Grupos de Trabalho da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo avançam em suas propostas

A continuidade das reuniões delineou o mês de setembro na Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo. Os representantes dos Grupos de Trabalho (GT) Educação, Atratividade, e Marketing e Comunicação mantiveram os encontros sistemáticos, nos quais puderam aprimorar suas análises e respectivas propostas, com vista a recuperar e revitalizar o setor industrial do município.

Os encontros aconteceram no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, nos dias 14, 21 e 28 do último mês, reunindo as entidades que integram a Câmara Temática, bem como representantes das redes de ensino municipal, estadual e das escolas técnicas. O reconhecido mérito dessa iniciativa conjunta é reunir segmentos ao redor de um debate que pretende alavancar a produtividade e o crescimento industrial da região do Vale dos Sinos.

Site oficial da iniciativa já está disponível

No dia 14 de setembro, o GT Marketing e Comunicação apresentou aos integrantes do comitê executivo da Câmara Temática a proposta do site oficial, já disponível no endereço camaraindustriasaoleo.com.br. Esse espaço digital tem como objetivo centralizar as informações relevantes sobre o desenvolvimento e a evolução contínua da iniciativa, em direção à consolidação das ações sugeridas.

O GT também avaliou a divulgação das iniciativas realizadas até o momento, através dos veículos de comunicação e das mídias sociais, que contribuem para ampliar a visibilidade necessária junto ao público em geral.

Mapeamento do padrão industrial da região

O encontro dos integrantes do GT Atratividade, reunido no dia 21 de setembro, contou com a presença do coordenador do Grupo de Pesquisa Competitividade e Economia Internacional da Unisinos, Marcos Tadeu Caputi Lélis. Na oportunidade, o professor apresentou dados que permitem identificar o padrão da indústria na região e evoluir em direção às políticas mais assertivas em relação aos setores matrizes.

Segundo Lélis, o modelo estrutural diferencial, identificado pelo efeito localização, ajuda a definir pontos que caracterizam o crescimento em São Leopoldo. Ele ainda destacou a especialização do munícipio frente à região metropolitana, apontando os setores de maior variação positiva.

“As grandes empresas organizam a cadeia produtiva e o padrão de localização acaba aproximando as empresas fornecedoras”, explica Lélis. “Entre 2008 e 2020, geramos 9.144 empregos em São Leopoldo, cerca de seis mil a mais em relação aos municípios limítrofes”, enfatiza.

A partir dos dados apresentados, o diretor executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, ressaltou que a Câmara Temática visa elaborar um plano de ação para ser implementado em 2023, com base na apresentação final do diagnóstico, prevista para dezembro.

Apresentação de Marcos Lélis no Encontro do GT Atratividade

Ensino profissionalizante enfrenta desafios

O GT Educação se reuniu no dia 28 de setembro, junto a representantes das redes municipal e estadual, bem como de escolas profissionalizantes, SENAI, SESI e SEBRAE. Nesta etapa, o GT teve o intuito de validar o sistema educacional de São Leopoldo, a partir dos dados apresentados por Clóvis Antônio Kronbauer, professor da Unisinos.

Entre os objetivos do GT, pretende-se universalizar o atendimento ao ensino fundamental até 2024, para que os alunos possam concluir os estudos dessa etapa dentro do tempo previsto. Em síntese, o Sistema Educacional soma mais de 31 mil vagas em São Leopoldo, contabilizando as redes municipal e estadual, sem considerar as vagas da rede privada – à exceção da escola SESI, que integra o sistema da indústria.

Com relação às vagas do ensino profissionalizante, chegam a quase quatro mil oportunidades de ingresso. Um dos aspectos centrais que vêm sendo considerados é a evasão escolar, que ocorre na transição do ensino fundamental para o ensino médio. Esse é um fator crucial, porque compromete parte da educação dos estudantes e a consequente absorção dos mesmos pelo mercado de trabalho.

O déficit pode ser percebido no Programa de Qualificação Profissional da Indústria Gaúcha, ofertado pelo SENAI, uma vez que grande parte das empresas buscam candidatos que possuam o ensino médio concluído. Neste sentido, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), disponibilizada pelo SESI, é fundamental para que os alunos participantes dos cursos gratuitos ofertados pelo SENAI encontrem ágil inserção no mercado de trabalho.

A reunião também pautou a pesquisa sobre mão de obra e aspectos básicos que devem ser considerados junto às empresas, como: funções a serem preenchidas, quantidade de vagas, qualificação requerida, remuneração oferecida e benefícios proporcionados.

Segundo indicativos, existe a necessidade de elaborar um instrumento de pesquisa com metodologia científica, situado por entrevistas prévias em algumas empresas. Isso ajudaria a identificar as demandas do setor, o que posteriormente resultaria na aplicação da pesquisa nas indústrias de São Leopoldo, seguida por análise e divulgação dos resultados.

A ideia é que a Câmara Temática possa ofertar à indústria o contingente necessário de profissionais aptos a ingressarem no ramo a partir de 2024. Todo o trabalho desenvolvido objetiva elencar questões que estejam dificultando a adesão de mão de obra, para poder otimizar esse processo, a partir da valorização da indústria e dos seus pontos fortes.

Entre as opções propostas, figura a organização de uma Feira de Oportunidades da Indústria de São Leopoldo. O assunto será retomado em breve, para que se possa analisar sua viabilidade, bem como objetivos, local, data, organização e possibilidades do evento.

A reunião ainda contou com a apresentação do Mundo SENAI, realizada pelo coordenador técnico de Educação Profissional (SENAI CETEMP), Sandro Lima Bernieri. O evento, de abrangência nacional, visa apresentar as unidades educacionais, seus cursos e infraestrutura tecnológica para despertar nos jovens o interesse pela carreira na indústria.

A próxima edição ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro, nos Centros de Formação Profissional (CFP) SENAI Lindolfo Collor e Plínio Gilberto Kroeff, em São Leopoldo. A programação prevê a apresentação da Plataforma Mundo SENAI 2022, com destaques para o “Contrate-me” e o portfólio da entidade, além de palestras técnicas sobre temas relacionados à educação profissional, carreira e empregabilidade no contexto atual do mercado de trabalho para os jovens.

Além disso, será oportunizado o diálogo com empresários sobre carreira, inovação, empreendedorismo etc.; demonstração das ofertas de cursos do SENAI; exposição de projetos e produtos desenvolvidos por alunos, patrocinadores e fornecedores parceiros; e visitação orientada e encontros com ex-alunos do SENAI, que hoje estão inseridos no mercado de trabalho.

Sobre a Câmara Temática da Indústria

Instituída por meio do decreto nº 10.017 da Prefeitura de São Leopoldo em dezembro de 2021, a iniciativa visa recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. Além da Prefeitura, a Câmara Temática da Indústria é composta pela Câmara de Vereadores, 13 sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região, ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, além de outros atores que participam de forma eventual.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SINDIMETAL RS | Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS