Consultoria Metalmecânica é lançada no SINDIMETAL em parceria com a FEEVALE

Fruto do Planejamento Estratégico e das reuniões de diretoria realizadas pelo SINDIMETAL RS, foi lançada, no dia 09 de março, a Consultoria Metalmecânica, direcionada para as empresas associadas da entidade.

A iniciativa, realizada em parceria com a Diretoria de Inovação da Universidade FEEVALE, reuniu aproximadamente 30 lideranças empresariais. Na abertura, o diretor Executivo, Valmir Pizzutti, destacou que a Consultoria Metalmecânica nasce com a disposição de orientar as indústrias na implementação de mudanças ligadas à inovação e à sustentabilidade, identificando os principais gargalos e unindo esforços para o encaminhamento de soluções. “O objetivo da integração entre a Universidade FEEVALE e o SINDIMETAL é propor melhorias que gerem vantagem competitiva às indústrias”, enfatiza.

Entre os objetivos do trabalho estão realizar o mapeamento dos processos das indústrias aderentes, identificar os principais gargalos na percepção dos gestores e clientes, analisar as possibilidades de inovação frente aos processos considerados e de que forma a sustentabilidade pode ser inserida na operação da indústria, além de buscar editais de real importância para o segmento.

A analista do Núcleo de Serviços Especializados da FEEVALE, Débora Maria Engeroff, ao apresentar o trabalho realizado pela Diretoria de Inovação (Dinova) da instituição, ressaltou que a mesma promove ações, através de seus núcleos, que incentivam o empreendedorismo e a inovação. “Nosso foco é direcionado ao atendimento das necessidades do mercado, de forma ágil e dinâmica, através do desenvolvimento de soluções para a comunidade e empresas, aplicando a pesquisa e a inovação para a obtenção de resultados”, afirma Débora.

VÁRIAS FRENTES

Com serviços especializados, a Dinova visa apoiar e atender às demandas de pessoas físicas e jurídicas, assim como de instituições públicas, através de laboratórios técnicos e de pesquisa especializados nas mais diversas áreas do conhecimento, além de consultoria para atendimento das necessidades das empresas e pesquisas, acadêmicas e mercadológicas. Vale salientar que o SINDIMETAL tem em andamento um convênio de cooperação tecnológica com o FEEVALE Techpark, que compreende desconto de 10% para as associadas, em todos estes serviços especializados.

Segundo Débora, outro serviço de destaque é o Núcleo de Projetos e Captação de Recursos (NPCR), que avalia as oportunidades de participação em editais públicos e privados e possibilita o acesso a diversos tipos de recursos. O mesmo desenvolve projetos em parceria com professores da Universidade FEEVALE para resolver problemas reais de empresas, gerenciando projetos institucionais de pesquisadores da Universidade.

Ao apresentar os diferentes serviços disponíveis, Débora também destacou o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT). Com o objetivo de realizar a intermediação entre universidade e empresas, o mesmo promove a solução de desafios e programas de incentivo à inovação. Além disso, é responsável pelos registros de propriedade intelectual (softwares e patentes) dos projetos executados em parceria com a Universidade ou outros produtos gerados através dos programas da Dinova.

ATENDIMENTO

A Consultoria Metalmecânica contará com o conhecimento e a experiência da doutora em Administração, Paola Schmitt Figueiró. Docente do Mestrado Acadêmico em Administração, atuou como mentora do FEEVALE Techpark e está voltada para o desenvolvimento de projetos ligados à inovação sustentável, criação de valor compartilhado, inovação social, empreendedorismo social, gestão da diversidade e inclusão, entre outros.

A consultoria será coordenada por Paola, com objetivo de atender todas as empresas associadas e terá o suporte de Rafaella Bohrer, funcionária e discente do curso de Administração da Universidade FEEVALE, com certificação de professor em Empreendimento e Inovação, pela Universidade de Salamanca – Espanha em parceria com empresa do Vale do Silício. O atendimento presencial ocorrerá na sede do SINDIMETAL, junto à administração, no 5º andar, nas segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h15min às 11h30min e das 13h15min às 17h45min, sem custo para as empresas associadas. As inscrições para adesão encerram no dia 17 de março, nesta etapa inicial.

Mais informações, através dos telefones (51) 3590-7711 ou 99864-9744.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial