SINDIMETAL RS, empresas associadas e SEBRAE presentes na Intermach

Considerada a principal feira da mecânica do Brasil e um centro de disseminação de novas tecnologias e geração de negócios, a 13ª Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica (Intermach), realizada de 13 a 16 de setembro, em Joinville, Santa Catarina, foi um sucesso.

O SINDIMETAL RS, em parceria com o SEBRAE, esteve presente, acompanhando de perto a iniciativa, com um estande coletivo. O mesmo reuniu 10 empresas expositoras. São elas: Artestampo, CCV, EKS-Rag, Floki, Grefortec, Ifla, Pramel, Projelmec, Sebras e Transmaq.           

Para o presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera, a participação das empresas, neste espaço compartilhado, oportunizou relacionamentos comerciais e o desenvolvimento de negócios. “Estimulando o mercado industrial, as associadas contaram com visitantes em busca de novas tecnologias e de soluções inovadoras, ampliando o leque de possibilidades comerciais”, avalia Galera.

DEPOIMENTOS – A Intermach é a vitrine dos lançamentos e inovações para a indústria e tradicionalmente agrega muito valor às empresas participantes. Daniel Garske, da Eks-Rag Dispositivos e Peças Técnicas, relatou a surpresa com a visitação e o engajamento durante a feira. “Conseguimos três visitas de clientes de grande porte, sendo um no polo industrial de Manaus. A feira é um dos principais canais de venda e de prospecção comercial e a nossa primeira experiência em estande coletivo foi muito positiva. Estamos satisfeitos e otimistas”.

Para Rodrigo Peres, da Grefortec, “a Intermach se mostrou essencial na retomada comercial pós isolamento. Através da feira, conseguimos nos reaproximar de contatos que ficaram afastados nos últimos anos. Estamos restabelecendo laços comerciais e fortalecendo a nossa marca no mercado nacional”, registra com satisfação.

Segundo Carlos Reis, da CCV Industrial, “a primeira experiência na Intermach foi muito positiva, pois a feira demonstrou um grande potencial para gerar negócios e um bom volume de visitantes. Mesmo com percentual baixo de pessoas realmente interessadas em negócios, esse volume acaba revertendo em bons contatos”, destaca. “O modelo de estande coletivo é mais um ponto positivo, pois estimula a colaboração e parceria entre os expositores, fortalecendo ainda mais a entidade”. Registrou, também, um agradecimento especial à equipe do SINDIMETAL RS, “sempre atenta e disponível, com o suporte necessário para recebermos os futuros clientes”.

Para Christine Lang, da Ifla Ferramentas, “esta região de Santa Catarina tem um polo metalmecânico forte e o público da feira é focado. Tive muitos contatos promissores, com possibilidade de conhecer pessoalmente clientes que já atendemos, fidelizando ainda mais a parceria”, analisa. “O pós pandemia trouxe o pessoal sedento deste contato presencial. O apoio do SINDIMETAL e de todo o grupo foi imprescindível para a participação da empresa”.

Na opinião de Leonardo Borges de Borba, da Pramel, “a feira superou as expectativas no tocante à visitação e interesse do público em relação à empresa e aos produtos. Esperamos que os contatos realizados evoluam em direção aos bons negócios e que tragam uma forte parceria entre cliente e fornecedor, para que possamos caminhar juntos, rumo a um futuro próspero e sustentável”. Registrou, inclusive, que num dos dias, antes mesmo da feira abrir, uma empresa, que também estava expondo e procurava solução e inovação, o contatou e encontrou o que estava buscando.

Fernando Grahl, da Sebras, registrou a satisfação com a organização e a estrutura que o SINDIMETAL ofereceu para a SEBRAS expor seu produto, junto a esta importante feira de tecnologia do Sul do Brasil. “Percebemos o movimento muito intenso nos primeiros dias, que certamente irão gerar novos negócios para as empresas presentes”.

Segundo Gabriel Pedroso, da Transmaq, “a empresa escolheu a Intermach para fazer o lançamento da sua spin off, uma fabricante de máquinas de sorvete e açaí. Com um produto inovador na sua linha de produção, a +Gelato One é uma máquina que serve tanto açaí quanto sorvete, sendo a mais rápida, produtiva, lucrativa e confiável do mercado. A +Gelato produz máquinas de um, três e cinco bicos, com diversos tipos de configurações. A experiência na feira foi compensadora, com vários contatos promissores”, avalia.

Conforme Laura Baldissera, da Projelmec, “esta foi a primeira participação na Intermach e ficamos satisfeitos com a prospecção de novas parcerias, sentindo a demanda de mercado e fortalecendo a nossa marca na feira. Após esse longo período de pandemia, retomamos o contato presencial focados em apresentar o nosso melhor junto aos clientes. O estande coletivo foi uma ótima experiência, com todos os envolvidos, que estão de parabéns pela organização”.

Na opinião de Felipe Tomaszewski, da Artestampo, “a Intermach se mostrou uma grata surpresa para a empresa. É a nossa primeira participação em feiras e sem dúvida, está sendo uma experiência extremamente positiva. A organização da feira e o vasto público presente no evento são os pontos de maior destaque. Além disso, a atuação do SINDIMETAL no estande coletivo foi irretocável, nos proporcionando uma experiência excelente, que certamente voltaremos a repetir”.

Patrícia Kieling Hoffmann, da Floki, também destacou a primeira participação na Intermach. “Queríamos conhecer as demandas da região de Joinville e trouxemos a nossa solução de produtividade 4.0 com uso de smartwatch junto com sistema de inspeção robotizada de peças por imagem, do parceiro Projetec Automação”. Patrícia também destacou a visitação junto ao estande, com leads qualificados e também a equipe do SINDIMETAL, por proporcionar o estande coletivo, com todo o apoio necessário para que as empresas realizassem um bom trabalho.

MISSÃO EMPRESARIAL

O SINDIMETAL RS também promoveu uma missão empresarial com destino à feira, nos dias 15 e 16 de setembro, em parceria com o SEBRAE, que contou com 20 pessoas, integrantes das empresas: Artestampo, Bio Engenharia, BMA, Bombas Vanbro, CCV, Coester, Dover, Itecê, Metalúrgica Rio dos Sinos, Sanlarte, Sultrônica e Transmaq.

A missão, além da visitação na feira, incluiu uma visita técnica na empresa Hércules Motores Elétricos, localizada no município de Timbó, em Santa Catarina. A empresa, que atua no mercado desde 2005, é reconhecida pela qualidade em seus serviços e produtos, com destaque em tecnologia e novidades em motores elétricos.

Diego Huttner, coordenador na Itecê, agradeceu a atenção e a dedicação do grupo responsável pela organização da missão. “Foi muito interessante a visitação na fábrica de motores Hércules, onde fomos muito bem recebidos. Uma empresa fantástica com um processo muito bem estruturado, onde foi possível identificar um nível elevado de cultura Lean em todas as etapas de fabricação dos motores. Isso é muito interessante porque foi possível ver na prática o processo acontecendo. Com relação à Intermach, identificamos e conhecemos fornecedores de equipamentos para atender as demandas da empresa”.

Para a gerente de Suprimentos, da Coester Automação, Marilise Scherer, a experiência foi ótima. “É a primeira vez que participo de uma missão com visitação à feira, incluindo visita técnica. A Intermach estava bem diversificada e contou com a participação de muitas empresas, voltadas à inovação. A visita à fábrica de motores Hércules foi excelente, especialmente para nós que somos da indústria. Tivemos a oportunidade de conhecer as boas práticas utilizadas em uma grande empresa, de sucesso, além de trocar informações com os participantes da missão”.

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa
Reg. Profissional nº 5.062 | Edição 3 Comunicação Empresarial

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS

Compartilhe nas redes sociais!