Petec 20 anos – Marca consolidada no Mercado

Especializada em Matrizes de Extrusão e Usinagem, atendendo projetos especiais e manutenção industrial, a empresa Petec conta com equipamentos e técnicos para a produção e controle de qualidade, no ramo metalmecânico. “O compromisso de assegurar a satisfação plena de nossos clientes faz da Petec uma empresa séria e sólida, com amplo conhecimento no mercado em que atua”, enfatiza o diretor de Produção, Luis Henrique de Oliveira.

Fundada no dia 25 de setembro de 1996, a empresa teve o seu início em Bom Princípio. Luís e a esposa Claúdia Cristina Luft, atual diretora Administrativa da Petec, tinham outras atividades paralelas, mas mesmo assim alugaram um espaço e colocaram algumas máquinas, com o intuito de avaliar o mercado. “Desde jovens sempre sonhávamos com a estruturação da própria empresa”, relata Cláudia, que de fato atua no ramo há cerca de cinco anos.

Inicialmente, tiveram como principal cliente a Barmag S/A. Máquinas Industriais, empresa alemã de destaque no ramo de coextrusão, sediada em São Leopoldo. Em 2006, com o fechamento da sua unidade fabril no Brasil, passaram a fabricar e dar suporte técnico, seguindo o padrão e a qualidade das ferramentas planas e matrizes de coextrusão, oferecidas até então pela Barmag. A experiência adquirida desde os 17 anos, na respectiva empresa, contribuiu para que Luís fidelizasse alguns contatos, que vieram a se tornar clientes, mantidos até hoje.

Com muito empenho e determinação, o jovem casal foi delineando os rumos da empresa, buscando assessoria técnica e mesclando com a experiência, que cada um possuía em sua área de atuação. Os resultados positivos não demoraram a aparecer. Com um trabalho diferenciado, sempre tiveram em mente a venda de soluções na área de manutenção, sugerindo melhorias e ampliando assim o espaço para projetos especiais. “O nosso trabalho se completa”, resume Cláudia. “O Luís é um excelente técnico, que domina com desenvoltura o seu ofício. Já a minha atuação é voltada para a gestão e administração da empresa. Ambos os papéis são fundamentais para um resultado satisfatório”, assegura.

O casal, pais de Ana Luíza, com 10 anos, conta também com o trabalho do filho Tomas, que começou cedo na empresa e hoje, com 24 anos, atende diferentes áreas. Buscando a qualificação permanente, participa do comitê Desenvolvimento de Lideranças, do SINDIMETAL, que auxilia os jovens gestores a aprimorar os seus talentos.

NOVO PRÉDIO – Dois anos após a sua fundação, em 1998, a Petec transferiu as suas instalações para a sede própria, com área de 220 m², em São Leopoldo, com a missão de oferecer produtos e soluções diferenciadas, em matrizes de extrusão e usinagem, promovendo o crescimento da empresa, dos clientes e da sociedade em geral de forma sustentável.

Confiantes no desempenho profissional e na fidelidade dos clientes conquistados pela competência, em 2008, os diretores adquiriram uma área de 6.300 m², no Distrito Málaga. O projeto é construir, em 2017, um novo prédio com 750 m², onde o foco é apresentar soluções completas para os clientes. “Investimos muito no pós-venda, com dedicação na manutenção, que sempre tem tido um ótimo retorno para a empresa”, salienta Luís.

Com forte atuação na Região Sul e também no Nordeste, a empresa, que já comercializou, por intermédio dos seus clientes, para a Argentina e México, está confiante que o próximo passo será a exportação. Focar no produto, aumentando o número de clientes, sempre com atitude positiva, acreditando no potencial da equipe tem sido uma meta permanente. “Temos conhecimento técnico; equipamentos; agilidade no atendimento; soluções, inclusive à distância; e trabalhamos com responsabilidade”, enfatiza Luis.

“A nossa receita de sucesso tem sido 100% de empenho nos negócios, com rigor em relação à entrega do produto, para mantermos o cliente sempre satisfeito com o nosso trabalho”, destaca Cláudia. A dedicação e o planejamento, com o olhar atento para o mercado também é um diferencial. “Sabemos onde desejamos chegar”, avaliam os diretores. “Nestes últimos cinco anos a empresa mudou muito e para melhor”.

Com tanto profissionalismo e dedicação certamente novos voos serão realizados com muito sucesso. Parabéns à direção e equipe pelos 20 anos da Petec!

Fonte: Petec
Espaço SINDIMETAL 60

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!