Lançamento do Programa SENAI LAB 2024 Trilhas da Aprendizagem, em São Leopoldo

A segunda-feira, dia 04 de dezembro, foi marcada pela solenidade de assinatura do SENAI LAB – Trilhas de Aprendizagem realizada pela Prefeitura de São Leopoldo, na Escola Municipal Zaira Hauschild e prestigiada pelo SINDIMETAL RS, autoridades e comunidade escolar.

O movimento, em São Leopoldo, começou a ser debatido no Grupo Estratégico do SINDIMETAL – Atração de Pessoas, o qual mobilizou a iniciativa via Câmara Temática da Indústria, somando esforços com o SENAI São Leopoldo e o poder público.

O SENAI LAB é um espaço de experimentação de novas ideias e cocriarão, fomentando a cultura maker (o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem). Seu propósito é compartilhar conhecimento e apoiar ferramentas tecnológicas, criando um ambiente onde é possível aprender com todos.

O respectivo programa, no turno inverso – Trilhas de Aprendizagem, irá disponibilizar, gratuitamente, em 2024, até 450 vagas de formação inicial em Mecatrônica, para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental – alunos do 9º ano, com idade mínima de 13 anos – e da etapa final da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Educação.

O programa Trilhas de Aprendizagem visa despertar o interesse dos adolescentes para o mundo do trabalho na indústria, com foco de atuação nas áreas Metalmecânica e Automação, proporcionando Banco de Talentos, para os alunos ingressarem nos cursos de aprendizagem.

Ao saudar os presentes, a diretora da EMEF Zaira Hauschild, Vivian Schulz Lopes Monteiro, agradeceu a possibilidade de os alunos terem a oportunidade de conhecer novas habilidades, desenvolvendo competências, que o mundo do trabalho tanto necessita.

PRONUNCIAMENTOS – Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, coordenador da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, “a relação construída entre a Prefeitura, entidades e Unisinos tem sido motivo de orgulho, pois todos estão tendo um só olhar, em direção ao conhecimento e ao futuro”.

O presidente do SINDIMETAL, empresário Sergio Galera, evidenciou que a entidade vem trabalhando situações, em que a indústria precisa melhorar. “Dentro do nosso cronograma de discussões, verificamos que o jovem está muito distante da indústria e que teríamos que fazer um movimento para atrair a juventude para a indústria, onde são pagos os melhores salários e existem boas oportunidades de emprego”. Segundo Galera, a ideia do SENAI LAB veio para mostrar isso. “Existem ótimas oportunidades para os estudantes, e o SENAI, através destes cursos, no contraturno, irá contribuir com opções para um futuro, um caminho, apontando, trilhas de aprendizagem”.

Para o diretor regional do SENAI, Carlos Artur Trein, o momento se reveste de celebração. “É muito satisfatório para o SENAI todo esse movimento, onde participam várias frentes e lideranças, que se uniram em prol da formação profissional. Os alunos irão se divertir ao participar desse programa, com uma proposta lúdica, que ajudará a descobrirem sua vocação. Se inscrevam, não percam essa oportunidade, que poderá vocacionar a carreira de vocês”.

O secretário municipal de Educação, professor Ricardo Luz, enfatizou que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e se faz necessária, sendo importante utilizar com sabedoria e inteligência. “Esse programa gratuito irá apresentar novas oportunidades para aplicar a tecnologia na vida de vocês e futuramente no mundo do trabalho. A escola pública está oferecendo um conhecimento fantástico, de crescimento para os alunos. Aproveitem muito bem os conteúdos apresentados e façam boas escolhas”.

Antecedendo a assinatura oficial, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, destacou a satisfação de reunir autoridades e a comunidade escolar para consolidar um passo importante em direção a realização de novas possibilidades na vida dos estudantes. “Vocês terão uma visão ampliada das incontáveis oportunidades no mundo do trabalho, que os levarão a conhecerem mais e melhor sobre a indústria”, conclui Vanazzi.

Prestigiaram também a solenidade: Sandro Lima Bernieri, gerente de Operações; Lucas Maurício de Azevedo, coordenador técnico; Gabriela Gomes Motta, coordenadora pedagógica; Roger Luis Ferreira, agente de Relações com o Mercado; e Katiéle Ávila Vargas, assistente técnica, do SENAI São Leopoldo; Sofia Copé Heller Michel, empresária e vice-presidente do SINDIMETAL; Valmir Pizzutti, diretor Executivo; Cláudio Garcez, assessor; Andrea Maganha, Relacionamento/Comunicação e Marketing; e Luíza Ferrari, Desenvolvimento Industrial, da equipe executiva do SINDIMETAL; professor Carlos Diehl, da Unisinos; Mário Rosito, secretário Adjunto da Sedettec; Renata Matos, da Smed; Milton Viário, da Confederação dos Metalúrgicos; Valmir Lodi, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; Genilson Vargas, tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores; Ana Paula Gravi Crespin dos Santos, presidente do Conselho Escolar; Larissa Aristimunho Paulus, presidente do Grêmio Estudantil; entre outros.

Foto: Divulgação SINDIMETAL

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial