Encontro On The Road, em Sapiranga, fomenta negócios na região

O SINDIMETAL RS esteve presente em Sapiranga, trazendo pela primeira vez ao município um Encontro de Negócios, com a expectativa de gerar oportunidades e novos contatos para os gestores das empresas compradoras e vendedoras. O destaque foi enfatizado pelo diretor Executivo, Valmir Pizzutti, ao saudar os presentes, no dia 22 de agosto, onde salientou a importância da entidade estar presente efetivamente junto à sua base territorial. A atividade teve lugar no CAT SESI, no turno da tarde, e contou com a parceria do SEBRAE RS.

Antecedendo este evento, aconteceu no local a reunião de diretoria do SINDIMETAL RS, que contou com a participação de convidados especiais e empresários da região. A reunião-almoço foi dirigida pelo vice-presidente, Volker Lübke.

O 17º Encontro de Negócios On The Road reuniu diversas empresas vendedoras e as seguintes compradoras: Box Print, Box Print Microondulados e New Print; BR Milk, Kondak, Infasul, Inpel, Metalsinos, Sulpol, Unique, Werk-Schott e Zero Hora.

A tradicional atividade busca promover o encontro entre pequenas e grandes empresas, para contatos e efetivação de negócios, através de reuniões focadas na cadeia metalmecânica e eletroeletrônica. O sucesso deste formato é reconhecido pelos participantes, que apenas num turno apresentam produtos e serviços para um número variado de empresas, gerando probabilidades de negócios a curto e médio prazos.

MESAS DE NEGOCIAÇÃO – A atividade é dinâmica e tem contribuído para a aproximação das empresas com interesses comuns, bem como a otimização do tempo dos participantes. O formato é de Arena, que consiste em reuniões com apresentação de empresas entre si, de forma simultânea. O modelo permite que os participantes divulguem os seus produtos e serviços e interajam de forma mais assertiva.

Apenas um representante de cada empresa inscrita circula na arena no período do evento. As apresentações têm duração de aproximadamente 15 minutos e cada empresa possui em torno de 1 minuto e 10 segundos para realizar a sua exposição.  Os tempos são medidos por relógio e alertados por comandos sonoros.

DEPOIMENTOS – A associada Inpel, que esteve representada por Lucas Azevedo Vieira Marques, do setor de Compras de Indiretos, participou pela terceira vez desta iniciativa como compradora. “É muito interessante, pois temos a possibilidade de ampliar os contatos na região, além de sermos conhecidos por outras empresas do segmento”, afirma. “Os contatos aumentam significativamente e assim temos a chance de finalizar alguma compra ou mesmo alinhar novos contatos, que poderão ser efetivados”.

Milton Müller, gerente Comercial na Tecnomess, esteve no evento como vendedor. “Este formato é muito dinâmico e as apresentações são objetivas, além de mais abrangentes, do que no formato tradicional, pois o alcance é maior tanto para vendedores quanto para compradores”, enfatiza. Como as apresentações são rápidas e mais precisas a rede de contatos é ampliada com mais velocidade, assegura. “No momento atual o mercado segue parado, mas devemos buscar a melhoria e novas oportunidades de conhecer fornecedores em potencial, efetivar vendas ou mesmo agendar visitas, onde novas portas possam se abrir para a empresa”. Milton também elogiou o trabalho do SINDIMETAL RS e do SEBRAE, entidades envolvidas nesta atividade, que estão sempre atentas ao mercado e buscam alternativas para o crescimento do setor.

A compradora Metalsinos, representada por Fabiano Alves de Freitas, do setor de Compras, participou pela primeira vez do evento neste formato. “Foi muito bom. Aprovei 100% o dinamismo. A interação é evidente, pois todos têm oportunidade de apresentar a sua empresa”, destaca. Além disto, enfatizou a diversificação de empresas e serviços, o que tornou o evento ainda mais atraente. “Acredito que 40% das empresas apresentadas têm possibilidade de novos contatos e quem sabe efetivar parcerias. Mesmo no geral algumas não sendo diretamente do setor, achei interessante conhecê-las mais de perto, pois amplia o leque de oportunidades. Boa iniciativa, com certeza!”, enfatizou.

Diônata Santos da Veiga, representou a compradora Infasul, pela primeira vez, neste evento. “Este formato é muito válido, pois novas empresas foram apresentadas com possibilidade de efetivarmos negócios”, afirma. “Numa tarde seria impossível agendarmos com tantas empresas e com esta dinâmica foi possível otimizarmos o tempo e conhecermos possíveis fornecedores”.

Leonardo Borges Borba, do setor de Vendas da Pramel, participou também pela primeira vez do Encontro de Negócios. “Como empresa vendedora foi desafiador, pois no dia a dia encontramos entraves para efetivar várias agendas num mesmo dia, ainda mais com possibilidade de futuras parcerias”, destaca. “Também foi importante reencontrar antigos clientes, que deram retorno positivo do nosso trabalho, durante as apresentações. Certamente desejo participar de novas edições”.

Para o diretor da Sanlarte, Alexandre Santos, a experiência, a cada edição, é sempre muito positiva. “Temos oportunidade de conhecer empresas, que ainda não havíamos contatado, reencontrar outras, que já tivemos relações comerciais, além da possibilidade de efetivarmos negócios. E o mais interessante é que isto independe de ser vendedor ou comprador. As oportunidades de evoluir para uma contratação são muitas, sem falar da otimização do tempo, focado em resultados. Sempre afirmo: se queres ser reconhecido pelo mercado, vá para o mercado”.

Diante do propósito de aproximar-se das empresas de outras regiões, a entidade promoveu a 16ª edição do Encontro On The Road, em Montenegro, no dia 27 de junho, no CAT do SESI, da respectiva cidade. A cobertura completa pode ser conferida no informativo Espaço SINDIMETAL 77.

Crédito das fotos: Divulgação SINDIMETAL RS e Rafael Cavalli