SEBRAS lança a primeira porta industrial do mundo baseada na internet das coisas (IoT)

A associada Sebras, de São Leopoldo, que atua há 17 anos com soluções em isolamentos industriais, está lançando uma inovação mundial na indústria: a Porta Rápida Inteligente 4.0. Esta solução inédita é baseada na tecnologia IoT (Internet das coisas), que consiste na conexão entre objetos físicos, do dia a dia, por intermédio de sensores, chips e softwares.

A Porta Rápida Inteligente 4.0 utiliza o Sistema SEBRAS de Comunicação 4.0, que interliga todos os dados variáveis da porta e do ambiente onde está instalada com a nuvem. O objetivo é permitir um acompanhamento em tempo real da performance de todas as portas instaladas. O único dispositivo que o profissional necessita para utilizar o sistema é de um smartphone ou computador e, com apenas alguns toques, pode acessar todas as funcionalidades.

Graças à inovação é possível verificar desde funcionalidades básicas, como se a porta está aberta ou fechada, como, também, questões mais avançadas: tensão da corrente, segurança, temperatura, umidade e força dos ventos, para portas externas, são alguns exemplos. Tudo fica registrado no sistema e é apresentado no aplicativo.

A Porta 4.0 também tem um forte caráter de prevenção de anomalias. Quando algo não funciona corretamente, o responsável pelas portas recebe uma notificação diretamente no celular, possibilitando antecipar problemas de maior dimensão.

Funcionalidades da Porta 4.0

Por meio de um aplicativo, o sistema recebe todas as informações operacionais que as Portas Rápidas Sebras conectadas geram. Dentre as funcionalidades disponíveis no lançamento estão:

● REAL TIME: o acompanhamento em tempo real do status de cada Porta Rápida Sebras.

● MONITORAMENTO: informações sobre sensores, dispositivos e acionamento da Porta e do ambiente. Com a Porta 4.0 é possível monitorar dois tipos de variáveis:

Variáveis da porta: botoeiras, sensores, se a porta parou no lugar certo,
fotocélula de segurança desalinhada, problema com motor e no freio da
porta, entre outros.

Variáveis de ambiente: diversos sensores monitoram as condições do ambiente para garantir o correto isolamento dos ambientes. Por exemplo, sensores de controle de temperatura e umidade para ambiente interno e externo em indústrias alimentícias podem, agora, ser monitorados diretamente no celular. Já portas de grandes dimensões, em ambientes externos, podem contar com o sensor que avalia questões como a direção dos ventos, podendo incorporar anemômetros de biruta para decidir se a porta deve ser fechada ou se o seu funcionamento deve ser interrompido, por exemplo.

● CENTRALIZAÇÃO: todas as informações operacionais de todas as Portas Rápidas Sebras implantadas na empresa são compiladas e organizadas em um Dashboard completo disponível na nuvem.

● RELATÓRIOS: por meio da parametrização disponível no aplicativo, é possível receber notificações personalizadas, além de relatórios diários sobre o funcionamento e desempenho de performance.

Uma preocupação importante da equipe técnica por trás do projeto são os clientes atuais. De forma a garantir o acesso à Porta 4.0, a Sebras desenvolveu um kit que pode ser incorporado em qualquer porta já fabricada e instalada. Assim, clientes que já utilizam as soluções da empresa podem também acelerar os seus processos tecnológicos, começando pelas portas de entrada das suas fábricas ou linhas de produção.

Centralizar os controles de isolamento industrial é uma das demandas da Indústria 4.0, e a novidade da Sebras contribui neste sentido. A Porta 4.0 permite que toda a gestão seja feita à distância com total precisão. “Em função da pandemia do Covid-19, as empresas estão buscando formas de garantir a entrega de qualidade com redução de custos e a redução do contato físico”, afirma Oscar Câmara, Engenheiro e fundador da empresa, que reside nos Estados Unidos e, de lá, concebeu o hardware e o software da Porta 4.0 com a equipe de engenheiros gaúchos. “Estou muito engajado com o uso de IoT na indústria aqui nos Estados Unidos e entendo que entre 3 e 5 anos essa temática, que já é uma realidade aqui, será também no Brasil. Estar na dianteira deste assunto nos permite não apenas inovar, mas também contribuir com os nossos clientes e parceiros para que o movimento 4.0 ganhe mais força no País”, finaliza o engenheiro.

Mais detalhes sobre o produto podem ser obtidos aqui.

Fonte: Sebras