SULCROMO: Fortalecendo a indústria nacional

Fundada em 1972, em Caxias do Sul, a Sulcromo está entre as líderes de mercado no desenvolvimento e fornecimento de soluções em revestimentos metálicos. Além da matriz, a empresa possui uma filial em São Leopoldo, um centro técnico em São Paulo e uma unidade itinerante, para atendimento móvel em unidades fabris de todo Brasil.

Atenta ao que há de mais moderno no mercado, a empresa investe constantemente na modernização de equipamentos e processos, e orgulha-se de fortalecer a indústria, há quase 50 anos, com tecnologia associada a agilidade e custos competitivos. 

Para o sócio-fundador, Jorge Mazzocchi, a principal característica que norteia o crescimento e desenvolvimento da Sulcromo é o interesse pelo desafio. “Somos uma das poucas empresas nacionais a atender itens de grande complexidade, porte e precisão. E isto só é possível através de uma atitude técnica e comprometida frente a projetos que fogem das características normais de mercado”. Para Alexandre Ely, sócio da empresa, a Sulcromo é tão grande quanto a sua equipe. “Nosso maior valor está no capital humano. Uma estrutura instalada otimizada é irrelevante sem um time que se dedica todos os dias para o atendimento e satisfação de nossos clientes. E nos orgulhamos muito de termos construído uma equipe técnica polivalente que faz a história acontecer todos os dias”. 

TRAJETÓRIA – A Sulcromo foi fundada como uma empresa familiar com o objetivo principal de fornecer serviços de cromo duro, um revestimento industrial altamente eficaz para soluções de proteção e produtividade em diversos segmentos. Da fundação até os dias de hoje, a empresa ampliou seus serviços para metalização de revestimentos diversos, retífica de grande porte, lapidação e fabricação de equipamentos. 

Através de sua célula de serviços externos, a empresa presta atendimento dentro da unidade fabril do cliente, ideal para manutenção e revestimento de peças de difícil manejo e deslocamento.  Apenas neste final de ano, a unidade atenderá máquinas nos estados do Pará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeira e Santa Catarina, que além de evitar desmontagem de grandes máquinas, o serviço tem a vantagem competitiva de acontecer entre paradas curtas de manutenção de 30h a 72h.

Certificada pela Norma ISO 9001:2015, a Sulcromo está apta a atender mercados cada vez mais exigentes, com capacidade técnica garantida e processos mapeados do início ao fim. Além disso, a empresa detém certificações técnicas específicas para atendimento de mercados como Petróleo e Gás, Siderurgia, Papel e Celulose, entre outros. 

FUTURO – Atendendo de norte a sul do País, a empresa, neste momento, planeja-se para avançar nas fronteiras do Mercosul, não apenas através da produção nacional ou beneficiamento de itens de exportação, mas através de uma joint-venture com a argentina Diacrom, buscando levar suas soluções aos mercados da Argentina, Uruguai Paraguai e Chile. Outra novidade é o lançamento da cabine de aplicação de TSA (Thermal Spray Aluminum), focada nas demandas dos setores naval e eólico e a ampliação de sua unidade de barras cromadas, que com duas retíficas centerless recém instaladas hoje passa a atender 100 toneladas por mês para o segmento hidráulico, o triplo da produção do início do ano. 

Por entender o poder da capacitação técnica, um dos pilares da história da empresa é o fortalecimento da equipe, através do conhecimento, razão pela qual dedica sistematicamente recursos para a formação de seus profissionais. A empresa não apenas investe na educação acadêmica de sua equipe, como também promove cursos de capacitação internos, além de parcerias com instituições como a Escola Técnica Liberato, que há anos direciona estudantes para estágios na Sulcromo. Em sua mais recente empreitada, a empresa firmou um acordo de pesquisa com a UFRGS, focada no estudo e aplicação de revestimentos metálicos a Engenharia de Materiais. 

GRANDES PROJETOS, GRANDES DESAFIOS – Neste mês de dezembro, a empresa bate seu novo recorde no atendimento de grandes dimensões e alta precisão, revestindo um cilindro da fabricante alemã VOITH de Ø 1800 x 8500mm. A Sulcromo é uma das únicas com capacidade e tecnologia para executar serviços deste nível na América Latina e no mundo. E ao que tudo indica, vai continuar se superando.

“Nós poderíamos dizer que nosso carro chefe são revestimentos metálicos, mas isso hoje, tão pouco é verdade”, afirma a direção. “Nosso carro chefe é, na sua essência, criar soluções para os processos industriais de nossos clientes, garantindo não apenas a continuidade de seu fornecimento, mas também a eficácia de sua produção. Nós queremos garantir que a indústria nacional não vai parar ou desacelerar – e por isso a Sulcromo tão pouco irá”, afirmam. Certamente essa trajetória será marcada por novos capítulos de sucesso e pioneirismo. Parabéns à direção e equipe. 

Fonte: SULCROMO
Espaço SINDIMETAL 79

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!

Compartilhe nas redes sociais!