RIJEZA 15 anos de forte atuação no mercado

A Rijeza nasceu motivada pela possibilidade de minimizar o alto custo em manutenção de máquinas e equipamentos. Há 15 anos, trabalha com eficiência, em busca de soluções contra desgastes superficiais, aumentando a produtividade e ampliando a vida útil de diferentes tipos de peças. Especializada no desenvolvimento e aplicação de revestimentos contra desgastes em máquinas e equipamentos, atua em vários segmentos da indústria, como alimentação; energia eólica, hidrelétrica e termelétrica, mineração, papel e celulose, petróleo e gás, petroquímica e siderurgia.

A sede da Rijeza está localizada num espaço privilegiado, que possui seis hectares e 2.500 m² de área construída. Fundada no dia 03 de maio de 2002, em São Leopoldo, conta com a dedicação e o conhecimento dos sócios da família Geremia. Ivo, idealizador número um da empresa, atua como consultivo; Darlan é encarregado do desenvolvimento de negócios; e Leonardo, voltado para pesquisa e desenvolvimento.

A primeira peça trabalhada pela Rijeza foi entregue no dia 1º de abril de 2004 e representou um marco para a empresa, que já havia constatado a carência desse serviço no mercado. “O desgaste gerado nos materiais é grande e a manutenção tornou-se necessária e mais econômica para o cliente”, justifica Darlan, sempre atento em fornecer a solução mais viável para cada situação apresentada. “Na realidade, desejamos, através do trabalho realizado, que toda a cadeia seja beneficiada”.

Filial em Rondônia

“Compromisso e confiança estão sempre presentes no dia a dia da empresa, aproximando a direção e colaboradores, dos clientes, que em muitos casos já fidelizaram a marca”, registra Darlan. Um passo muito importante em direção ao sucesso foi dado em 2009, quando a Rijeza foi contatada pelo Auston Institute of Management, para atuar no revestimento da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho, no estado de Rondônia.

O revestimento da última máquina (Turbina Bulbo) da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio está concluído, totalizando 25 turbinas revestidas. Este trabalho despertou o interesse da Energia Sustentável do Brasil, que contratou a Rijeza para realizar a aplicação do revestimento nas pás da Usina Hidrelétrica de Jirau. A empresa abriu uma filial em Rondônia para atender a essa demanda, representando um marco importante para o seu crescimento e consolidação no mercado.

Atenta à sua missão de “fornecer soluções contra desgastes, com revestimentos que aumentem a vida útil dos equipamentos, garantindo resultados positivos para as partes interessadas”, a Rijeza está sempre se reinventando. A ideia de criar o Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) é motivo de orgulho também para parceiros da região, que têm utilizado este espaço, com equipamentos de ponta e materiais qualificados para a solução dos problemas de desgaste. O principal objetivo do CPT da Rijeza é melhorar a qualidade e eficiência dos revestimentos aplicados, assim como gerar novas soluções para o mercado.

Embora atenda prioritariamente ao mercado interno, Darlan comenta que existem projetos em testes e análise para exportação. “Trabalhamos para identificar nichos, oportunidades e ações que possam impactar nas vendas. Isso exige tempo, disciplina, mas não temos como crescer neste mercado tão globalizado e competitivo sem ter este olhar, com lupa de aumento”, enfatiza.

Sempre em contato direto com os clientes, Darlan acredita muito que os bons resultados acontecem quando o empresário entende o cerne do negócio, o seu propósito. “Muitos quebram porque criam um produto pelo qual o dono é apaixonado, mas não é o que o mercado precisa, servindo para satisfazer somente o seu ego”, destaca. É preciso ficar atento.

Entre os planos futuros para a Rijeza, os sócios desejam seguir forte no mercado, com foco nos resultados e realizando uma imersão no sistema de gestão Lean, que é mais uma solução para o aumento da competitividade.

Parabéns para a direção e equipe pelos 15 anos dessa jovem empresa, que a cada ano vem se fortalecendo.

Fonte: Rijeza
Espaço SINDIMETAL 63

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!