Unindo forças em prol da qualificação profissional

Nesta quinta-feira, dia 07 de julho, foi assinado, junto à prefeitura municipal de São Leopoldo, o termo de cooperação firmado entre o poder público, o SINDIMETAL RS, o SINDUSCOM Vales e o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos. A meta é viabilizar o Programa de Qualificação Profissional, com cursos gratuitos, consolidando a iniciativa da FIERGS, por meio do SENAI.

Ao saudar os presentes, o secretário-geral de Governo, Nelson Spolaor, destacou a importância deste ato, que incentiva o acesso a diferentes cursos para a região, com vistas à qualificação profissional, contribuindo para inserção ao mercado de trabalho. O candidato, para participar do programa, precisa ter idade mínima de 18 anos; estar desempregado; apresentar a autodeclaração de baixa renda; e ser indicado por um sindicato da indústria. Entre os benefícios, além da respectiva qualificação, os participantes recebem vale transporte e cesta básica (após aprovação no curso), disponibilizados pela prefeitura.

Para o presidente do SINDUSCOM Vales, Rodrigo Weissheimer, a iniciativa irá possibilitar novas frentes de trabalho para a população desempregada. A qualificação sempre será bem-vinda, pois as chances de ingresso no mercado de trabalho se ampliam, trazendo igualmente possibilidades de crescimento profissional.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo, Valmir Iodi, as oportunidades disponíveis irão alavancar o ingresso no trabalho formal, uma preocupação permanente da entidade. Certamente essa parceria chegou para ficar.

O presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera, enfatizou que a Câmara Temática da Indústria tem sido essencial neste momento, para unir forças, com vistas ao crescimento da região; ação que se conecta muito com a iniciativa deste programa. “Acreditamos que sem qualificação a população não terá boas oportunidades de trabalho e o desenvolvimento ficará igualmente comprometido”, afirma. “Essa engrenagem precisa funcionar em sintonia, para que os resultados sejam satisfatórios e movimentem a economia”, destacou Galera.  A entidade está disponibilizando almoço, para todos os seus indicados.

Ao encerrar a solenidade, antecedendo a assinatura do respectivo convênio, o prefeito Ary Vanazzi, apresentou os investimentos que têm sido realizados no município, consolidando a importância deste momento para a cidade. “Precisamos atuar com sinergia, mediando com responsabilidade as demandas que surgem, visando sempre o crescimento da indústria, que impulsiona o desenvolvimento da região e oportuniza novas frentes de trabalho.

Estiveram prestigiando a solenidade, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o secretário-geral de governo, Nelson Spolaor; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (SINDIMETAL RS), Sergio Galera; juntamente com o diretor Executivo, Valmir Pizzutti, e o assessor Cláudio Garcez; o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM Vales), Rodrigo Weissheimer; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo, Valmir Iodi; o secretário de Assistência Social, Fábio Bernardo da Silva; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel; e o conselheiro do conselho consultivo do SESI/ SENAI, de Sapucaia do Sul,  empresário Leonardo Pedroso; o coordenador da Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo, Nelson Luiz da Silva; e do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo, Genilso Vargas, além das equipes técnicas das respectivas entidades.

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS