Prevenir é (muito) melhor do que remediar

Os avanços tecnológicos, as novas formas de relações laborais e as suas consequências resultantes das recentes alterações da legislação trabalhista brasileira, revelaram a necessidade de adequação dos empregadores e seus gestores de Recursos Humanos, visando, em especial, atender à tais alterações. 

Ademais, o cenário da Indústria 4.0 é plenamente presente (Quarta Revolução Industrial, TI e Inteligência Artificial) e por força da utilização de ferramentas virtuais de informações que o Estado impõe (por exemplo, a implementação do e-Social), remete o empresário à necessidade dos serviços da advocacia trabalhista/previdenciária com caráter muito mais consultivo e preventivo, que o auxilie no momento de traçar suas estratégias que têm a ver com as relações de trabalho, visando a redução de eventuais riscos de demandas judiciais e contingenciando os custos com esse tipo de ações.

Melhor do que remediar passivos estabelecidos pela instabilidade da relação entre empregados e empregadores, através de defesas trabalhistas ou acordos judiciais (quando se mostram viáveis à empresa), tem-se mostrado mais vantajoso (inclusive do ponto de vista econômico e social) um posicionamento preventivo técnico (não mais costumeiro), fundamentado no manejo de regras comerciais, adoção de política de respeito às normas legais e decisões já consagradas pelos Tribunais.

Compreendido que as ações preventivas e consultivas merecem um papel de destaque e que devem ser avaliadas com intenso foco pelo empresário, um questionamento vem à tona: diante dos quadros de instabilidade e de recessão econômica que atravessa o País, qual a mais valia que a nova advocacia patronal pode assegurar e oferecer? Justamente, foco e especialização na atuação consultiva e preventiva.

O SINDIMETAL RS mantém há anos o serviço de assessoria jurídica preventiva e consultiva aos seus associados e filiados em situação regular. Esta atuação é uma ferramenta estratégica aplicável a empregadores de todos os portes, pois age na origem das relações de trabalho e, nos tempos atuais, traduz-se em identificação e resolução de passivos, dando segurança e previsibilidade à operação.

Convidamos a todos os empresários associados e filiados para que utilizem do sistema consultivo trabalhista do SINDIMETAL RS, que encontrarão uma prestação de serviços assertiva e orientada a fim de identificar, elidir e prevenir seus passivos trabalhistas.

Eduardo Gomes Gaelzer – OAB/RS 58.660
Advogado integrante da equipe de profissionais do escritório Garcez Advogados Associados – Assessoria Jurídica do SINDIMETAL, nas áreas Trabalhista, Ambiental e de Representação Comercial.
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 76

Compartilhe nas redes sociais!