Grupo PlínioFleck 65 anos – Reconhecimento mundial

O Grupo Plínio Fleck, formado pelas empresas Flecksteel, Fleckplast e Fleckmetal e que lançou recentemente a marca Fleckmulti, fornece principalmente componentes de alta qualidade para calçados. A Flecksteel, hoje a maior produtora mundial de biqueiras de aço para calçados de segurança, é reconhecida internacionalmente, estando presente em mais de 60 países.

A empresa, que ao longo destes 65 anos de história conquistou o mercado com sua qualidade e tecnologia, consolidou a sua marca e hoje é considerada uma das maiores fornecedoras de componentes para calçados em seus segmentos de atuação. “Além de toda a infraestrutura tecnológica disponível e do know-how, essas conquistas são divididas com profissionais qualificados, que integram o time de sucesso do Grupo Plínio Fleck”, comenta a sócia e diretora Comercial Ana Fleck.

Essa trajetória de sucesso foi iniciada em 25 de outubro de 1949. Na época, o jovem Plínio Fleck, que consertava máquinas e pulseiras de relógio, iniciou a fabricação de navalhas, facas, lançadeiras e outros itens de aço, utilizados na confecção de calçados, tendo em vista o promissor mercado calçadista da Região do Vale dos Sinos e a carência de fornecedores nacionais.

Com o desafio lançado e o aquecimento do mercado calçadista, na década de 70, teve início à produção de biqueiras de aço, produto pelo qual a empresa se tornou mundialmente reconhecida. Neste mesmo período, a Flecksteel teve sua primeira participação em uma feira internacional, prospectando assim sua expansão para o mercado externo. O crescimento também aconteceu no mercado nacional, com a mudança da sede da empresa para Campo Bom, ocupando um espaço de 80.000m², com 25.000m² de área construída.

Gestão afinada

O tempo passou e hoje os sócios Plínio Fleck Filho; Marcelo Fleck, presidente e diretor Industrial; Ana Fleck, diretora Comercial e Mônica Fleck, diretora de Recursos Humanos e de Finanças mantêm os passos do fundador. Com o foco na excelência e na qualidade dos seus produtos, buscam permanentemente por inovação e tecnologia. “Investimos muito em qualificação e temos um controle rígido desde a matéria-prima até o produto final, não só através do laboratório próprio, como também por meio de entidades internacionais”, enfatiza a empresária Ana.

Entre as conquistas, a diretora destaca a fabricação da biqueira de alumínio, um marco na evolução da empresa; os novos produtos, como as correntes para colhedoras de cana de açúcar, blocos de alumínio fundidos fabricada pela FleckMulti.

Mantendo a transparência nas ações e a qualidade na produção, o Grupo conta com uma equipe formada por cerca de 500 funcionários, que trabalham em sintonia com as exigências do mercado. A receita de sucesso tem sido a persistência, afirma à empresária. “Investimos muito na participação em feiras nacionais e internacionais”.

“Precisamos também estar atentos ao mercado, buscando novos produtos, com responsabilidade ambiental e social. Somos rigorosos com relação à ética e a agilidade na tomada de decisões, além de comprometidos com o atendimento aos clientes e a valorização das pessoas, pois elas realizam a produção com determinação e zelo pela marca Flecksteel”, confirma a diretora.

A gestão afinada com os tempos atuais e a preservação de valores incontestáveis são os principais fatores, que refletem o sucesso do Grupo Plínio Fleck.

Fonte: Flecksteel
Espaço SINDIMETAL 49

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!