Metalsinos 30 anos, compromisso com a qualidade

Especializada no desenvolvimento e na produção de metais para os mercados calçadista, moveleiro e de confecção, a Metalsinos iniciou as suas atividades oficialmente, no dia 1º de fevereiro de 1987, em Sapiranga.

Jorge Metzger, diretor Comercial da empresa, no início da carreira, queria ser um dos melhores vendedores de componentes de calçados da região. Para concretizar o seu sonho, trabalhou com muita persistência. Com o tempo, o que parecia inatingível, foi realizado. “Lembro o quanto foi difícil conseguir uma oportunidade de trabalho na área. Fiquei mais de um ano buscando a vaga junto a um empresário, que tinha como modelo em vendas”, recorda. “Aceitei vender cera para assoalho e nas horas vagas também vendia óleos automotivos e fui ganhando espaço”, afirma. Com o tempo, “passei a trabalhar com comércio e representações, revendendo estoques de calçados, mas sempre me identifiquei muito com metais”.

Conhecendo de perto o mercado e com uma boa rede de contatos, Jorge verificou que existia carência na fabricação de metais para calçados. Nascia assim a Metalsinos, cuja primeira produção foi alma de aço estampada, além de fivelas. Forte na área Comercial, o diretor vislumbrou possibilidades promissoras e iniciou o trabalho com calçados, cintos e bolsas.

A diversificação de produtos e uma boa estrutura montada contribuíram para efetivar a matrizaria, área de injeção e galvânica. Com o apoio do sócio Ariberto Wagener, diretor Industrial, foi sendo ampliada e solidificada a marca. Em 1994, adquiriram uma área em Araricá, onde foi instalado um moderno parque industrial. A Metalsinos passaria de 150m², para quase 6 mil m² construídos, em mais de cinco hectares.

A partir de 1999, a empresa começa a trabalhar em projetos de design para puxadores de móveis, coordenados por equipes de pesquisa e desenvolvimento. Ousados, participaram no ano de 2000, da primeira feira, a Mercopar, em Caxias do Sul, com apenas três modelos de puxadores. “Os resultados foram ótimos”, afirma Ariberto, consolidando a empresa no mercado. Assim, inspirado nas principais tendências mundiais, passaram a disponibilizar aos clientes uma variedade de puxadores exclusivos, com ampla variedade de cores, acabamentos, formas e materiais, seguindo o conceito de design funcional.

Lançamento internacional

A Metalsinos está sempre em busca de novas tendências, através da participação nas principais feiras do setor, favorecendo a interação com o mercado.

Já em 2006, a injeção do plástico começou a ser um novo nicho a conquistar. “Em 2010, viajei com o Jorge para a Itália para conhecer de perto a metalização e ficamos encantados com as infinitas possibilidades que traríamos para a empresa”, relata Ariberto. “Foi um investimento alto, mas que vinha ao encontro da filosofia da empresa de ser ecologicamente correta”, salienta.

Inovadora e comprometida desde sempre com o meio ambiente, é pioneira na região quanto à utilização da metalização em substituição ao processo galvânico. Atualmente existem seis equipamentos no Brasil, sendo que dois estão na Metalsinos.

A empresa atua com foco no Estado, mas possui uma importante carteira de clientes no Brasil e vem consolidando a sua posição de destaque e expansão no mercado nacional e nas exportações. Atendendo cerca de 80% a linha metal e plásticos; 15% o setor moveleiro e 5% outros segmentos, recentemente, a Metalsinos passou a investir na área tecnológica. O novo produto, já divulgado na TV Globo, através do programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios, é inovador. Trata-se de uma capa de celular com proteção antimicrobiana e mais resistente na queda dos aparelhos. O Gatche, como é denominado, já está sendo produzido na empresa e comercializado nos Estados Unidos, assim como no Rio Grande do Sul.

Sobre o futuro da Metalsinos, Jorge, que também conta com Vanessa Metzger, integrante da diretoria; e Lígia M. Rocha Juchum, contadora da empresa, afirma que ‘a casa’ tem que prosperar e não depender do idealizador. “O foco agora é retribuir a oportunidade que recebi da vida e soube aproveitar. Desejo continuar inovando, buscando alternativas para oferecer produtos de qualidade”, registra. “Crescer com ética, mantendo valores, sem a ambição de ocupar espaços, mas trabalhando pautado na justiça, na coerência e na boa convivência. Assim, o sucesso será uma feliz consequência”.

Parabéns à direção e equipe pelos 30 anos bem sucedidos. Vida longa para a Metalsinos!

Fonte: Metalsinos
Espaço SINDIMETAL 61

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!