Altus 30 anos, Inovação, Liderança e Método

Uma história intensa marca a trajetória de sucesso da Altus Sistemas de Informática S/A. Com estrela própria e tecnologia genuinamente nacional, tem conquistado o mercado da automação industrial. Os engenheiros e sócios fundadores, Ricardo Felizzola e Luiz Francisco Gerbase, juntamente com o BNDES, acreditaram no sonho e ousaram empreender, com propriedade e muito conhecimento. Nascia então, no dia 26 de outubro de 1982, a Altus, que em latim significa nobre, elevado. O nome já diz tudo.

Fornecedora de equipamentos de automação para todos os segmentos industriais e de processos, a empresa atua como integradora de sistemas nos mercados de energia elétrica, óleo e gás, e transportes, somando tecnologia própria e know how. Os desafios ao longo desta caminhada foram vencidos com o apoio dos colaboradores e a fidelidade dos clientes, que passaram a encontrar na Altus soluções inovadoras para um mercado em constante ebulição.

A matriz da Altus, localizada desde 2003, no Polo de Informática em São Leopoldo/RS, possui uma estrutura responsável pelo controle do processo de fabricação, montagem e reparo de seus equipamentos.  No local também é realizada a integração final dos quadros, painéis e software básico, além dos testes de todos os produtos Altus. As etapas desenvolvidas nas modernas instalações seguem os altos padrões de qualidade da empresa. Nessa estrutura, estão localizadas as áreas de pesquisa e desenvolvimento, engenharia e demais setores administrativos. Além disso, a matriz conta com laboratórios especializados, suporte e assistência técnica de equipamentos e espaço para o desenvolvimento de testes de aplicações.

Em Sapucaia do Sul, a Altus possui uma estrutura voltada para a produção de painéis de automação e painéis de potência.

Nas demais filiais, localizadas em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Macaé, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba e Porto Alegre, a empresa mantém estruturas administrativas e comerciais, especializadas para atender os clientes de cada região do País.

Divisor de águas

A Altus explora ao máximo todas as formas de inovação para automação industrial, buscando o aumento da qualidade e produtividade nas atividades operacionais. O planejamento estratégico tem norteado a gestão alinhada aos atuais modelos internacionais. “Os nossos produtos são inteligência pura, investimos em gente para obtermos um resultado satisfatório”, comenta o presidente Luiz Francisco Gerbase.

Em 1993, a empresa tornou-se a quinta no Rio Grande do Sul a obter um certificado ISO 9001 e a primeira reconhecida por organismo estrangeiro. Desde 1994, participa do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), que proporciona a constante evolução de sua gestão.

O compromisso com a qualidade e a inovação estão no DNA da Altus. Os destaques e as diversas premiações, no segmento em que atua, são um estímulo para a equipe composta por 350 pessoas, em todo o Brasil.

E os planos seguem ganhando vida! Em contrato com a Petrobrás, a empresa Altus Sistemas de Informática S/A irá automatizar oito plataformas do pré-sal, em Rio Grande. Esse é o maior negócio da história da empresa, impulsionado pelo alto nível de conteúdo local atendido, de acordo com os requisitos da Petrobras.

Com orgulho e entusiasmo pelo trabalho, Gerbase destaca o momento especial que estão vivendo, resultado de 30 anos de experiência e cinco de pesquisa. “Trata-se da Série Nexto de controladores, um produto multiuso, que chegou ao mercado neste ano, trazendo em sua bagagem tecnologias completamente novas”, comemora o presidente.

Para Gerbase, que acredita no potencial das pessoas, a receita de sucesso da Altus passa pela inovação, liderança e método. “Temos muito orgulho do que juntos construímos nesses anos todos e, especialmente, de mostrar que o nosso País tem condições de gerar inovação em um mercado tão sofisticado e competitivo como é o de automoção industrial”, enfatiza.

Parabéns à direção e colaboradores! Vida longa para a Altus, associada do SINDIMETAL, que fortalece a indústria nacional e orgulha a entidade.

Fonte: Altus
Espaço SINDIMETAL 37

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!