LOTH – 60 anos, Abrindo novos caminhos

Desde o início da sua história, a Metalúrgica Loth definiu a própria linha de atuação dentro do fornecimento de artigos de ferragens para a construção civil. Sua sede estava situada, no centro do município de Sapiranga, então distrito de São Leopoldo, do qual viria a se emancipar em 28 de fevereiro de 1955.

A Metalúrgica Loth Ltda. foi fundada em 22 de maio de 1954, por Alfredo Rodolfo Schoenardie, Arno Lauer, Décio Gomes Pereira, Pedro Walter Loth e Willy Edgar Weis, com o nome de Loth, Schoenardie & Cia. Ltda. (Metalúrgica Real). Atualmente, a empresa está sob a direção de Emílio Neuri Haag, diretor Comercial; Gilberto Luiz Salin, Industrial; Marcos Alfredo Schoenardie, Logística e Claudete Loth, cotista.

Em 31 de outubro de 1990, a empresa mudou a sua razão social para Metalúrgica Loth Ltda., ocasião em que passou a utilizar, além da marca “Real”, também a marca “Loth”.  Em 1997, a empresa foi transferida para novas e modernas instalações, situadas na rua Borges de Medeiros, n° 1010, no Bairro Piquete, em Sapiranga, numa área de 14 mil m², dando início a um novo ciclo.

Fabricante de uma ampla gama de  componentes  para a indústria da construção civil, totalizando cerca de 260 itens, produz fechaduras, dobradiças, levantadores de janelas, borboletas para janelas, esquadros para esquadrias, cremonas para janelas, varas para cremonas, prendedores de venezianas, ferrolhos, tarjetas, fechos para portões, porta-cadeados, cantoneiras para prateleiras, cantoneiras para cortinas, suportes para trancas, ganchos para redes, arruelas lisas, prendedores de armários, máquinas de arrolhar e ancinhos inteiriços. Para atender a exigente clientela, em todos os estados do Brasil e alguns países da América do Sul, possui uma ampla rede de representantes altamente qualificados.

Segundo o diretor Neuri, entre os valores, que norteiam o trabalho na Loth, estão a honestidade, a seriedade e os objetivos comuns, que contribuem para que a empresa atinja bons resultados, mantendo uma relação de confiança e pontualidade na entrega dos produtos. “A equipe é comprometida e, como incentivo, temos desde 2003, um plano de participação nos resultados, além de convênio médico”, registra também o sócio Gilberto.

Novidades

Os cuidados com o meio ambiente também são levados a sério na Loth, através de investimentos em pesquisa contínua de processos galvânicos ecologicamente corretos. “Possuímos uma moderna estação de tratamento de efluentes, que cumpre todos os padrões de emissão exigidos. Além disso, grande parte da água usada nos processos é fornecida por captação da chuva, incluindo a atenção permanente com a separação do lixo”, destaca Gilberto. “Também utilizamos o processo de troca iônica, onde grande parte da água de lavagem de nossas peças passa por um processo de filtragem e remoção de impurezas”. Futuramente a meta é chegar a quase 100% de reaproveitamento da água, resultando em praticamente zero por cento de descarte, argumentam os diretores.

Entre as novidades está a fabricação de fechaduras externas, internas e de banheiro. “Estamos preparando mais lançamentos de fechaduras, atingindo assim outros segmentos”, adianta Neuri. “Trabalhamos sempre com muita cautela e seriedade, mantendo a identidade e o controle financeiro da empresa”, reforça o diretor, informando que a linha atual de fechaduras está sendo comercializada na Região Sul, mas que gradativamente será pulverizada para o restante do País. “A receptividade tem sido boa e acreditamos nos resultados”. Segundo Neuri já está nos planos da empresa novos investimentos em maquinário e automatização, visando a expansão.

Nestes 60 anos de história, a caminhada tem sido pautada pela ética e pelo compromisso com o cliente, patrimônio maior da Metalúrgica Loth. O trabalho, afinado com o mercado, se mantém fiel às origens da empresa, que certamente terá o orgulho de comemorar muitos aniversários. Parabéns à direção e equipe pela história de sucesso!

Fonte: Metalúrgica Loth
Espaço SINDIMETAL 45

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!