Imobras 15 anos, 1° empresa nacional a produzir motores de corrente contínua

Com expressiva presença nacional, a Imobras vem conquistando espaço no mercado internacional, com exportações principalmente para a América Latina e Europa. Fundada no dia 08 de março de 2001, em Alto Feliz, a empresa vem se reinventando continuamente, ampliando seu portfólio de produtos, qualificando sistematicamente seus processos produtivos e sendo referência na produção de motores elétricos no País. Além de forte fabricante de motores e eletroventiladores de corrente contínua, a Imobras é a primeira empresa nacional a fabricar motores eletrônicos usando tecnologia brushless (sem escovas) por comutação eletrônica de altíssima qualidade.

Para Ireno dos Reis, os princípios na condução dos negócios focados na honestidade, integridade, transparência e respeito às leis, sempre nortearam positivamente a trajetória da empresa. “A vasta experiência profissional do Ireno, executivo de destaque em empresas de porte do segmento automotivo, foi determinante para a fundação da Imobras”, destaca Maria Reis, responsável pelo setor Comercial da empresa. “Pesquisamos então a região e encontramos em Alto Feliz um local fértil para darmos vazão ao projeto”, complementa.

Com escritório comercial em Caxias do Sul, a empresa passou a realizar um atendimento mais personalizado. “A aplicação de soluções avançadas e tecnologia de ponta, para o desenvolvimento de produtos customizados, também têm sido somados a um bom atendimento”, registra Maria Reis.

O início, num espaço reduzido de 50m², foi marcado por desafios diários. Mas, já no final do primeiro ano, o trabalho foi se consolidando e a incubadora passou para um prédio industrial com 2.300m², sede da Imobras. Reconhecida pela sua qualidade, a empresa recentemente aprovou produto para a Mercedes-Benz e também para a Renault. “Mesmo com uma estrutura enxuta, aplicamos os conceitos de gestão das grandes empresas”, afirma Ireno. “Há três anos utilizamos a cultura Lean, que tem trazido inúmeros benefícios, entre eles a diminuição dos estoques e a extinção do almoxarifado. O laboratório é equipado com alta tecnologia e as empresas reconhecem e valorizam este diferencial”, salienta o diretor.

Lançamento do ônibus elétrico

Com um parque fabril moderno, produz motores com tecnologia totalmente nacional, fornecendo itens originais e formando parcerias cada vez mais sólidas com montadoras e empresas do setor. Um destaque, em 2014, foi a fabricação do motor elétrico da bomba de água do mais recente lançamento da Harley Davidson, nos Estados Unidos. “Um projeto desenvolvido pela Melling, empresa norte americana com unidade no Brasil, que em parceria com a Imobras, viabilizou essa inédita conquista para a indústria nacional”, registra Ireno Reis. “Trata-se de uma significativa mudança de conceito sendo um passo importante na eletrificação dos sistemas mecânicos atuais”.

As certificações conquistadas, além da ISO, são resultados de importantes investimentos em automação. A presença forte de uma equipe dinâmica, competente e pró-ativa, focada no empreendedorismo está afinada com a política de qualidade da empresa. Os produtos Imobras podem ser aplicados em diversos setores da indústria, comércio e serviços, como veículos, motos, ônibus, barcos, trens e metrôs, além de outra aplicações industriais.

“Trabalhamos muito e reinvestimos os resultados, pois acreditamos na empresa”, enfatiza. Prova disto é o projeto que está sendo desenvolvido há dois anos e que deverá ser lançado em março, por ocasião do aniversário da Imobras. Trata-se do ônibus elétrico, uma tendência mundial que está sendo testado e que deverá percorrer de 130 a 200Km a cada carga de energia elétrica recebida. “Com a economia de combustível, em cinco anos o investimento se paga, mas a sua produção em série, no Brasil, certamente dependerá de uma combinação de interesses financeiros e políticos”, justifica o empresário.

A coragem e o comprometimento dos gestores na Imobras têm sido decisivos para impulsionar a empresa. Como destaca o diretor Ireno “para perpetuar um projeto, se quisermos continuar no mercado, temos que investir nos resultados e acreditar nos sonhos”. E tem sido assim, nestes 15 anos de trajetória.

Parabéns e sucesso redobrado!

Fonte: Imobras
Espaço SINDIMETAL 56

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!