Grupos Estratégicos estimulam a participação das associadas

O momento de transformação, que vem resultando em mudanças no SINDIMETAL RS, segue apresentando novidades e boas iniciativas.

“Com o objetivo de desenvolver soluções, para sermos cada vez mais assertivos na promoção de ações, que gerem valor para as associadas, estamos lançando os Grupos Estratégicos”, registrou o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sérgio Galera, por ocasião do evento de apresentação, no dia 25 de abril.  Os mesmos são oriundos de uma demanda de mudança, das próprias empresas integrantes, dos então Comitês e Grupos existentes, que por algum tempo estiveram mobilizando sua participação. “Como é preciso se reinventar, para alcançar novos e eficazes resultados, acreditamos que essa iniciativa, planejada a partir de pesquisas aplicadas pela entidade, irá fomentar o pensamento conjunto entre as empresas, estimulando a motivação e a criatividade”, destaca Galera.

GRUPO ESTRATÉGICOS –  O diretor Executivo, Valmir Pizzutti fez a apresentação de cada grupo, detalhando as respectivas mudanças propostas, que contemplam, a partir de diversos olhares, a cooperação e o trabalho em rede. “A ideia é o pensamento conjunto, viabilizando e fomentando o desenvolvimento das associadas”, salientou Pizzutti. Na ocasião, os participantes foram sensibilizados a conhecer a proposta, que visa trabalhar com demandas preestabelecidas, incluindo critérios e prazos determinados, sempre com início, meio e fim.

Atração da mão de obra jovem para a indústria – Como atrair talentos, que farão diferença para o futuro das empresas? Essa questão, que já vem sendo trabalhada pela entidade, objetiva motivar os empresários a pensar ações de atração de mão de obra, incluindo iniciativas conjuntas com as escolas. Também visa ampliar as ações, realizadas até o momento junto à Escola Frederico Guilherme Schmidt.

Mercado – Busca analisar como melhorar as ações tradicionais, incluindo exposições em feiras, missões e encontros de negócios.

Produtividade – Objetiva desmistificar a Indústria 4.0 e repensar atividades que existiam até o ano passado, como Meeting e Fórum Lean, Programa SPE e Agente de Transformação Lean, bem como analisar o resultado do mapa da empatia, aplicado no Fórum Lean 2018, ajustando novas ações, com base nesta análise.

Valemetalsinos – O grupo já existente, que permaneceu em vista do networking construído, é formado por empresários criativos de pequenas e médias empresas, em busca de soluções para as indústrias. Os seus membros poderão se dividir entre os novos grupos.

FORMA DE ATUAÇÃO – Segundo esclarecimentos do diretor Pizzutti, cada grupo deve ter pelo menos um representante da diretoria, no mínimo cinco e no máximo 20 participantes. “A pauta deve estar alinhada com o planejamento estratégico da entidade, sendo que a periodicidade das reuniões será definida de acordo com a urgência de solução do problema em questão, não havendo controle de frequência”, enfatiza. “Tão logo a solução seja entregue e validada pela diretoria o grupo se desfaz e a equipe executiva da entidade passa a operacionalizar as ações demandadas”, salienta.

Na ocasião falou-se ainda, na criação de Grupos de Recursos Humanos, que objetivam a troca de experiências entre empresas associadas e filiadas, além de interface com a assessoria jurídica trabalhista e levantamento de demandas. O foco de atuação principal é com as pequenas e médias empresas.

Na opinião do vice-presidente do SINDIMETAL RS, Volker Lübke, diretor da Gedore, “o intercâmbio de informações contribuirá para gerar mais produtividade”, lembrando que depende de cada um utilizar a entidade em benefício da sua empresa, participando das ações e trazendo demandas para o sindicato seguir atuando em benefício das associadas. O também vice-presidente, Valdir Luiz Huning, diretor da Sebras, é favorável à criação dos Grupos Estratégicos, pois desta forma agregamos novas lideranças para somar em prol do desenvolvimento das empresas, bem como para o fortalecimento da entidade.

Giuliano Hoffmann, diretor da Spheric, também aprovou a iniciativa. “A partir deste formato, usaremos a pluralidade de conhecimentos, para crescermos com mais velocidade, otimizando alguns recursos e buscando sempre melhores resultados”. O diretor Juliano Ilha, da Artestampo, enfatizou que já era o momento de “abrirmos uma janela maior, para entregar às empresas algo mais amplo, ligado a gestão do negócio”, afirma. “Percebo com bons olhos esta ação proposta pela entidade”, conclui.

Interessados em mais informações poderão entrar em contato pelo fone (51) 3590-7708 ou através do e-mail desenvolvimento2@sindimetalrs.org.br.

Neusa Medeiros
Jornalista – Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINDIMETAL RS
Edição 3 – Comunicação Empresarial Ltda.