SINDIMETAL realiza balanço do ano de 2022 e implementa novas ações no Planejamento Estratégico para 2023

O SINDIMETAL RS segue avançando. Nesta jornada de 66 anos de existência, cada associado e filiado importa e representa a pujança dessa entidade voltada ao empreendedorismo.

Durante os anos de 2020 e 2021 coube o desafio de auxiliar as empresas a contornarem o período crítico da pandemia, atuando em demandas emergenciais e específicas.

Em 2022, a retomada de diferentes ações assinalou que o ritmo estava se ajustando e, com responsabilidade e determinação, a agenda de atividades foi evoluindo. Foram realizadas algumas atividades presenciais, como oito palestras, de forma presencial e on-line, abordando temas diversos, num total de 340 participantes.

A 18ª edição do Encontro de Negócios contou com 350 agendas realizadas com 21 empresas compradoras e mais de 100 vendedoras. A movimentação também incluiu a participação das associadas em duas importantes feiras para o setor metalmecânico: a Intermach, com 10 empresas expositoras; e a Mercopar, com sete; incluindo 26 empresas participantes de missões empresariais, sendo 12, na Intermach; e 14, junto à Mercopar.

Também houve a primeira participação da indústria na Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências (Motic São Leo Internacional), que contou como o apoio e a participação de empresas associadas, no estande da entidade.

Foi lançado, igualmente, o Programa Marketing Digital para Indústrias, que conta com a consultoria Aceleração Comercial, e está envolvendo 24 empresas, beneficiando distintos perfis e portes.

Por meio de parceria com o SENAI, diferentes capacitações, com descontos expressivos, contribuíram com a formação das equipes internas das empresas associadas. Houve também a mobilização de pessoas desempregadas, que tiveram acesso à qualificação, oportunizando um novo rumo profissional e desenvolvendo a necessária mão de obra para as indústrias. Um movimento necessário e elogiável, que totalizou mais de 2.500h de treinamento, entre o cronograma dos cursos para as associadas e o programa de qualificação gratuita para desempregados.

Foram realizadas mais de 30 reuniões de trabalho, referentes à Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo. Estão em andamento sete convênios; e oito assessorias seguem apoiando as empresas associadas e filiadas, contribuindo para reforçar a importância do associativismo e os benefícios diretos e indiretos deste vínculo sindical.

Segundo o presidente, empresário Sergio Galera, “foi um ano muito bom para o setor metalmecânico, pois a maioria das empresas filiadas ao SINDIMETAL RS obteve crescimento acima do esperado, apesar da pandemia e das dificuldades na cadeia de suprimentos decorrentes da alta dos insumos e da falta de mão de obra qualificada”.

PLANO DE AÇÃO

O Planejamento Estratégico da entidade tem sido um norte para as diferentes atividades e projetos. Recentemente foi revisado e atualizado o seu Plano de Ação, que contou também com subsídios de duas atividades ocorridas através da metodologia Café Mundo, do SEBRAE, com a participação de empresários e outros atores (clientes, fornecedores e parceiros).  Além das ações de rotina, que exigem tempo e qualificação permanente da equipe, novas ações estarão em desenvolvimento no decorrer do ano.

Os macros objetivos desdobram-se a partir dos pilares que envolvem representação, atuação, desenvolvimento e participação do empresariado,  com estratégias específicas e ações operacionais internas e externas.

Aprofundar conhecimento da base, qualificar os serviços prestados, modernizar constantemente os canais de relacionamento, fortalecer a representatividade, garantir a sustentabilidade do sindicato, além de potencializar as relações estratégicas e promover mecanismos para aumentar a competitividade das empresas estão no radar da entidade. Inovação, tecnologia, desenvolvimento, liderança, desafios e oportunidades permeiam as novas ações a serem executadas.

Para o presidente Galera, o principal objetivo a ser concretizado em 2023 “é manter a representatividade na defesa dos interesses da indústria”.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial