Aula inaugural do Programa SENAI LAB – Trilhas da Aprendizagem é prestigiada pelo SINDIMETAL, autoridades e estudantes

O dia 27 de março foi marcado pela aula inaugural do Programa SENAI LAB Trilhas da Aprendizagem. A solenidade ocorreu na EMEF Padre Orestes João Stragliotto, localizada no bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, que neste ano completa 16 anos de existência.

A ocasião reuniu representantes do SINDIMETAL RS, SENAI, autoridades municipais e comunidade escolar, que foram recepcionados pela diretora da escola, Lucila Pinheiro da Costa, há 13 anos nesta função. A ação, uma parceria entre entidades e o SENAI São Leopoldo, envolve a execução do programa no turno inverso, batizado de SENAI LAB – Trilhas da Aprendizagem. Nele são disponibilizadas, gratuitamente, em 2024, até 450 vagas de formação inicial em mecatrônica, para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e da etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede municipal de Educação. O programa foi lançado em dezembro de 2023 e começou a ser debatido no Grupo Estratégico do SINDIMETAL – Atração de Pessoas, o qual mobilizou a iniciativa via Câmara Temática da Indústria, somando esforços com o SENAI São Leopoldo e o poder público.

A mesa oficial foi composta pelas seguintes autoridades: secretário municipal de Educação, professor Ricardo Luz, neste ato representando o prefeito Ary Vanazzi; secretária-adjunta de Educação, Renata de Matos; secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel; gerente de Operações do Centro de Formação Profissional SENAI Plínio Gilberto Kröeff, SENAI Lindolfo Collor e SENAI Edmundo Antônio Bins, Sandro Lima Bernieri; representando a Câmara Temática da Indústria, diretor executivo do SINDIMETAL, Valmir Pizzutti; diretora da EMEF Padre Orestes João Stragliotto, professora Lucila Pinheiro da Costa; e a professora da Secretaria Municipal de Educação, Patrícia Schneider.

A saudação inicial ficou a cargo da diretora Lucila da Costa, que destacou a emoção de acompanhar essa oportunidade, que está sendo proporcionada aos alunos, com vistas a um despertar para a carreira profissional.

DEPOIMENTOS – “A importância deste momento, que começou através da Câmara Temática da Indústria, é o resultado da soma de muitos esforços, em prol do desenvolvimento e da qualificação da mão de obra local”, pontua o diretor Executivo do SINDIMETAL, Valmir Pizzutti. “Estamos felizes e motivados para que este projeto seja um sucesso”.

Para o gerente de Operações do SENAI, Sandro Bernieri, os primeiros passos estão sendo dados, para conhecer, de forma gratuita, as oportunidades oferecidas pelo SENAI. “Ao final dessa jornada, vocês terão um conhecimento diferenciado e poderão tomar decisões com base nas experiências vividas”. Para Sandro, esse projeto, elaborado com parceiros estratégicos, foi pensado no futuro, e mostrará opções, facilitando a caminhada dos participantes.

A secretária-adjunta de Educação, Renata de Matos, destacou que, segundo pesquisas, São Leopoldo é uma das 10 cidades de maior relevância econômica no Estado. “Ocupamos a sétima posição no RS, entre os quase 500 municípios e isto exige escolas de qualidade, para redistribuir as habilidades. Este programa foi pensado desta forma. Tudo que chega nas escolas é visando investir na qualificação permanente”.

Neste momento, Renata também compartilhou uma novidade, “Cada um de vocês, ao concluir o curso, poderá participar de um cadastro geral, onde as indústrias buscam os estudantes para participar, diretamente nas suas empresas, como jovens aprendizes. Tenho certeza de que vocês irão amar essa experiência”.

O secretário Juliano Maciel enfatizou a satisfação de participar desta solenidade, “pois o município aposta muito neste projeto, idealizado em benefício do futuro dos nossos jovens”. Segundo Juliano, “é fundamental ofertar oportunidades para vocês realizarem boas opções profissionais. Aproveitem o acesso ao conhecimento”, enfatiza.

Representando o prefeito Ary Vanazzi, o secretário de Educação, Ricardo Luz, fez questão de enfatizar que a indústria mudou e evoluiu de forma surpreendente. “Esta parceria certamente irá aproximar vocês desta nova realidade. O mercado de trabalho merece profissionais bem-preparados, para contribuir com o desenvolvimento e a realização profissional de todos vocês. Sucesso!”

Foto: Divulgação SINDIMETAL
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial