Schuck, 50 anos de experiência e inovação

Uma família empreendedora, atenta ao mercado, deu inicio, em 1962, a história da empresa Schuck. Com sede em São Leopoldo, o sócio fundador, Olívio Rodrigues gerenciou, durante aproximadamente três décadas, a Indústria de Matrizes para Borracha Schuch Ltda., ligada ao setor metalmecânico.

Casado com Erena Schuck Rodrigues há 56 anos, Olívio contagiou com o seu espírito empreendedor o filho Celso Luiz Rodrigues, que com dedicação e determinação iniciou, na década de 90, o processo de mudança da empresa. O foco passou a ser o setor automobilístico, e a razão social foi então alterada para Indústria de Autopeças Schuck Ltda. Visionário, como define a esposa Milena, “Celso também desenvolve máquinas, encontrando na vocação soluções práticas para gerenciar o dia a dia”. Atuando na área administrativa, Milena Rodrigues destaca o atendimento personalizado, com agilidade e uma comunicação direta com a direção, como diferenciais importantes da empresa.

Segundo Celso, “tão importante quanto o CNPJ é o DNA da empresa, que está diretamente vinculado às pessoas que a dirige. Conhecemos a equipe, com as suas virtudes e problemas, somos parceiros” enfatiza. “Aqui todos têm nome e sobrenome. Valorizamos o grupo e também fidelizamos a relação com os clientes, sendo que alguns estão conosco desde o início da implantação do segmento de autopeças”, comemora com orgulho.

Atuando na reposição de autopeças, há aproximadamente 18 anos, a marca Schuck é reconhecida e respeitada pelo mercado consumidor, como produtora exclusiva, em nível nacional, de Filtros de Combustível em Aço Inoxidável, além de possuir uma vasta linha de produtos automotivos. “Estabelecemos sistemas para garantir um gerenciamento adequado das atividades durante o desenvolvimento do conceito, até a produção”, afirma Celso.

Pensando no futuro

“Oferecer produtos de alta tecnologia, de forma inovadora com competitividade e lucratividade para sustentar seu crescimento, atendendo as expectativas dos acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade”, esta é a missão da Schuck, que está sendo levada a sério. Neste mês, por exemplo, foi lançado o filtro de óleo lubrificante, que possui uma tecnologia desenvolvida especialmente para contribuir com o meio ambiente. “Diferente do filtro de óleo convencional, que é fabricado em metal, o filtro de óleo ecológico é produzido em papel e pode ser facilmente descartado, além de contribuir para a redução de resíduos metálicos”, enfatiza.

Vice-presidente da atual diretoria do SINDIMETAL, Celso Rodrigues define o sindicato como uma entidade democrática, onde pequenas e grandes empresas convivem, têm “voz” e são atendidas em suas demandas. “O SINDIMETAL é um facilitador, não resolve todos os problemas, mas muitas vezes aponta caminhos, sugere, viabiliza inclusive participações”, define. “É um local onde se discute ideias e não pessoas”, afirma Celso.

A empresa conta com o trabalho dedicado do sócio fundador e ao mesmo tempo está preparando a terceira geração de empresários. O neto Luiz Augusto, embora jovem, já está envolvido com a gestão empresarial e promete ser o braço direito do orgulhoso pai. “A receita para termos chegado até aqui tem sido a dedicação e o amor ao que estamos fazendo”, destaca Celso. “Precisamos também ter muita flexibilidade, confiança e inovar sempre, não somente em métodos e processos, mas no dia a dia da empresa”, garante o empresário, que tem contado com o apoio e o talento da família, somados a uma equipe afinada, que deseja seguir projetando e ganhando novos espaços.

A Schuck atende a demanda de todo o Brasil, com forte atuação no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. “Não pensamos em crescer demais, mas desejamos um lugar confortável no mercado, garantindo a nossa fatia, pela agilidade, competência, atendendo com personalidade e conhecimento, buscando sempre as soluções mais viáveis para o cliente, que confia na nossa marca”, justifica Celso.

Merecidos cumprimentos à direção e a toda equipe pela conquista destes 50 anos de experiência e modernidade, características marcantes que tornam a metalúrgica Schuck única.

Fonte: Schuck
Espaço SINDIMETAL 36

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!