Projeto inédito reúne representações públicas e privadas para pensar a Indústria em São Leopoldo

A Câmara Temática da Indústria é uma iniciativa que visa recuperar e revitalizar o setor industrial de São Leopoldo. A fim de posicionar o município como líder do desenvolvimento industrial no Estado, o projeto foi instituído através de um decreto da Prefeitura de São Leopoldo, em dezembro de 2021. A Comissão Executiva da Câmara Temática se reúne semanalmente para tomada de decisões, desde fevereiro deste ano. Situando as próximas ações do projeto, as lideranças formaram Grupos de Trabalho (GTs) debruçados sobre três grandes eixos temáticos. Nesse processo, cada assunto foi pauta de reuniões específicas ao longo do mês de junho – Educação (duas reuniões); Atratividade (duas reuniões); e Marketing e Comunicação (uma reunião).

Integram a Câmara Temática da Indústria a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de São Leopoldo, sindicatos da Indústria e dos Trabalhadores, de forma paritária, num total de 13, de São Leopoldo, Novo Hamburgo e região – incluindo SINDIMETAL RS, ACIST-SL, FTMRS, CNM-CUT, Unisinos, IFSul – Campus Sapucaia do Sul, Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt, Escola Técnica Mesquita, SENAI, SESI e SEBRAE, entre outros atores que participam de forma eventual para realização de um trabalho coletivo e inclusivo, tais como a Secretaria Municipal da Educação e a Coordenadoria Regional da Educação.

Para planejar a Educação e a Formação Profissional

O GT reunido sob esta temática tenciona a criação de políticas para a qualificação profissional, através de planos de médio a longo prazo. Pretende-se potencializar recursos para a área educacional e a capacitação do corpo docente, aliados às novas tecnologias. Representantes da rede de educação do município, do ensino estadual, das escolas técnicas, da unidade IFSul – Campus Sapucaia do Sul, do SESI e do SENAI estiveram presentes nas reuniões, trazendo relatos sobre as conquistas e dificuldades localizadas.

Neste sentido, algumas questões vêm se tornando comuns entre as diferentes entidades, dentro da Câmara Temática. São elas: como buscar futuros trabalhadores para a indústria; como adequar o português e a matemática ao pensamento crítico dos alunos e em outras disciplinas; quais as ferramentas necessárias para qualificação; quais as causas da evasão escolar; quais os motivos da falta de interesse da juventude pela indústria; qual o perfil dos desempregados; questões importantes para se planejar a educação e a formação profissional.

Diagnóstico da Atratividade

Neste eixo, o Grupo de Trabalho projeta dois levantamentos de dados, um para entender o posicionamento da cidade dentro do setor, a nível regional, estadual e nacional e outro para identificar aspectos a serem trabalhados, que fortaleçam a sua imagem. Para tanto, está sendo realizado o Diagnóstico de Desenvolvimento de São Leopoldo e uma Pesquisa de Marketing. A apresentação inicial do diagnóstico, com dados econômicos, de emprego e massa salarial coletados neste trabalho foi o tópico central das reuniões do mês de junho.

O diagnóstico ajuda a mapear as iniciativas já existentes no setor, bem como avaliar as capacidades e condições estruturais da cidade. O município revelou boa capacidade de retomada das atividades no período pós-Covid-19, com grande parcela dos empregos alocados no setor industrial. Constatou-se que São Leopoldo tem um setor industrial bastante considerável em relação aos demais municípios da região – em especial, nos setores metalmecânico e de TI. Este trabalho terá sequência nos próximos meses, através do mapeamento de outros potenciais destaques da cidade.

Marketing e Comunicação

O Grupo de Trabalho dessa temática tem como objetivo planejar e unificar a comunicação da iniciativa. A estratégia contempla a criação de um site específico para a Câmara Temática, no qual ficarão centralizadas todas as informações acerca do tema, desde a sua constituição, além de notícias conjuntas. A Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom) será a responsável pela edição final das matérias e informações a serem publicadas. Na reunião ocorrida em junho, a Comissão Executiva validou a estrutura do website, que está sendo desenvolvido pela Agência. A cada mês, a assessoria de uma das entidades fica responsável por acompanhar as reuniões e produzir os releases que serão compartilhados em conjunto, desde o mês de junho.

Próximos passos

Os grupos de trabalho seguirão com as suas agendas e a divulgação das ações em andamento nos próximos meses, sempre com o acompanhamento da assessoria de comunicação de cada entidade ou instituição. Mais informações estarão disponíveis em breve, após o lançamento do site oficial da Câmara Temática da Indústria.

Foto: Divulgação SINDIMETAL RS

Compartilhe nas redes sociais!