Repercussão da missão internacional à feira industrial Hannover, na Alemanha

Empresas associadas ao SINDIMETAL participaram da Missão Prospectiva à feira industrial de Hannover, na Alemanha, que ocorreu no período de 15 a 23 de abril. A transformação industrial, focada nas tendências sobre indústria inteligente e produtividade, esteve em evidência, trazendo novidades e movimentando o segmento.

A entidade apoiou as empresas Artestampo, Floki, Gelato, do mesmo grupo econômico da Transmaq; e Sebras, todas integrantes do Grupo Estratégico Valemetalsinos. Micro e pequenas empresas receberam também auxílio do SEBRAE RS, com subsídio de 30% nos custos e implementação de melhorias nos negócios. A missão à Hannover 2023, foi uma realização da CNI, que contou com apoio da FIERGS e do SEBRAE.

Na reunião do mês de maio do Valemetalsinos, os empresários Felipe Tomazewski e Juliano Ilha, da Artestampo; Giuliano Hoffmann, da Floki; e Gabriel Waitikoski Pedroso, da Gelato/Transmaq, registraram as suas experiências para o grupo. Os empresários integraram a delegação, composta por 170 pessoas, sendo 34% do Rio Grande do Sul.  Uma curiosidade: foram contabilizados cerca de 20 mil passos por dia, nos 10 a 12km percorridos durante o período da feira, mapeando, identificando setores e pontuando visitas estratégicas.

GÊMEOS DIGITAIS EM ALTA – Segundo depoimentos dos integrantes da missão, está 10 vezes mais caro investir em tecnologia no Brasil. A falta de talentos existe em todo o mundo, mesmo assim as indústrias estão evoluindo nos últimos anos, avançando tanto na oferta de novas soluções, quanto na demanda por entregas e processos mais tecnológicos e inovadores. Para acompanhar essa mudança, os gestores buscam por estratégias e ferramentas capazes de transformar o processo fabril e tornar as atividades mais fluidas, avançadas e otimizadas. Nesse sentido, está ganhando destaque a tecnologia de gêmeos digitais, ou ‘digital twins’, elencada pela Gartner, consultoria referência em tecnologia, como uma das 10 principais tendências tecnológicas para o mundo corporativo, já desde 2019.

O gêmeo digital funciona replicando digitalmente um ativo físico no ambiente virtual, incluindo funcionalidade, recursos e comportamento. Cria-se uma representação digital, em tempo real do ativo, usando sensores inteligentes, que coletam dados do produto. As simulações dos gêmeos digitais também podem ser aplicadas nos processos logísticos da produção. Eles permitem a análise do processo produtivo, do trajeto de produção, capacidade operacional, entre outros fatores que são executados sempre no menor tempo possível.

A participação em feiras internacionais contribui para aproximar os empresários brasileiros da real situação do mercado estrangeiro, oxigenando ideias e somando novas experiências. Algumas constatações puderam ser levantadas, entre elas, a de que a automação veio para ficar, pois as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologia de ponta.

Também foi possível verificar muitos estandes colaborativos, onde várias empresas estiveram expondo juntas, buscando soluções específicas, visando o fortalecimento do segmento junto ao mercado.

Sem dúvida, a experiência de integrar a missão internacional foi positiva e será um combustível para as empresas sedentas de novidades.

Segundo Juliano Ilha, da Artestampo, que também é diretor do SINDIMETAL, “Hannover é a feira mundial para todas as empresas. Trata-se de uma feira científica aplicada, que nos proporciona conhecimento relacionado ao segmento que atuamos, com tecnologia de vanguarda, permitindo assim agregar valor ao produto, ao negócio e às pessoas.”

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS