Confraternização das Associadas em clima de alegria e descontração

O evento de Confraternização das Associadas do SINDIMETAL RS, que reuniu aproximadamente 140 pessoas, ocorreu no dia 13 de dezembro e contribuiu para aproximar ainda mais a entidade das lideranças do setor da região.

Na ocasião, diretoria, empresários e assessorias participaram, inicialmente, do descerramento da foto do ex-presidente Raul Heller, que somou muitos esforços, durante 15 anos, para o desenvolvimento da entidade. Com a inserção da sua foto, foi atualizada a Galeria dos Ex-Presidentes do SINDIMETAL RS, inaugurada em 2004, e que registra merecida homenagem aos empresários, que por aqui passaram e integram esta trajetória.

O presidente Sergio Galera, ao fazer uso da palavra, destacou o privilégio e o orgulho de ter participado, durante 12 anos, do convívio com o empresário Raul Heller, junto às respectivas diretorias. “Sou testemunha do seu esforço e dedicação pelo crescimento da entidade”, registra Galera.

Emocionado, o empresário Raul Heller procedeu ao descerramento da sua foto, juntamente com Galera, e fez uso da palavra. “Fico muito agradecido pela homenagem e reconheço todo apoio que recebi, pois sozinho não se chega a lugar algum”, destacou Heller. “Algumas pessoas iniciaram esta caminhada comigo, como o vice-presidente Volker Lübke e o advogado Cláudio Garcez, assessor jurídico do SINDIMETAL RS, que contribuíram para a implantação do Planejamento Estratégico, assim como a equipe operacional da entidade”, enfatiza. “Muito obrigado às diretorias, que me acompanharam durante estes 15 anos, bem como às empresas associadas e filiadas, que são a razão deste sindicato”.

MOMENTO CULTURAL – Na sequência, teve lugar, no auditório, o momento cultural, que ficou a cargo do Grupo Arte Gaúcha, sob a coordenação da Presto Produções e Promoções Artísticas.

Ao longo dos anos, além do evento de confraternização, esta noite festiva proporciona momentos de descontração e integração entre as associadas. Uma atividade, que aproxima diretoria, empresários, assessorias e convidados, num clima descontraído, fechando sempre o ano com ‘chave de ouro’.

Desde 2007, tem sido inserida uma apresentação cultural, que antecede o tradicional jantar das associadas. No decorrer deste período, diversos estilos musicais marcaram esta festa, com as seguintes atrações: Orquestra Sonarte; Orquestra SESI FUNDARTE; Tablado Andaluz – Noite Flamenca; Banda da Brigada Militar de Novo Hamburgo, com show de mágica e também, com cover de Elvis Presley; Grupo Argentino Tanguera – Tango; Orquestra Unisinos – clássicos do Cinema; Roda Viva e Buquezeiros –  MPB; Daniel Hunger e Banda; Orquestra Aurora; Rodrigo Soltton – pianista; Banda The Dogs e cantores Gingapraquê; e Grupo de Cordas SESI e SESI Show.

Neste ano, foi homenageado um estilo musical, que ainda não havia passado por este palco: a tradição musical gaúcha. O grupo Arte Gaúcha, de São Leopoldo, propõe uma releitura de clássicos da música gaúcha – tradicional/ folclórica e popular, integrando-se à linguagem da música erudita. Esta junção é possível, através de arranjos especialmente elaborados e interpretados por uma formação instrumental pouco comum na realização deste repertório: quarteto de cordas, voz & violão, acordeon e percussão.

A busca por novas formas de chegar às pessoas, através da música, passa pela leitura do que já foi interpretado, porém, possibilitando um novo “ouvir e sentir”. A ideia é oportunizar um encontro da música da nossa terra e também da melodia, que há séculos encanta os mais diversos públicos em todo o mundo.

Aplaudidos pelos presentes, os músicos contribuíram, com a sua apresentação, para valorizar as nossas tradições. “Nos orgulhamos muito de fazer cultura”, afirmou o coordenador Ailton Abreu, que juntamente com o seu talentoso grupo, recebeu muitos elogios pela bela apresentação. Parabéns, Grupo Arte Gaúcha!

CONFRATERNIZAÇÃO – O jantar de confraternização teve lugar, no Salão de Eventos da entidade, junto ao Centro das Indústrias. “O momento é de reconhecimento, pelos resultados obtidos, e de gratidão pela união de esforços, em 2019”, registra o presidente Galera. “O ano foi marcado por intensas atividades no SINDIMETAL RS. Iniciamos uma nova caminhada, juntamente com os demais diretores, empossados para a gestão 2019-2021.  Seguimos conduzindo o Planejamento Estratégico, dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado, com afinco e determinação”, assegura Galera, que também registrou a presença dos seguintes presidentes: Gilberto Brocco, do SINBORSUL, Herberto Henrique Fleck Junior, do SINDIVEST; e Marlos Schmidt, do SINMAQSINOS.

“Agradeço às indústrias, que são a razão do nosso trabalho; a diretoria, pelo comprometimento permanente; aos funcionários, pela dedicação; as assessorias sempre muito qualificadas; aos Grupos Estratégicos, que se reinventaram; e as famílias, que nos acompanham e apoiam nesta jornada”, enfatiza o presidente. “Acredito que a palavra esperança está retornando ao nosso dia a dia. Desejo que as empresas estejam preparadas para este momento, da desejada retomada da economia, pois o SINDIMETAL RS seguirá pronto para receber e apoiar todos vocês”.

O tradicional brinde de final de ano foi realizado pelo ex-presidente Raul Heller, a convite de Sergio Galera. Na ocasião, Heller convidou a todos para pensar sobre a importância da educação, pois esta é a única saída para o País. ”É um processo lento, mas estamos plantando uma semente, contribuindo para que mais pessoas saibam ‘pensar’ e deem valor para o conhecimento, pois o restante será consequência”, afirma Heller.

Ao final da noite, todos os convidados receberam o informativo Espaço SINDIMETAL 79. A cobertura completa da festa será publicada na próxima edição, que circulará na segunda quinzena de fevereiro.

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062