Câmara Temática da Indústria discute medidas para a recuperação de São Leopoldo

A reunião do comitê executivo da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo ocorrida nesta manhã, na sede do SINDIMETAL, contou com a presença de Junico Antunes, Engenheiro e Professor da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, o qual apresentou um estudo, desenvolvido em conjunto com a sociedade civil, sobre as bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul.

O tema foi amplamente discutido, uma vez que o referido estudo pode subsidiar o planejamento sistêmico das regiões afetadas pelas enchentes. Intitulado “Uma Agenda para a Reconstrução”, contempla importantes informações técnicas e estratégicas.  Segundo Junico, “temos que pensar no caminho das águas”.

O documento foi entregue ao secretário do Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, representante da Prefeitura Municipal e coordenador da Câmara Temática, para ser submetido ao governo municipal.

Foi oficializada na ocasião, a inserção da ACIST-SL, como integrante do comitê executivo da Câmara Temática, com a participação do presidente da entidade, Daniel Klafke, e do vice-presidente da Indústria, Carlos Reis. A representação da ACIST engloba também, segundo o presidente, os interesses do Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista, da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e da OAB – Ordem dos Advogados, de São Leopoldo.

Os três pilares do comitê executivo ficam assim constituídos, que contam com o apoio da Universidade:

Indústria: ACIST – Daniel Klafke e Carlos Reis; SINDIMETAL – Valmir Pizzutti.

Trabalhadores: Federação dos Metalúrgicos – Milton Viário e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos – Genilso Rosa.

Governo Municipal: Prefeitura Municipal de São Leopoldo – Juliano Maciel e Mario Rosito.

Universidade: Unisinos – Carlos Diehl.

A reunião teve como pauta também, a análise de reivindicações necessárias para a recuperação do município, levantadas pelas entidades do setor produtivo. Um documento será formalizado, para entrega ao prefeito Ary Vanazzi, na próxima semana, em nome da Câmara Temática da Indústria, responsável por centralizar e direcionar todas as ações para retomada do desenvolvimento local.

SAIBA MAIS

Instituída por meio do decreto nº 10.017 da Prefeitura de São Leopoldo em dezembro de 2021, a iniciativa visa recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. Além da Prefeitura, a Câmara Temática da Indústria é composta pela Câmara de Vereadores, 13 sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região, ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, além de outros atores que participam de forma eventual.

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS.

Notícia relacionada:

Câmara Temática da Indústria recebe o Presidente do Conselho Nacional do SESI, no SINDIMETAL.