FEPAM – Ferramentas 30 anos produzindo com qualidade

A satisfação do cliente, pela garantia de qualidade dos produtos e serviços, bem como pelo prazo de entrega reduzido, tem norteado o trabalho de equipe da associada Fepam Ferramentas.

Fundada no dia 26 de agosto de 1986, a empresa está localizada em São Leopoldo, num prédio próprio, com cerca de 1.700 m² de área construída. Seus sócios são: Gilberto da Silva Bittencourt, Leandro Ribeiro Bittencourt, João Carlos da Silva Bittencourt, Nelson José da Silva Bittencourt, João Roque Fay dos Santos e Luis Nei da Silva Bittencourt.

Há 30 anos, a Fepam desenvolve ferramentas para beneficiadores de madeira, indústrias de móveis e esquadrias. “Atuamos no fornecimento de ferramentas de corte para madeira e seus derivados, onde possuímos uma ampla linha, que conta com serras circulares, fresas, facas, cabeçotes, brocas e acessórios” registra o sócio-gerente Leandro. “Também elaboramos projetos especiais de acordo com as necessidades dos clientes e executamos serviços de repastilhamento”, afirma.

O crescimento da empresa ocorreu naturalmente, como relata o diretor Gilberto.”Compramos um torno de bancada e fomos produzindo, sempre conciliando com as atividades que cada um desempenhava no seu trabalho”. Como o leque de produtos aumentou e foram se firmando no mercado, surgiu a necessidade de constituir uma empresa familiar. O primeiro espaço que ocuparam foi numa garagem. “Na medida em que o trabalho foi aumentando, passamos por mais três endereços até conseguirmos adquirir o prédio próprio, há cerca de sete anos”, relembra.

Os primeiros tempos foram de muitos desafios. “Trabalhávamos de domingo a domingo, para conciliar uma dinâmica e um volume de produção basicamente de acessórios”, ressalta Gilberto. A segurança, de que estavam no caminho certo, foi aumentando com a conquista de mais clientes. Muitos, inclusive, seguem até hoje, para orgulho dos diretores, que superaram cada etapa. Uma decisão difícil, mas que fez toda a diferença para o crescimento da Fepam foi à fabricação da serra circular, há seis anos, hoje o principal produto da empresa.

Atualmente, a comercialização é mais pulverizada, mas em geral 35% da produção, no País, é absorvida pela região Norte. Também exportam para o Uruguai, Bolívia, Peru e Chile. Entre os planos futuros, inclusive, está aumentar o leque de produtos, para diversificar a demanda, mas isso é claro, dependendo da movimentação do mercado.

Melhoria contínua

“Estamos sempre atentos, buscando aperfeiçoar a nossa linha de produtos, que passa por melhoria contínua, pois as tendências mudam constantemente e precisamos acompanhar esta dinâmica”, esclarece Leandro. A própria serra circular, no ano passado, recebeu melhorias no processo de soldagem e no antirruído, exemplifica. Outro diferencial tem sido a manutenção dos produtos, cuja prestação de serviços tem um bom volume, especialmente aqui na região.

A Fepam Ferramentas conta com uma equipe de funcionários especializada, que trabalha dentro dos mais modernos métodos de fabricação para obter um elevado índice de qualidade. O convívio na empresa é elogiado pelos diretores. A aproximação com os funcionários e o fortalecimento do grupo é facilmente verificada. “Há mais de sete anos, que ninguém pede demissão e temos colaboradores que estão na empresa há mais de 20 anos”, registra com orgulho Gilberto.

Para o diretor, a receita de sucesso, nestes 30 anos, pode ser resumida em muito trabalho e comprometimento de todos. “Admitir os erros, tentar corrigir e sempre que possível delegar, para que seja fortalecida a relação de confiança”.

A missão da Fepam é reforçada pelo desejo de “estar entre as cinco principais empresas do mercado, em produção e comercialização de ferramentas de corte para o ramo moveleiro e madeireiro”, enfatiza. “Para atingir nossas metas, estamos em busca constante de novos processos e tecnologias, visando o aumento da produtividade e a qualidade dos produtos”, sintetiza o diretor Gilberto.

O trabalho, desde a fundação da empresa, tem sido pautado pela honestidade, pela fabricação de produtos de qualidade, tendo sempre como prioridade o atendimento, que deve trazer segurança ao cliente. “Esperamos que haja uma retomada da economia, para que possamos investir 100% na nossa capacidade produtiva, aumentando o mix de produtos, adquirindo novos equipamentos e também dando mais vazão aos serviços de manutenção”, conclui Gilberto.

Parabéns aos diretores e colaboradores pela trajetória até aqui trilhada. Que o futuro reserve muitos anos de sucesso para a Fepam!

Fonte: Fepam
Espaço SINDIMETAL 59

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!