SINDIMETAL e FEEVALE Techpark estreitando laços

A visita guiada ao FEEVALE TECHPARK, em Campo Bom, e igualmente ao HUB ONE, em Novo Hamburgo, que ocorreu no dia 28 de junho, oportunizou um contato direto de empresários e gestores, além de integrantes da equipe do SINDIMETAL RS num ambiente, que respira novas ideias e oportunidades de negócio.

A iniciativa objetivou sensibilizar os participantes para a cultura da inovação, possibilitando acesso à diferentes tecnologias, networking, inspiração para novos projetos, integração com agentes na cadeia de negócios e transferência de conhecimento.

Ao saudar a todos, o assessor de Desenvolvimento Industrial do SINDIMETAL RS, Cláudio Garcez destacou a importância desta iniciativa. “A inovação impacta no nosso dia a dia, melhorando a qualidade de vida, diminuindo custos, trazendo benefícios para a produção de diferentes produtos”, enfatizou. Ressaltou, também, que a entidade, sensível às incontáveis demandas, em benefício das empresas, apurou algumas necessidades e, juntamente com a Feevale, lançou, no dia 09 de março, a Consultoria Metalmecânica. “Oferecer um suporte visando melhorias em diferentes frentes e fomentar a inovação e a sustentabilidade nas empresas associadas ao SINDIMETAL RS tem sido a meta desta jornada”, mencionou Cláudio.

Daiana de Leonço Monzon, diretora da Dinova – Diretoria de Inovação da Feevale, destacou a parceria. “Promover ações, que incentivam o empreendedorismo e a inovação estão no foco do trabalho direcionado ao atendimento das necessidades do mercado, de forma ágil e dinâmica”, ressalta, enfatizando a importância de expandir para as empresas, esse ambiente de renovação.

PARQUE TECNOLÓGICO – O Feevale Techpark está integrado à estrutura da Universidade Feevale e possui caráter multicampi e multissetorial, o que contribui para o desenvolvimento local e regional. O objetivo é promover a aproximação da Universidade com as empresas, incentivando a transferência de tecnologia, a competitividade empresarial e o fomento a novos negócios, produtos, processos e serviços. Este espaço motiva a inovação e transforma ideias em negócios, contando com várias empresas instaladas, tanto na unidade de Campo Bom como na de Novo Hamburgo – Hub On de Criatividade e Inovação.

Oferece os programas Pílulas da Inovação, com capacitações em áreas correlatas à gestão e desenvolvimento de novos negócios, Diálogos Empresariais, que busca a interação entre comunidade acadêmica da Universidade Feevale e empresas instaladas neste espaço; Parceiros de Negócios, que visa o fomento de alianças estratégicas para fortalecimento do posicionamento do Feevale Techpark e de seus parceiros; e Mentores Voluntários, que abrange mentorias com profissionais de mercado aos empreendedores. Conta com serviços especializados, que visam apoiar e atender às demandas de pessoas físicas e jurídicas, assim como de instituições públicas através de laboratórios técnicos e de pesquisa especializados nas mais diversas áreas do conhecimento.

Com diversos laboratórios credenciados, oferece também serviços de Consultoria, Pesquisa Acadêmica, e Pesquisa Mercadológica, além dos Núcleos de Projetos e Captação de Recursos e de Inovação e Transferência de Tecnologia. O SINDIMETAL tem convênio de Cooperação Tecnológica junto ao Feevale Techpark, que disponibiliza 10% de desconto para as empresas associadas.

DEPOIMENTOS – Para Manuela Brusque, coordenadora do Feevale Techpark, essa aproximação entre as instituições e as possibilidades existentes dentro do parque tecnológico, são muito importantes para que o SINDIMETAL RS possa oferecer benefícios para as empresas e consiga conectar e compartilhar as oportunidades existentes, através da inovação.

“Podemos buscar financiamentos, criar projetos de desenvolvimento, e, inclusive, trazer o RH das empresas para dentro do parque, para realizar rodadas de negócios, e começar a colocar em prática essas pílulas de inovação, para que a curto prazo possam fazer muita diferença dentro dos processos das indústrias”, justifica Manuela. “Essa aproximação é essencial para gerar as conexões necessárias, entender os gargalos e as demandas e com calma pontuar o que é possível realizar de forma conjunta ou individualizada. Inclusive buscar financiamento e desenvolvimento dentro da academia; montar um serviço necessário para o sindicato e para as empresas e estruturar um processo facilitado de colaboração de inovação”, destaca a coordenadora.

Marcelo Roque Schneider,  coordenador de Projetos, na área de pesquisa e de desenvolvimento, na Technomaster, considerou a visita muito válida. “Conhecemos projetos e serviços, que não sabíamos que existiam. Essa colaboração, entre a universidade e o sindicato, é bem válida e importante se concretizar, pois assim podemos dar andamento para novas oportunidades”, registra.

Artur Rack, diretor da Mega Energia, também aprovou a iniciativa. “Muito interessante conhecer o Techpark, através desta parceria com o SINDIMETAL RS. É importante termos esse relacionamento com a comunidade, para conhecer o que outras empresas oferecem e como um pode ajudar melhor o outro, pois temos que fortalecer a indústria nacional”, afirma.

Cláudia Cristina Luft,  diretora da Metalúrgica Petec, registrou igualmente, que a visita foi muito interessante, pois divulgou várias formas de compartilhamento e de uso da empresa, em relação a instituição Feevale. “Extremamente organizada e receptiva, acredito que tem muito a oferecer. Aproveito para convidar a todos para conhecerem essa estrutura de serviços tão qualificada”, enfatiza Cláudia.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS