o apoio de seus colaboradores e a persistência e visão empreendedora do fundador, Antonio Gremes Pereira.

Conheça a trajetória da empresa, que iniciou na garagem da casa deste empreendedor visionário.

De São Paulo para o Rio Grande do Sul

Tudo começou em 1989, quando Antonio Gremes Pereira, Engenheiro Elétrico de formação, trabalhava em uma empresa paulista fabricante de fornos para tratamento térmico.

Encarregado de fundar uma filial no Rio Grande do Sul, se mudou com a família para São Leopoldo. Na sequência, devido à crise econômica desencadeada na época, a empresa desistiu do projeto e solicitou seu retorno. Mas, ele já tinha outros planos.

Tudo começou em uma garagem

A Grefortec começou em uma garagem em junho de 1991 e seu fundador conta que desistiu de voltar para São Paulo por perceber no RS um mercado inexplorado até aquele momento. “Percebi que aqui no Estado havia uma área muito carente de serviços nesse setor e minha família já estava aqui comigo. Então comecei a empresa com pequenas manutenções na garagem da minha casa, e aos poucos fomos expandindo, tudo com muito esforço e dedicação”, comenta Antonio.

Foi assim que em 1991 fundou a ABC Fornos Industriais, que, um ano depois, se transformou em Grefortec. Nessa época o empresário trabalhava diretamente com a manutenção de fornos industriais e venda de peças de reposição. O nome Grefortec é formado pela junção das iniciais de Gremes, Fornos e Tecnologia.

Conquistas ao longo dos 30 anos

A empresa foi expandindo a cada década, trabalhando inicialmente com a construção e manutenção de fornos industriais. Para isso, foi fundamental a visão empreendedora do fundador, capaz de perceber as novas necessidades dos clientes e do mercado, e ao mesmo tempo, procurar meios de supri-las.

Entre várias conquistas, uma das mais marcantes nos primeiros dez anos da empresa foi a construção do maior forno térmico da América Latina. O equipamento foi construído em Canoas/RS no ano de 1994 e tem quase o mesmo tamanho de uma quadra de futsal.

Na segunda década, mais uma vez o olhar do fundador fez toda a diferença. Antonio percebeu que havia uma alta demanda para o tratamento térmico de peças na região. Porém, muitos clientes tinham dificuldade em adquirir seus próprios fornos, ou não tinham espaço para instalar os equipamentos.

Pensando em suprir essa necessidade, a Grefortec passou a realizar também o tratamento térmico de metais. Hoje a empresa conta com uma planta com mais de sessenta equipamentos e equipes trabalhando em três turnos, em São Leopoldo. Além disso, criou uma nova sede em Portão/RS, destinada à produção de feixes de molas e outros materiais.

O empresário destaca a importância do apoio da família nessa jornada: “Os primeiros vinte anos foram muito bons, crescemos e ganhamos reconhecimento no mercado. Mas a melhor parte foi quando comecei a contar com os meus filhos. Eles chegaram cheios de ideias e prontos para ajudar, foi o início de uma nova fase, de renovação de energia para a empresa”, registra.

Em 2015, a Grefortec recebeu a licença exclusiva para ser fabricante oficial da Aichelin Group, líder mundial em equipamentos e serviços para tratamentos térmicos e termoquímicos para indústrias. A parceria com a multinacional austríaca elevou o patamar da empresa para um nível internacional.

Expectativas para o futuro

Antonio Gremes Pereira conta que as últimas três décadas lhe ensinaram a importância de persistir naquilo em que se acredita. Apesar das dificuldades do mercado, ele diz que sonha em “manter a empresa sempre no mesmo patamar, pregando o respeito e traduzindo nossos conhecimentos em prol da sociedade”.

“Conquistamos tudo com muita batalha, a Grefortec está onde está porque nós fomos muito teimosos, não importava se caísse um galho, uma árvore ou uma montanha a nossa frente, a gente contornava o obstáculo. Podíamos sair um pouco machucados depois de cada desafio, mas sempre ficamos bem. Se eu pudesse definir esses trinta anos em uma palavra, ela seria persistência”, complementa.

Entre diversos aprendizados, cita a necessidade de aprender sobre a legislação logo no início da empresa, assim como a de manter-se sempre atualizado em conhecimento técnico, muitas vezes trabalhando durante o dia e estudando a noite. O desafio mais recente é a experiência de desenvolver uma nova filial e equipe na cidade de Indaiatuba/SP, onde trabalha há cerca de três anos.

O empresário destaca, ainda, que toda essa jornada foi possível graças ao apoio fundamental dos seus filhos, que o acompanham na direção da empresa, no RS: Rodrigo – Diretor Industrial, Andrea – Diretora Comercial e Andressa – Diretora Administrativa; colaboradores e a confiança dos seus clientes.

Sucesso sempre para a associada!

Fonte: Grefortec

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer
em nossos canais de comunicação. ASSOCIE-SE!