Ifla, valorizando as raízes

A história da Indústria de Ferramentas Ifla Ltda., em São Leopoldo, nasceu há 35 anos, no dia 1º de setembro de 1976, graças as mãos e ao talento do seu fundador Gregor Lange. Tendo como primeira sede a própria garagem da residência, a empresa cresceu e consolidou a sua marca, fidelizando a parceria com clientes.

Gregor, que trazia a lembrança de uma Alemanha em guerra, logo que chegou a São Paulo encontrou na esposa Cacilda, a força para arregaçar as mangas e trabalhar. Chegando ao município de São Leopoldo a convite  iniciou a carreira nas empresas Drebo, atualmente Gedore, e na Alumínio Econômico. À noite e nos finais de semana, “nosso pai, que era engenheiro Mecânico, trabalhava em casa, projetando e construindo peças”. O mercado foi impulsionando o empreendedor, que optou por fundar a sua própria empresa. Surgia assim a Ifla, contam emocionados os filhos e atuais diretores da empresa, João Henrique, responsável pela produção; Christine, atuante no setor Comercial; e Adriana Lange, na coordenação do Administrativo e Financeiro.

Seguindo os passos do pai, os três irmãos reconhecem a paixão que o fundador sempre teve pelo trabalho. “Ele foi um lutador, enfrentando dificuldades, sem desanimar e nos deixou este legado. Gostava de ficar junto aos funcionários, trabalhando diretamente nas máquinas. “Sempre pensando nos funcionários, logo que iniciou a construção da sede, onde até hoje está localizada a empresa, pensou primeiro na produção, alertando que deveria ser um local iluminado e amplo para que os funcionários se sentissem bem”, comenta Adriana. “O tempo fortaleceu os laços, pois temos pouca rotatividade. Contamos com 15 colaboradores e todos vestem a camiseta da empresa, literalmente”, justifica João.

A Ifla fabrica pontas do tipo Allen, Fenda, Philips, adaptadores, suporte para pontas, soquetes e acessórios para as mais variadas marcas de parafusadeiras nacionais e estrangeiras. Os produtos são de aço, com alta resistência e durabilidade. O uso das ponteiras Ifla aplica-se na linha de montagem industrial de móveis, de aparelhos eletrônicos e elétricos, automobilístico, aeronáutico, ferroviário, entre outros. Além do tamanho standard, a empresa fabrica peças especiais sob consulta.

“Hoje temos uma marca conhecida no mercado e sabemos que o SINDIMETAL contribui muito, abrindo portas, juntamente com o SEBRAE, através das oportunidades de participação em feiras e missões empresariais, bem como no contato com os grupos setoriais Valemetalsinos e MetalValley”, avaliam os diretores.

A receita de sucesso para João Lange é “chegar cedo à empresa; trabalhar, atendendo bem, com qualidade e pontualidade; estar sempre comprometido com a busca de novos produtos e serviços, alinhado as novas tecnologias e ao mercado cada vez mais exigente e competitivo”. Inclusive, pensando nos próximos desafios empresariais, durante a feira Mercopar, em Caxias do Sul, foi lançado um soquete grande, com 17 kg, criado especificamente para a indústria petrolífera e de mineração. “Não podemos parar no tempo”, enfatiza João. “Estas áreas estão em ascensão e com a produção desta peça temos possibilidades de expandir para o exterior”, afirma o diretor.

É com este espírito empreendedor e com uma base firme, que a Ifla chega aos 35 anos recebendo cumprimentos e conquistando novos clientes. “Crescemos acompanhando todos os passos para a consolidação da Ifla e vamos continuar honrando as nossas raízes, com muito orgulho. Temos muita caminhada pela frente”, concluem os irmãos Lange. E o tempo tem comprovado isto!

Fonte: Ferramentas Ifla
Espaço SINDIMETAL 30

Somente empresas associadas têm a oportunidade de aparecer na coluna Mercado do Espaço SINDIMETAL. ASSOCIE-SE!