Comitê Executivo da Câmara Temática da Indústria entrega documento de reivindicações do setor produtivo ao Prefeito Ary Vanazzi

Lideranças municipais, empresariais e representantes dos trabalhadores estiveram reunidos no dia 07 de junho, com o prefeito Ary Vanazzi, para realizar a entrega de reivindicações, em nome da forte mobilização da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo. Na ocasião, foram apresentadas as principais demandas e solicitações do setor produtivo para reestruturação da atividade econômica na cidade. O documento foi entregue ao chefe do executivo, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, salientou que as reivindicações foram sinalizadas considerando as diferentes demandas da indústria e do comércio. “A partir da escuta dos diferentes setores, que representam a atividade econômica da cidade, foram alinhadas as necessidades, visando a reestruturação da economia de São Leopoldo”, salienta.

REIVINDICAÇÕES – A leitura do documento oficial, resultado do trabalho do comitê executivo da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, foi realizada pelo diretor Executivo do SINDIMETAL RS, e representante da indústria no referido comitê, Valmir Pizzutti. “Algumas das demandas listadas já estão em andamento e outras são novas propostas, analisadas pelo comitê executivo, mas todas merecedoras de atenção e de registro neste documento oficial”, afirma Pizzutti.

Entre os destaques, a necessidade de foco na preservação das empresas e dos respectivos empregos, isenção de impostos e a manutenção mais efetiva do dique, em conjunto com a iniciativa privada, trazendo segurança para as empresas permanecerem na cidade. Também é sugerida a articulação de uma linha crédito, com juros mais baixos para aquisição de máquinas e capital de giro; e a prorrogação da presença da Força Nacional no município, para a manutenção da segurança.

A lista de reivindicações contempla a articulação do poder público municipal com demais autoridades estaduais e federais, além da edição de portaria para flexibilizar as relações trabalhistas, neste período de calamidade. A Câmara Temática da Indústria objetiva a manutenção das empresas em São Leopoldo, evitando a evasão, da mão de obra, para outros locais.

DEPOIMENTOS – Segundo o presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera, ao produzir este documento a iniciativa privada se colocou à disposição, pensando nas melhores soluções para a economia da cidade. “Estamos aqui para auxiliar no que for possível, assim como iremos precisar da ajuda do poder público. Pode ser que a partir destas medidas, o município retorne de uma forma mais pujante, pois a população precisa voltar a sorrir e ter esperança”.

Para o vice-presidente da Stihl e do SINDIMETAL RS, Arno Tomasini, todos fomos afetados por essa calamidade, sem exceções. “A retomada econômica precisa ter velocidade, para que igualmente possamos reter os nossos talentos, não perdendo para a concorrência, inclusive de outros estados. As empresas e os profissionais precisam sentir, que existe futuro na região”.

O prefeito Vanazzi reforçou a importância do posicionamento do setor produtivo na construção de ações, que viabilizem a retomada plena das atividades econômicas. “Nas crises há a oportunidade de darmos um salto positivo e com essa sinergia nos recuperar e voltar a fortalecer a nossa economia. Para esse processo de restabelecimento, a Câmara Temática da Indústria será fundamental”, completou.

Assinaram o documento, em nome do setor produtivo, o presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera, e seu diretor Executivo, Valmir Pizzutti, representando as demais entidades patronais de diversos segmentos; o presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, que também representou, a CDL São Leopoldo, Sindilojas e OAB Subseção São Leopoldo; pelos trabalhadores, Milton Vário, da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos; e Genilso Rosa, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo; bem como o professor Carlos Alberto Diehl, em nome da Unisinos.

Estiveram presentes, na respectiva reunião, o assessor especial do Gabinete, Nelson Spolaor; o superintendente de Urbanismo, João Henrique Dias; o secretário de Obras e Viação (Semov), Geraldo Passos; o diretor-geral do Semae, Maurício Miorim; o secretário da Fazenda (Semfa), Eduardo Peters; a secretária do Meio Ambiente (Semmam), Jussara Lanfermann; e demais autoridades e representantes do setor produtivo de São Leopoldo.  Esteve presente também o assessor especial do município, junto ao comitê da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Ronaldo Zülke, para auxiliar nas demandas de São Leopoldo.

Acesse aqui na íntegra, o documento entregue.

Sobre a Câmara Temática da Indústria

Instituída por meio do decreto nº 10.017 da Prefeitura de São Leopoldo em dezembro de 2021, a iniciativa visa recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. Além da Prefeitura, a Câmara Temática da Indústria é composta pela Câmara de Vereadores; 13 sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região; ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, além de outros atores que participam de forma eventual.

Notícia relacionada:

Câmara Temática da Indústria discute medidas para a recuperação de São Leopoldo

__________

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS.