Sanlarte registra 20 anos de história

Especializada em serviços de usinagem e estamparia de peças de pequeno porte, a Sanlarte também executa a montagem de peças especiais para o setor metalmecânico, estando certificada na ISO 9001:2008 pela Bureau Veritas. Atende os segmentos automotivo, agrícola, pneumática e de borrachas técnicas.

Com sede em São Leopoldo, foi fundada no dia 20 de outubro de 1997, tendo como sócios Alexandre Santos e Sandra Gross. O sonho de constituir a própria empresa teve início enquanto Alexandre ainda trabalhava na Freios Controil, local onde atuou por 20 anos e adquiriu experiência, mantendo até hoje uma relação de confiança e parceria. “A Controil é um parceiro estratégico, com quem mantemos uma relação, que já soma mais de 30 anos”, enfatiza.

No início, a Sanlarte tinha como sede a garagem da residência do seu sócio. Ambos se desdobravam para atender e prospectar clientes. Com o passar dos anos, a formatação inicial mudou. Em 2002, houve a alteração de endereço, passando a Sanlarte a ocupar um espaço maior, onde está até hoje.

Surgiu então a oportunidade de terceirizar para a Controil. “Logo me candidatei para ser fornecedor, pois já havia ocupado várias funções na empresa e adquirido bons conhecimentos”, relembra. A oportunidade então foi abraçada pelo empreendedor que, em 2005, passou a produzir em maior escala. Tendo como cliente um parceiro estratégico como esse, não demorou muito para ganhar a confiança de outras empresa.

Melhoria contínua

Embora já tenha comercializado para Minas Gerais, o foco principal para desenvolver os seus produtos e serviços é a região. “Estou satisfeito com o trabalho que realizo, juntamente com os meus colaboradores, mas no futuro, quem sabe, tenho o desejo de produzir arruelas especiais”, destaca Alexandre.

“A equipe é enxuta e temos baixa rotatividade. Mantemos os compromissos sempre em dia, a saúde da empresa está bem alinhada, permitindo que seja dado um passo de cada vez, não atropelando os prazos e nem tão pouco desorganizando a gestão”, afirma. Possui uma boa relação com os diferentes públicos e trabalha delegando autonomia para os colaboradores. “Se precisar parar uma máquina, para corrigir um processo, o funcionário tem autonomia para realizar esse procedimento”, enfatiza.

Casados há 25 anos, Alexandre e a sócia Sandra cumprem uma rotina juntos na empresa, através do convívio profissional e, igualmente, na vida pessoal. “Dividimos tarefas e lidamos bem com tudo isso no nosso dia a dia”, destaca Sandra. Uma receita, que vem sendo seguida pelos dois, é manter a seriedade no trabalho. “Sempre comento que o atraso do cliente não pode ser a nossa urgência. Para manter a qualidade precisamos também estar comprometidos com os prazos. Conhecemos os nossos limites e os nossos pontos fortes, que no caso são prazo de entrega e localização da empresa, além é claro do conhecimento técnico,” define Alexandre. “Trabalhamos focados na melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade. Os valores que norteiam o trabalho são traduzidos pelo desejo de estar entre os principais fornecedores de produtos usinados e estampados, gerando valores para os clientes, acionistas e colaboradores”.

Os próximos passos já estão sendo pensados. ”Além de divulgar mais e melhor os nossos resultados para os colaboradores, precisamos ajustar a prioridade dos investimentos. Como e até onde desejamos crescer são perguntas que sempre estamos nos fazendo e que ainda não temos as respostas”, relata. No momento o plano é atender a todos os clientes dentro dos prazos estipulados.

Que as metas sejam atingidas e que, os próximos anos, que certamente virão para a Sanlarte, cheguem repletos de realizações e conquistas. Parabéns pelos 20 anos de empresa!

Fonte: Sanlarte
Espaço SINDIMETAL 66

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!