Metalúrgica Nunes, Sucesso e Reconhecimento

Atento ao mercado e empreendedor por natureza, Renato Nunes, diretor da Metalúrgica Nunes Ltda. iniciou a história da empresa, que comemora 25 anos de sucesso, em São Leopoldo.

Em 1985, deu o primeiro passo em direção ao sonho de administrar o seu próprio empreendimento. “Um amigo cedeu uma máquina para trabalhar nos finais de semana. O primeiro desafio foi optar entre a estabilidade e o novo”, comenta o empresário. “No começo trabalhava com mais duas pessoas e duas máquinas. Em um ano, já estava com 15 funcionários, possuía oito máquinas e trabalhava num prédio próprio, com 520m². As experiências obtidas no primeiro emprego, em 1963, na empresa Rossi, seguida da Metalúrgica Alpani, onde atuou como gerente de produção e na Metalúrgica Rodrigues, também como sócio, contribuíram para acumular conhecimento e fortalecer uma rede de contatos profissionais, que não parou mais de crescer. Rápido e criativo, sempre dominou a área de usinagem com aproveitamento máximo do equipamento. Em três anos e meio, contando então com 35 funcionários, a Metalúrgica Nunes já estava consolidada no mercado.

“Além do momento propício, sempre tive coragem para investir; acompanhei a evolução do segmento e cultivei amizades”, comenta Nunes. “Tenho clientes fiéis, que me acompanham desde 1970, como a Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda. e a Springer Carrier”, exemplifica orgulhoso.

Buscando a excelência e a competitividade, a empresa fornece peças e serviços para indústrias de elevada tecnologia, no mercado nacional e internacional, tendo seus produtos presentes nos segmentos automotivos, agrícola, eletrodoméstico, eletrônico, refrigeração industrial, calçadista, moveleiro, equipamento cirúrgico, ferramenta rotativa, entre outros, além de fornecer peças usinadas com tratamento térmico e superficial e a montagem de subconjuntos. Valorizando a qualidade dos produtos, que somam cerca de 1000 peças diferentes, a Metalúrgica Nunes investe em tecnologia, recursos humanos e melhoria contínua dos serviços oferecidos. As certificações ISSO 9002:1994, pelo BVQI, em 1999; QS 9000 pela DNV, em 2002 e a ISSO/ TS 16949: 2002, pela DQS, em 2005, comprovam o padrão internacional.

Planos & Projetos

Contando com o apoio e o profissionalismo da filha Renata Nunes, a Metalúrgica cresceu em capacidade de atendimento, em qualidade, em gestão e também em número de colaboradores, que atualmente contabiliza 80. “Estamos projetando para 2010 a construção de um pavilhão, com 600m², para a colocação de novos equipamentos. Assim, ampliaremos o atendimento e a demanda de trabalho, gerando um aumento no volume de vendas estimado em 30%”, projeta o empresário.

Vice-presidente do Sindimetal, Renato Nunes acredita que alguns fatores são fundamentais para atuar no mercado de trabalho. “A receita é ter coragem; não ter medo de arriscar, com sabedoria; ter conhecimento; ser dedicado; trabalhar com entusiasmo e simplicidade; estar em busca da melhoria contínua, inovando sempre. Na realidade, acredito que sobreviverão os mais rápidos e capazes, nem sempre os maiores”, salienta.

Com uma visão social ampliada, desde o início da carreira, seu sonho era construir uma creche. O destino colocou então no seu caminho a possibilidade de auxiliar as crianças e jovens da Casa Aberta. “Sou colaborador voluntário desde a fundação e há seis anos tenho o orgulho de presidir uma instituição séria, que trabalha com emoção pelos menos afortunados. Na Casa Aberta sempre recebo mais do que ofereço”, conclui emocionado.

Que a Metalúrgica Nunes siga colhendo sucesso e reconhecimento!

Fonte: Metalúrgica Nunes
Espaço SINDIMETAL 21

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!