Resultados da Consultoria Metalmecânica realizada em parceria com a FEEVALE são apresentados

No dia 06 de março, a reunião de apresentação de resultados da Consultoria Metalmecânica reuniu empresários e representantes das empresas participantes, junto à sede da entidade.

A Consultoria Metalmecânica, disponibilizada pelo SINDIMETAL em parceria com a FEEVALE, direcionada às empresas associadas, fruto do Planejamento Estratégico, foi lançada, no dia 09 de março de 2023, sendo concluída no dia 22 de dezembro. Contemplou inicialmente 23 empresas interessadas, com mais de 90 gargalos, tendo mais 16 participantes, numa segunda etapa, com 54 gargalos. No total, foram 145 gargalos identificados, desde auxílio para implementação da ISO até pesquisa de mercado, entre as 39 empresas atendidas.

Na abertura da reunião o diretor Executivo, Valmir Pizzutti, destacou que a Consultoria Metalmecânica nasceu com a disposição de orientar as indústrias na implementação de mudanças ligadas à inovação e à sustentabilidade, identificando os principais gargalos e unindo esforços para o encaminhamento de soluções. .  “Na primeira etapa da Consultoria, conforme reunião com as empresas participantes, em agosto de 2023, foram elencadas três para integrarem uma mentoria piloto, diretamente com especialistas nos respectivos gargalos:  Floki (Processos), Grefortec (Recursos Humanos) e MGM Crafer (Pesquisa Mercadológica), incluindo 33h de mentoria para cada empresa”, explica Pizzutti. “O SINDIMETAL, a FEEVALE e as empresas tiveram um amplo aprendizado, durante a caminhada de mentoria para cada uma delas, que foram acompanhadas com checkpoints mensais na entidade”, registra.

A segunda etapa da Consultoria iniciou paralelamente às mentorias, na busca por novos atendimentos e identificação de gargalos.

A FEEVALE esteve representada pela Diretora de Inovação, Daiana Monzon e Débora Maria Engeroff, analista do Núcleo de Serviços Especializados, que apresentaram os dados da Consultoria. “Estamos direcionados ao atendimento das necessidades do mercado, atuando de forma ágil e dinâmica, através do desenvolvimento de soluções para a comunidade e empresas, aplicando a pesquisa e a inovação para a obtenção de resultados”, afirma Débora. “Este trabalho constitui num braço forte dentro das empresas, para colocar em prática as propostas com vista a sanar alguns gargalos existentes, facilitando assim o dia a dia.” argumenta Débora.

Entre as entregas realizadas pela Consultoria, além das mentorias, estão os Workshops de ESG, Captação de Recursos, Marketing e Gestão Comercial, que atenderam gargalos comuns de mais de uma empresa; modelos de benchmarking:  para elaboração de relatórios de sustentabilidade; em questões ESG; e de gestão de relacionamento com o cliente; aproximação com o Núcleo de Projetos e Captação de Recursos, para desenvolvimento de serviços e boletins de editais, e  com o Núcleo de Serviços Especializados, para atendimento com professores especialistas.

DEPOIMENTOS – Segundo os empresários participantes da mentoria piloto, Milton Santi Pereira, da MGM Crafer; Andrea Peres Gremes Pereira, da Grefortec; e Giuliano Hoffmann, da Floki, a experiência foi proveitosa, trazendo resultados significativos para os processos trabalhados em conjunto com a mentoria.

“Sempre achei que a ligação sindicato, indústrias e universidade fosse necessária, estou muito satisfeito”, relata Milton.  “Aproximar a universidade das empresas é uma intenção antiga e esse caminho intermediado pelo SINDIMETAL está funcionando muito bem. Temos dois anos de empresa no mercado e com a consultoria podemos fortalecer a nossa marca”.

Andrea registrou a satisfação por ter participado deste projeto piloto. “Foram identificados os gargalos, que precisávamos sanar e conseguimos evoluir com orientações seguras e voltadas para a nossa realidade. Seguimos em construção, pois sempre aparecem novos desafios, mas estamos avançando”, comemora.

“As universidades estão mais atentas e próximas do que as empresas necessitam, numa velocidade maior”, comenta Giuliano. “Toda a dinâmica deste trabalho requer análise e envolvimento direto da empresa. O tempo é o nosso bem mais precioso. A partir dessa consultoria conseguimos reduzir drasticamente o tempo de execução das tarefas propostas, com qualidade. O trabalho realizado teve empatia, disposição e foi muito valioso para a empresa”, registra.            

Diante dos resultados apresentados e análises positivas, a sequência da Consultoria deve se manter, com as mentorias. Os próximos passos englobam a identificação das demais empresas participantes com interesse em mentoria e análise da Feevale junto aos professores, para orçamento e alinhamentos com o SINDIMETAL. “Acreditamos que esse trabalho de constância e pronto diálogo entre entidade, universidade e empresas trará muitos frutos a todos que estão somando esforços para a manutenção desta Consultoria Metalmecânica”, conclui Pizzutti.

A Consultoria Metalmecânica, que inclui o desdobramento das mentorias, ocorreu sem custo para as empresas associadas.

__________

Foto: Divulgação SINDIMETAL

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial

Compartilhe nas redes sociais!