Reunião orienta empresas sobre a retomada da indústria

Uma série de iniciativas está sendo tomada pelo SINDIMETAL RS para enfrentar os efeitos da maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul.

Nesta quinta-feira, dia 23 de maio, ocorreu mais uma reunião extraordinária virtual, sob a coordenação do presidente, empresário Sergio Galera, que contou com as assessorias jurídicas Trabalhista e Tributária; empresas associadas e filiadas, bem como integrantes da equipe executiva da entidade.

A pauta principal foi a análise da situação; medidas a serem adotadas pelo governo, para conter os efeitos da crise climática; e informações jurídicas.

Na abertura da reunião, o presidente da entidade externou o apoio e a solidariedade a todos os atingidos e afirmou que a população está envolvida na recuperação das suas casas e/ ou empresas. “O prejuízo é geral, por isso estamos compartilhando orientações e esclarecimentos, para nortear o atual momento, pelo qual passam as empresas”.

Galera mencionou que na cidade de São Leopoldo, estão ocorrendo diversos movimentos de entidades com o objetivo de auxiliar nesta crise.  No entanto, em reunião ocorrida na tarde de ontem, da qual participou, juntamente com a prefeitura municipal e outras entidades empresariais, ficou definido que a Câmara Temática da Indústria irá centralizar e direcionar todas as ações para recuperação do município. O SINDIMETAL é representante da indústria, no comitê executivo da referida Câmara.

ORIENTAÇÕES – O advogado Edson Garcez abordou alguns aspectos e fez esclarecimentos referentes ao conteúdo do informativo especial sobre as enchentes, emitido pela assessoria jurídica trabalhista e compartilhado com as empresas.  O foco do informativo é a retomada da indústria e as implicações jurídicas trabalhistas, com o objetivo de auxiliar as empresas, diante do estado de calamidade pública. O documento contempla uma Circular Especial – Estado de Calamidade e Orientações sobre os procedimentos administrativos e organizacionais para o enfrentamento deste momento tão desafiador, e encontra-se disponível no site da entidade: https://www.sindimetalrs.org.br/retomada-da-industria-implicacoes-juridicas-trabalhistas/

“O mundo está com os seus olhos voltados para o Rio Grande do Sul”, enfatizou Galera. “Precisamos seguir presentes, acompanhando as propostas lançadas, bem como a necessidade de uma rápida execução, por parte dos governos. Muitas pessoas passando trabalho e mesmo assim ajudando. O maior legado dessa experiência tem sido a solidariedade. Vamos em frente. Estamos juntos!”, conclui o presidente, ao encerrar a reunião, que contou com aproximadamente 70 participantes.

Foto: Divulgação SINDIMETAL
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial