Procedimentos Empresariais (Covid-19)

O ano de 2020, em seu primeiro bimestre, estava projetando-se como promissor, principalmente pela política econômica LIBERAL, implantada no Brasil pela primeira vez na história.

Tudo levava a crer que as empresas superariam seus desafios, inclusive aqueles causados pelo Poder Legislativo e pelo Poder Judiciário, inconformados com a perda de favores, regalias, dentre outros.

Então, eis, porém que surge o Coronavírus, o chamado “vírus-chinês”.

A consequência imediata foi a atribuição de poderes autocráticos a governadores e prefeitos, com o objetivo de amenizar os efeitos da pandemia. Assistimos o surgimento de procedimentos absurdos, e consequentemente a atividade econômica sendo posta à margem no dia a dia.

Agora precisamos pensar em como salvar nossas empresas, como recomeçar e qual será o cenário em nossas empresas daqui para frente

As sugestões emergenciais que a Colombo Consultoria sugere são as seguintes:

  • Elaboração de uma previsão de vendas para os próximos meses, preferencialmente 12 meses ou, pelo menos, até dezembro de 2020.
  • Determinação da margem de lucro operacional desejada. Esta margem de lucro é a registrada antes das Despesas Financeiras e do I.R. + C.S.S.L.
  • Racionalização dos custos e das despesas, para atender o preço do mercado e a margem desejada.
  • Com base nestas previsões, elaborar uma Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), planejada e mensal.
  • No fechamento do mês, comparar o planejamento previsto com o planejamento realizado, para verificar os desvios em relação ao planejamento previsto e a adoção de medidas de curto prazo absolutamente necessárias nesse momento.

A sugestão apresentada pode parecer simples, porém já presenciamos vários projetos desta natureza, sempre coroados de êxito.

Em outras palavras, estamos propondo uma REESTRUTURAÇÃO das empresas, baseados numa filosofia japonesa: A FORÇA DE TRABALHO É DETERMINADA PELO MERCADO.

Adelino Colombo
Sócio-Consultor da Colombo Consultoria Empresarial, Assessoria do SINDIMETAL RS, na área de Controladoria e Contabilidade.
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 81

Compartilhe nas redes sociais!