DISTRITO INDUSTRIAL MÁLAGA Iniciativa fortalecida pelo SINDIMETAL RS, empresários e poder público em prol do desenvolvimento industrial

O Distrito Industrial Málaga completa mais de 10 anos como importante polo de desenvolvimento econômico para a região e fica localizado no bairro Fazenda São Borja, em São Leopoldo. Sua existência transcende o mero status de uma ideia, ela é uma sólida realidade. Sob a ótica legal, a criação de um distrito industrial não é um evento cotidiano, vai muito além das suas formalidades. É necessário ter área física, pessoas dispostas a trabalhar, inovar, empreender e enxergar oportunidades. Trata-se de geração de empregos, renda, arrecadação de impostos, crescimento profissional, econômico e social.  Engloba a visão de um futuro promissor, confiança em dias melhores e o fato de deixar um legado para as gerações futuras.

Este projeto nasceu no Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico (SINDIMETAL RS) em 2009, numa reunião do grupo Valemetalsinos, onde se verificou a necessidade de buscar uma solução de espaço. Muitas empresas tinham produtos, mão de obra especializada, mas estavam limitadas por falta de espaço físico. Inicialmente a ideia era adquirir uma área no distrito Arroio da Manteiga, mas o grupo teve conhecimento sobre o Málaga, uma área rural pertencente a uma indústria que tinha o desejo de vender. Não houve dúvida, que o local seria o lugar ideal para a instalação do parque industrial, evoluindo de uma visão audaciosa para uma concretização tangível. A ideia avançou devido à soma de iniciativas apoiadas pelo Sindicato, representado, na época, pelo então presidente Raul Heller, juntamente com a Prefeitura de São Leopoldo.

A formalização, para a implantação do Distrito Industrial Málaga, foi assinada no dia 12 de novembro de 2009. O protocolo de intenções constituiu a iniciativa de uma nova área industrial do município.

Obras na Lamaço e Sebras, ao fundo.

“O SINDIMETAL, com uma atuação expressiva em prol das empresas, incentiva os grupos setoriais, como o Valemetalsinos, a buscarem no trabalho de gestão a consolidação da imagem da empresa junto à sociedade”, registrou na ocasião o presidente, empresário Raul Heller. “O momento é de grande importância também para o sindicato que está testemunhando o crescimento das suas empresas associadas”, enfatizou.

As empresas envolvidas em um primeiro momento foram, Alu-Cek, Brudani, Dimenlab, Lamaço, Metalúrgica H.Dorf, Metalúrgica Mariani, Sebras, Viva Cor e Wietti Metalúrgica.

O ritmo de construção das indústrias e a instalação da infraestrutura andaram em consonância, estando o término previsto para 2012. A prefeitura estimou um investimento de R$ 5 milhões para urbanizar a região, enquanto o grupo de empresários do Valemetalsinos projetou uma aplicação de R$ 6 milhões para a construção da infraestrutura das empresas.

Atualmente, mais de 25 empresas, de diferentes segmentos, estão instaladas no Málaga, contribuindo para o desenvolvimento da região e a criação de aproximadamente 700 empregos diretos.

“O Distrito Industrial Málaga é o resultado da integração das empresas do Grupo Valemetalsinos e da soma de esforços em prol do empreendedorismo”, comemora o presidente do SINDIMETAL, empresário Sergio Galera.

CONSTRUÇÕES PIONEIRAS

Dentre os empreendedores que estavam à frente da iniciativa e foram os pioneiros nas construções,estão os diretores das empresas Sebras e Lamaço.

A SEBRAS é uma empresa que está sempre em busca de tecnologias e inovações. Sua vocação é desenvolver produtos e serviços que venham atender as necessidades geradas pelas indústrias, no que se refere a garantir locais limpos e temperaturas controladas, sem interferir na agilidade dos processos produtivos. As obras começaram no dia 1º de junho de 2011 e em março de 2012, foi iniciada a mudança para o novo pavilhão, ocupando uma área de 1.900m², de um total de 3.174m².

Para Valdir Huning, sócio-diretor, “a criação desse Distrito foi de extrema importância, pois a empresa conseguiu se desenvolver bem mais, a partir dessa iniciativa. Antes tínhamos um espaço alugado, pequeno e, a partir deste projeto construímos uma fábrica nova e maior, que neste momento está num processo de ampliação.  Efetivamente, começamos a crescer a partir do Distrito Industrial Málaga. Investimos em produtos novos; na contratação de mais funcionários; no aumento de faturamento, com a possibilidade de atender novos clientes. Como trabalhamos com empresas de grande porte, importantes no mercado, os clientes passaram a enxergar na Sebras uma empresa sólida, estruturada com espaço físico próprio, com uma infraestrutura condizente com aquilo que ela precisa entregar para o mercado.  Hoje, podemos dizer que somos uma das principais fornecedoras das fabricantes de portas rápidas no País. No Brasil, a Sebras é a única empresa fabricante das portas Maxidoor, para grandes vãos, atendendo a nível Brasil e agora começando na exportação também”.

A LAMAÇO é uma empresa especializada na fabricação e comercialização de estruturas metálicas, soluções em caldeiraria e projetos especiais. Possui uma área construída de 1.000m², de um total de 3.050m² e atua em diversos segmentos, como indústria metalmecânica, construção civil, além da adequação de máquinas e equipamentos, em atendimento a norma da NR 12. Tem uma linha própria de equipamentos para transporte e armazenamento, que incluiu carretas industriais, caçambas especiais para a indústria e para a construção civil, atendendo todo o mercado nacional.

Iniciou sua obra em julho 2011 e a mudança para a nova sede ocorreu em janeiro de 2014, permitindo estruturar melhor a empresa, com novas máquinas, além de aumentar o quadro de profissionais e atender outros mercados.

Conforme o diretor da Lamaço,Pedro Paulo Lamberty, “entre tantos benefícios que a mudança para o Málaga trouxe, destaco o fato de termos um pavilhão próprio com amplo espaço para atender nossos clientes de maneira eficaz. Um dos pontos fortes da empresa é a credibilidade junto ao nosso cliente, recebemos visitas constantes; e o fato de estarmos instalados numa área industrial com bom espaço físico nos credencia a desenvolver grandes projetos. Sobre a idealização do distrito, recordo das primeiras reuniões, da mobilização do grupo, dos seus interesses e das suas particularidades; sabemos que é um legado que estamos deixando, muitos estão se beneficiando, muitos ainda vão se beneficiar. O Málaga hoje é uma feliz realidade. É preciso destacar esse feito para que no futuro não corramos o risco de que as contribuições dos empresários e do SINDIMETAL se diluam na memória coletiva. Que este empreendimento prospere e se perpetue como um símbolo duradouro do comprometimento e visão que inspiraram sua criação”, finaliza Pedro.

SAIBA MAIS

Durante o ano de 2022, o Distrito Industrial Málaga esteve em movimento mais uma vez, através dos empresários, com o apoio do SINDIMETAL, junto à Prefeitura Municipal. Em pauta, solicitações para ajustar as necessidades de infraestrutura, que contribuíssem para a continuidade do desenvolvimento da região e das respectivas empresas, que vinham encontrando dificuldades para o desempenho das suas funções. Veja a seguir, matérias relacionadas:

Agenda com SINDIMETAL, empresários e poder público no Distrito Industrial Málaga

Nova agenda no Málaga

Empresários e poder público reunidos em prol do Distrito Industrial Málaga

SINDIMETAL prestigia encontro da Prefeitura de São Leopoldo, para anúncio de investimentos

Visita às obras do Distrito Industrial Málaga

Colaboraram para esta matéria: Pedro Lamberty e Valdir Huning – integrantes da diretoria do SINDIMETAL RS.

__________

Foto: Divulgação SINDIMETAL

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial