Missão Empresarial Mercopar

Numa iniciativa do SINDIMETAL RS, em parceria com o SEBRAE, ocorreu a missão empresarial à feira Mercopar, no Centro de Eventos da Festa da Uva, incluindo visita técnica à empresa Randon, nos dias 02 e 03 de outubro, em Caxias do Sul.

A programação, no turno da manhã, foi destinada a visita técnica na empresa Randon, maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina. Reconhecida entre os maiores do mundo, a Randon S.A., desde 1949, fabrica diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros.

A segunda etapa da visita na Randon foi realizada no estande do Espaço Hélice, cuja empresa é uma de suas mantenedoras, juntamente com a Florense, Marcopolo, Metadados, Soprano e TecnoUcs. Os integrantes da missão estiveram no estande Hélice, local dentro da respectiva feira, para conhecer a sua organização. O Espaço Hélice acredita no potencial da união entre empresas e startups para resolver problemas reais e gerar valor na cadeia, reunindo inovação e excelência operacional. Preservam o que fazem de melhor, compartilham recursos e abrem as portas para o novo, potencializando oportunidades e oxigenando organizações.

O turno da tarde foi reservado para a visitação na Mercopar. A tradicional Feira de Subcontratação e Inovação Industrial oportuniza às empresas um ambiente propício para a realização e encaminhamento de negócios, bem como troca de informações, sendo palco apropriado para a apresentação de lançamentos em produtos e serviços.

Em sua 28ª edição, a feira apresentou novidades e tendências nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação, movimentação e armazenagem de materiais, serviços, borracha, plásticos, energia e meio ambiente, Tecnologia da Informação (TI), startups, entre outros, no período de 1º a 03 de outubro.

Nesta edição, empresas associadas e filiadas ao SINDIMETAL RS, contaram com 10% de desconto, nas áreas dos estandes, em vista da parceria estratégica com o SEBRAE RS e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), organizadores da feira. Estiveram presentes, com estandes próprios, as seguintes associadas: CCV, ERPS, Metalmoto, Pramel, Sebras e Spheric.

EXPERIÊNCIA – Segundo o empresário Alexandre Santos, da Sanlarte, “a feira Mercopar, a partir do ingresso da FIERGS, tornou-se um evento atrativo e proveitoso”. Também registra que o SINDIMETAL,  com a visita na Randon, proporcionou aos associados uma oportunidade rara, pois “tivemos um momento de conhecimento sobre outros mercados”. Avalia com otimismo que, em 2020, a Mercopar certamente irá atrair novos grandes expositores, capitalizando assim ótimos negócios.

Para Milena Pedroso, da Transmaq, oportunidades como esta são fundamentais para entender, na prática, como as indústrias estão se organizando no atual contexto econômico, político, tecnológico, legal e digital. “A velocidade das mudanças e demandas do mercado exigem que nossas empresas estejam atualizadas e troquem práticas para sermos mais competitivos, inovadores e ágeis nas tomadas de decisão. Conhecer a estrutura organizacional, as linhas de produtos, os programas internos e o processo produtivo da Randon foi muito proveitoso para a Transmaq Redutores”, avalia Milena. “Visualizamos oportunidades de melhorias internas, que podem ser aplicadas no curto prazo, como programas participativos, que visam reduzir custos e engajar a equipe, aumentando a produtividade”.

Mas um dos momentos mais curiosos foi a apresentação da Hélice, uma entidade, que iniciou com quatro empresas da região, que buscavam soluções externas para problemas comuns. “A Hélice é um movimento muito interessante, por aproximar as startups da indústria, visando tornar o segmento mais inovador, além de reduzir custos e compartilhar experiências e resultados”, afirma.

“Queremos crescer, inovar, aumentar nossa participação de mercado, sermos mais produtivos, entregar soluções mais completas e com menor custo aos nossos clientes e para isso precisamos pensar fora da caixa, visitar empresas, ouvir cases, compartilhar dores e agir no coletivo”, justifica. “As trocas que fizemos e vivenciamos, além da visita à feira Mercopar, contribuíram para o aprendizado e insights, que nossas empresas precisam. Obrigada SINDIMETAL RS por proporcionar esta missão!”

Segundo o engenheiro Tiago Simioni, supervisor de Engenharia, da Delga – Unidade São Leopoldo, é sempre muito importante visitar empresas tidas como referência. “O sistema de produção, segurança, RH e de cultura Lean em processo contínuo e maturado, nos ajuda a ter ideias de implementação em nossa realidade fabril. Serve também de termômetro e tendência de mercado”, analisa Tiago.

Quanto ao Espaço Hélice é um bom exemplo de empresas que estão maturando juntas (Randon, Florence e Marcopolo) o processo de compartilhamento de soluções, para redução de custos, com o incremento e fomento em startups. “Vejo como muito importante virem até o SINDIMETAL (grupo Produtividade ou Mercado) para realizar uma palestra, direcionada e contextualizada com as tendências e como essas poderiam ser trabalhadas na realidade de nossas empresas”, sugere Tiago. “Perguntei a eles: as demandas atuais e futuras estão aí, mas primeiramente é preciso saber que elas existem e identificar isso como problema em nossas organizações. Como fazer? Como eu sei qual o problema que convivo hoje, olhando para o futuro competitivo de pequenas a grandes empresas?”

Já com relação a visita à Mercopar, Tiago afirma que atualização e contatos sempre precisam ser fomentados e a Mercopar nos permite isso. “Este ano a feira estava muito conectada com as tendências de compartilhamentos e novas interações com startups e indústria 4.0. A feira deixou claro que as empresas/ fornecedores estão cada vez mais focadas em competitividade e redução de custos, agregando valor ao cliente”.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!