Encerramento do segundo curso do programa de qualificação profissional organizado pelo SINDIMETAL

Na sexta-feira, 26 de agosto, ocorreu no SENAI Eletromecânica, de Sapucaia do Sul, o encerramento do segundo curso do Programa de Qualificação Profissional. A iniciativa é uma parceria com o SENAI e a Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul e possibilitou a qualificação de treze pessoas, no curso de Ajustador Mecânico, as quais receberam seus certificados. O primeiro curso, de Torneiro CNC, ocorreu em São Leopoldo, em parceria com a Prefeitura Municipal.

O respectivo programa visa disponibilizar diversos cursos gratuitos para pessoas desempregadas, com o objetivo de oportunizar novos conhecimentos em diferentes áreas de atuação, contribuindo para a inclusão no mercado de trabalho.

O diretor Executivo Valmir Pizzutti, do SINDIMETAL RS, salientou que para qualificar mão de obra para a indústria, os sindicatos foram desafiados a se movimentar, buscar soluções. “Existem muitos desempregados e as indústrias estão precisando de mão de obra qualificada. Estamos então fazendo esse link, com quem está precisando trabalhar e muitas vezes não tem qualificação, com a necessidade da indústria, que precisa de pessoal qualificado”, ponderou. A FIERGS disponibilizou 1500 vagas gratuitas, mas se todas forem utilizadas e houver mais demandas, mais vagas serão solicitadas, conforme Pizzutti, que parabenizou o esforço dos formandos. Agradeceu aos representantes das empresas que estiveram presentes, para entrevistar os alunos. “Esperamos que consigam encontrar os profissionais que necessitam”.

Para o empresário Udo Wondracek, da Alu-Cek, e presidente do Conselho Consultivo do SESI e do SENAI de Sapucaia do Sul, “é de interesse da indústria que a escola SENAI tenha interação com a sociedade e este tipo de iniciativa é a prova disso. Para a maioria deve ter sido um grande desafio a realização desse curso e mesmo que não consigam um emprego de forma imediata, é importante esse momento, para que possam estar preparados, pois é uma aprendizagem de grande valor”.

Está em andamento o curso de Montador de Painéis Elétricos Industriais, que, entre os benefícios, além da respectiva qualificação, os participantes recebem vale transporte, disponibilizados pela prefeitura; e almoço, pelo SINDIMETAL. Em breve deve iniciar o curso de Torneiro CNC.

Prestigiaram  também o evento, o assessor Cláudio Garcez, do SINDIMETAL RS; a gerente de Operações, Fernanda Barboza dos Santos e o coordenador Jaison Zancan Flores, do SENAI Eletromecânica; o secretário de Trabalho, Cidadania e Economia Solidária, Cleber Rachel; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Magda Inacio dos Anjos;  a empresária Marli Wondracek, diretora da Alu-Cek; e os representantes da área de Recursos Humanos das empresas Gerdau, Inpel, Vencer e Grefortec.

Mais informações sobre o programa de qualificação contatar junto ao SINDIMETAL RS pelo telefone (51) 3590-7708 ou através do e-mail  desenvolvimento2@sindimetalrs.org.br.

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS